Escolha uma Página

Se você gosta de resolver problemas, analisar dados e ajudar as empresas a crescer, então consultoria de gestão pode ser a carreira certa para você. Nessa função, você terá a oportunidade de trabalhar ao lado de executivos de várias organizações, tanto no setor público quanto no privado. 

Além disso, você receberá um bom salário e desenvolverá diversos relacionamentos profissionais. Então, como é exatamente o trabalho de um consultor de gestão? Que passos você pode dar para iniciar sua carreira? Para quem você vai trabalhar? 

Neste artigo, vamos falar mais sobre essa profissão. Primeiramente, vamos começar com uma visão geral do que esperar do trabalho de consultoria de gestão.

O que faz um consultor de gestão?

Como consultor de gestão, você será responsável por melhorar as operações e desenvolver estratégias para diferentes tipo de negócios. O objetivo é cortar custos e aumentar a produtividade e / ou lucros. 

Você planejará e executará projetos, bem como medirá seu sucesso depois de concluídos. Seus clientes esperam que você entregue resultados eficazes no prazo. Portanto, os executivos irão contratá-lo pelas habilidades e conhecimentos que você possui em um setor específico. 

Existem consultores de gestão em todos os campos, incluindo saúde, agronegócio, varejo, viagens e TI. Quanto mais experiência você adquirir em um determinado setor, mais qualificado você será para trabalhar como consultor.

Independentemente de qual campo você atue, os executivos esperam que você seja proficiente no seguinte:

– Gerenciamento de Projetos

– Organização

– Planejamento estratégico

– Liderança

– Avaliação de oportunidades

– Criatividade e inovação

Embora esteja se tornando mais comum para consultores de gestão serem contratados de forma independente, a maioria deles trabalha para empresas de consultoria. 

Tipos de carreiras em Consultoria de Gestão

Dependendo de sua área de especialização e de quanta experiência você possui, existem muitas opções de carreira para consultores de gestão. No entanto, seu trabalho provavelmente se enquadrará em uma destas cinco categorias:

1 – Consultoria de risco e conformidade

As empresas contratam esse tipo de consultor de gestão para garantir que suas operações e práticas de negócios estejam de acordo com os padrões e regulamentos estabelecidos pelas entidades que os supervisionam. 

Em suma, você trabalhará para garantir que seus clientes não estejam quebrando nenhuma regra para evitar processos judiciais e multas onerosas. 

Assim, como consultor de risco e conformidade, você deve responder a perguntas como: quais aspectos dos sistemas da empresa estão operando contra as regulamentações do setor? 

Como eles podem atuar da maneira mais eficiente possível sem quebrar nenhuma regra? Quais parâmetros e limitações precisam ser implementados para os funcionários?

2 – Assessoria financeira

Esse tipo de consultor de gestão ajuda os clientes a tomar decisões mais inteligentes quando se trata de gastar seu dinheiro. 

Isso pode envolver a descoberta de maneiras de reduzir impostos, orientando-os para investimentos sábios e encontrando outras pessoas ou entidades para investir neles. 

Para se tornar um consultor de gestão, você precisará ter experiência em leis e regulamentos financeiros. Além disso, deve saber como funcionam os mercados monetários.

3 – Consultoria de estratégia

Os consultores de gestão nessa função tomam grandes decisões. Por exemplo, como focar em novos mercados, dissolver departamentos e realocar recursos. 

Para se tornar um consultor de estratégia qualificado, você precisará de muitos anos de experiência trabalhando em um campo específico, como mudança organizacional e implementação de novas tecnologias.

4 – Consultoria de Operações

Sempre que uma nova gestão assume uma empresa implementa novas tecnologias. Assim sendo, um consultor de operações é frequentemente recrutado para gerenciar a transição, com o objetivo de torná-la o mais harmoniosa possível. 

Essa função é comumente encontrada na indústria de cadeia de suprimentos, onde operações eficientes são o principal fator para alcançar margens mais altas. 

Dessa forma, consultores de gestão descobrem maneiras de reduzir custos, melhorar o controle de qualidade, etc.

5 – Consultoria de Recursos Humanos

Esta é uma função que trata de lidar com questões internas que afetam diretamente os funcionários. Integrar novos talentos, bem como manter os funcionários satisfeitos.

Para fazer desta sua carreira, você precisará de uma grande experiência trabalhando em departamentos de RH.

Veja também: Por que sua empresa deve criar um mapa estratégico?

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp