Escolha uma Página

Um consultor de gestão realmente habilidoso normalmente têm alguns traços comuns decorrentes de anos de experiência. Além disso, o aprendizado conquistado a partir de erros e acertos durante sua carreira, o habilita a aconselhar clientes sobre diferentes questões relacionadas aos negócios.

Os grandes se destacam especificamente porque criam resultados tangíveis e nutrem relacionamentos mutuamente benéficos (e idealmente agradáveis) que agregam valor repetidamente. 

Então, se você trabalha com consultoria de gestão pode se interessar em desenvolver algumas habilidades de consultores bem-sucedidos, por exemplo:

1 – Habilidade de compreender questões específicas dos negócios de seus clientes

Provavelmente não é uma surpresa para você que esta seja a primeira característica da nossa lista. Claramente, entender o negócio de um cliente e fornecer aconselhamento adequado com base nesse entendimento é a base de uma boa consultoria de gestão.

Como você pode saber se um consultor de gestão conhece bem determinado negócio? O melhor indicador são as perguntas que ele faz durante o processo de vendas. Embora ninguém conheça um negócio imediatamente, as perguntas que o consultor fizer mostrarão se ele está no caminho certo. 

Os especialistas do setor podem trazer um nível mais alto de compreensão, enquanto os generalistas terão mais lição de casa a fazer, mas podem ser mais hábeis em ver e resolver problemas e oportunidades de novas maneiras.

Um bom consultor não oferece um diagnóstico antes de realizar um exame. Além disso, admite que nunca conhecerá um negócio tão bem quanto o próprio dono.

Embora um consultor possa ter uma boa visão do negócio em questão, ele nunca terá a visão de 360 ​​graus da empresa, da mesma forma que alguém que está dentro.

No entanto, equilibra essa realidade com o fato de que o proprietário do negócio precisa que ele ofereça novas perspectivas e opiniões para ajudá-lo a tomar decisões significativas e informadas que levarão seus negócios adiante.

2 – Eles oferecem uma gama de soluções possíveis

Todo mundo gosta de opções. Um bom consultor de gestão ajudará a resolver problemas fornecendo uma série de opções e detalhando os prós e contras de cada uma. 

Consultores inteligentes entendem que estão oferecendo uma perspectiva única, mas que não precisam conviver com os resultados de longo prazo de seu trabalho e, portanto, oferecem uma gama de soluções que se adaptam ao seu perfil de risco pessoal e corporativo e ao seu nível de conforto.

3 – Eles veem o mundo em escala de cinza

As empresas mais bem-sucedidas são aquelas que enxergam os infinitos tons de cinza do mundo e desenvolvem estratégias para explorá-los. O mesmo deve acontecer com os consultores de gestão. 

A capacidade de ver em escala de cinza significa a capacidade de aconselhar seus clientes nas nuances que podem fazer a diferença entre o bom e o ótimo. E essa habilidade é desenvolvida por meio da experiência.

Por isso as empresas preferem trabalhar com consultores experientes, já que oferecem benefícios significativos. Esteja você trabalhando para uma empresa de consultoria ou seja um consultor independente, a dica é se manter atualizado com as tendências do setor e aperfeiçoar suas habilidades.

Veja também: O que é um plano de ação para gestão de riscos

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp