Cada vez mais se percebe que o mercado da consultoria vem crescendo muito e de acordo com a ABCO (Associação Brasileira de Consultores), no ano de 2015 ele teve um crescimento de quase 20%, e esse aumento continua tendo uma previsão cada vez mais otimista.

Acima de tudo, a profissão de consultor esta cada vez mais sendo explorada, pois possui muitas vantagens como: maior flexibilidade de horários, independência, ótimos ganhos financeiros, além de ser muito bem vista pelas empresas. Portanto cada vez mais as pessoas deixam seus empregos fixos e investem nessa área, por apresentar todos esses benefícios e vantagens.

Consequentemente, são vários profissionais entrando no mercado, desta forma a concorrência se torna maior e assim o consultor precisa se dedicar, estudar, achar estratégias e características para se destacar e se superar dos outros consultores. Como qualquer profissão existe concorrência e os melhores acabam se destacam mais. Assim o ideal é sempre buscar novos conhecimentos, cursos, dicas e habilidades para se torar um consultor que faz a diferença no mercado e supera os demais.

Características e habilidades importantes.

Em primeiro lugar para se tornar um bom consultor a pessoa precisa ter algumas características de conhecimento, habilidade e principalmente comportamentais. Assim, além de ter conhecimentos sobre administração, estratégia, economia e entre outros, é de fundamental importância o consultor possuir características e habilidades comportamentais e interpessoais.

Portanto, ele precisa ser uma pessoa proativa, saber se comunicar, ter atitude racional, bom relacionamento interpessoal, interesse no negócio, ser comprometido, pensar de forma estratégica, saber trabalhar em equipe ou em grupos, ser humilde, cooperar, ter visão inovadora, resolver conflitos, ser realista, possuir raciocínio lógico e rápido. Certamente se percebe que não são apenas conhecimentos técnicos sobre economia, administração ou política que o consultor deve ter, mas também deve possuir características interpessoais que irão ajudar muito a desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível.

Acima de tudo o consultor deve desenvolver com o seu conhecimento um conjunto de habilidades que envolvam suas qualidades pessoais e de manejo interpessoal. Portanto são várias as características e habilidades necessárias para se tornar um bom profissional de consultoria.

As 6 características de consultor de sucesso.

Como já vimos, existem muitas características e habilidades fundamentais parar se tornar um consultor de sucesso e se destacar no mercado de trabalho. Assim vamos ver algumas que merecem destaque especial:

  1. Visão Inovadora:

Uma das características que se destacam é a visão que o consultor deve ter. Acima de tudo, ele deve entender o projeto que ele vai trabalhar como um todo, principalmente as partes que merecem melhorias, além de entender como as partes se relacionam entre si. Certamente quando alguém fala em melhorias ou mudanças deve se cuidar para fazer da melhor forma possível, para não estragar todo o planejamento estratégico. Portanto, analise com cuidado e observe todo o projeto, os pontos positivos e os pontos a serem melhorados e passe para a empresa com confiança e mostrando a sua visão inovadora do projeto ideal.

  • Comunicação:

Outra característica fundamenta é saber se comunicar de forma simples e precisa, além de saber articular de forma inteligente com seus clientes e funcionários. Assim, o consultor ganha confiança, respeito e colaboração no projeto que será executado. Além disso, é importante criar empatia e se colocar no lugar do outro, para que assim a equipe e funcionários colaborem e cumpram o seu trabalho. Consequentemente o projeto será um sucesso.

  • Entender o cliente:

Durante a consultoria, o profissional deve se comunicar de forma simples e segura, fazer entrevistas com o cliente, para poder entender o processo de trabalho e a forma de funcionamento da sua empresa. A comunicação é de fundamental importância para poder entender e solucionar os problemas que vão aparecer durante o projeto a ser desenvolvido. Assim, tudo será feito e desenvolvido a melhor maneira possível.

  • Ser comprometido e saber resolver conflitos:

Ter comprometimento durante o trabalho é muito importante para que o cliente tenha confiança no seu trabalho, além de poder garantir um projeto com sucesso no final. Também é importante observar os conflitos e problemas e tentar resolver da melhor maneira possível. E o mais importante é não desanimar com alguma barreira ou problema mais sério que aparecer. Tenha calma, foco e visão para resolver tudo e chegar no seu objetivo final com êxito.

  • Empatia, humildade e cooperação:

É fundamental que o consultor possua essas características, pois ele precisa se colocar no lugar do cliente e dos funcionários e entender o lado deles, além de cooperar e entender os problemas que estão acontecendo. Assim, o consultor terá empatia com toda equipe e conseguira desenvolver o seu projeto de forma ideal.

  • Interesse no Negócio:

O cliente está esperando uma solução e ajuda quando procura um consultor e desta forma conquistar mudanças positivas na sua empresa. Assim, o consultor deve mostrar muito interesse e estar disposto a desenvolver um projeto ideal para a empresa, ainda mais que o mercado pode ser competitivo. Portanto, profissional de consultoria deve prestar atenção, anotar tudo o que o cliente falar, ler a entrevista e destacar os pontos que merecem atenção especial para fazer um projeto ideal.

Certamente as características acima são algumas que um consultor deve possuir, pois existem outras que complementam o seu trabalho e o tornam um bom profissional. Assim o consultor deve sempre ter interesse de se atualizar e buscar os conhecimentos certos para atender os seus clientes da melhor maneira possível, mas também não pode esquecer de ter um bom relacionamento interpessoal e ter habilidade comportamentais importantes para saber lidar e se relacionar com seu cliente. A área da consultoria é bem ampla e possui vários caminhos diferentes para seguir e assim cabe ao profissional identificar com qual perfil se encaixa e começar a trabalhar.  



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp