Atualmente muito se fala a respeito da consultoria empresarial e principalmente dos benefícios que esse trabalho pode proporcionar ao empreendimento. Em meio ao mercado atual, com diversas crises, as empresas precisam buscar pelas melhores formas de se manter no mercado, isso porque com a crise somem os investidores e o mercado acaba fechando em baixa por conta do baixo poder aquisitivo dos investidores.

A consultoria entra nessa situação como um fornecimento e a prestação de serviço por um profissional qualificado e que conhece bem o tema, ou seja, um empreendedor que contrata uma consultoria empresarial espera que esse consultor identifique os principais problemas existentes na corporação e proponha o melhor plano de ação para correção desse problema.

O que é a consultoria empresarial?

A consultoria empresarial nada mais é do que a troca de conhecimentos e experiências entre o consultor empresarial e o empreendedor ou gestor responsável pela empresa que está em busca de uma solução para um determinado ou vários problemas que a empresa esteja enfrentando. A consultoria empresarial funciona então como um aconselhamento, onde a empresa busca por um profissional qualificado e especializado que possa fornecer de forma eficaz e objetiva a análise, identificação de problemas e melhores soluções para os mesmos.

Essas soluções passam a ser utilizadas no dia a dia da empresa e claro, os problemas resolvidos. A consultoria também pode ser utilizada em uma empresa para reestruturação, estruturação, organização, para que a empresa cresça no mercado de trabalho, melhores seus métodos, processos e muito mais.

A contratação de uma consultoria empresarial tem como principal objetivo a mudança, ou seja, proporcionar à empresa novas ideias, novas tendências com o objetivo de melhorar os processos já existentes na mesma.

O que é preciso para realizar consultoria em uma empresa?

  • Certificações, premiações e licenciamentos

Seja qual for sua profissão atual, sempre é bom uma certificação especial, cursos, licenças, premios e outras coisas mais para você atuar na sua área como consultor empresarial. Além disso, a certificação ou premiação garantirá o profissionalismo do trabalho que será desenvolvido como consultor empresarial.

Além também de que uma certificação trará destaque ao seu nome no mercado de consultoria, um verdadeiro diferencial na escolha dos clientes.

  • Qualificações necessárias para ser um consultor empresarial

Antes de dar início ao trabalho como consultor empresarial e começar a montar sua cartela de clientes, é importante ter as qualificações necessárias para realização do trabalho. Caso você deseje trabalhar como consultor empresarial no ramo de softwares e computadores, é essencial estar atualizado no departamento e ter conhecimento de todas tendências e mudanças do mercado para conseguir prestar um excelente serviço.

  • Organização para começar a trabalhar

O consultor empresarial precisa gostar de organizar e planejar seu dia de trabalho, assim também como organizar e planejar o que é necessário para encontrar as melhores soluções para a empresa em que está trabalhando e com isso gerenciar seu tempo da melhor forma possível.

  • Networking

O networking também se faz necessário para o sucesso no trabalho como consultor empresarial. Através do networking você constrói uma boa rede de contatos e claro, de clientes, conquistando o mercado rapidamente.

  • Prazos estabelecidos

Os objetivos da empresa devem sempre estar de acordo com o tempo e a energia que serão necessários para realização com sucesso do trabalho de consultoria, isso porque os prazos e metas são essenciais para se obter sucesso dentro dessa área.

Os empreendedores ao contratarem uma consultoria empresarial muitas vezes esperam por soluções rápidas e resultados ainda mais rápidos e quando você se torna capaz de oferecer isso à esse empreendedor, sem dúvidas conquistará seu sucesso.

Passo a passo para realizar uma consultoria empresarial

  1. Reunião para lançamento

Para começar a trabalhar a consultoria empresarial de uma empresa é essencial iniciar com um bom relacionamento com o empreendedor, causando-lhe uma boa primeira impressão. Da mesma forma que funciona em nosso dia a dia, a primeira impressão é de grande importância na hora de oferecer e prestar um serviço de consultoria empresarial.

Para isso, basta começar com uma apresentação do projeto, com o objetivo, as etapas que o projeto seguirá para alcançar o que o cliente deseja e para finalizar o cronograma, garantindo que haja o empenho e engajamento de todos os responsáveis no projeto. Durante a execução dessa primeira etapa, também é importante que o consultor empresarial apresente o que contribuirá para a execução do projeto dentro do desejado, alinhando as expectativas com relação ao projeto e deixando de forma clara as responsabilidades das partes envolvidas, aqui você também já pode fazer o diagnóstico da empresa para entender a situação atual dela e já mostrar o que deve ser feito.

Para finalizar a reunião, é importante romper qualquer barreira existente nesse relacionamento, garantindo que os clientes e o consultor se unam e se comprometam a dar o melhor de si para obter os melhores resultados para a empresa.

  1. Desenvolva equipes internas

Para garantir que o plano de ação criado por você como consultor empresarial seja o sucesso esperado pelo empreendedor é essencial possui capacidade executiva dentro de uma organização. Uma equipe interna pode ser o ideal para garantir que os resultados continuem até o fim, fazendo com que o projeto criado dure, mas é preciso que todo o conhecimento necessário para a continuidade do projeto seja transferido durante a execução do mesmo.

Para isso, é importante escolher bons integrantes para a equipe interna, uma dúvida que acaba acometendo diversos profissionais de consultoria empresarial, para uma boa equipe você deve considerar:

  • Que os participantes estejam envolvidos nas áreas de atuação do projeto;
  • Que os envolvidos acreditem e participem dos objetivos do projeto;
  • Que os envolvidos sejam proativos e com entregas;
  • Que os envolvidos tenham bons resultados em suas funções;
  • Que os envolvidos tenham influência dentro da empresa;
  • Que os envolvidos tenham conhecimento necessário para contribuir para o projeto;
  • Que os envolvidos sejam heterogêneos hierarquicamente.

Com uma equipe interna com todas essas qualidades citadas, sem dúvidas você terá ao seu lado para execução do projeto da melhor forma possível uma equipe de altíssima qualidade e claro, os resultados serão os melhores possíveis, que virão através das melhores companhias.

  1. Gestão das mudanças necessárias

Nesse momento, que muitos acabam tendo medo durante a realização da consultoria empresarial, é o momento em que a empresa deixará o fracasso para trás e focará apenas no futuro com sucesso. Após a apresentação e a montagem da equipe interna, é chegada a hora de impor as mudanças necessárias na empresa e é exatamente nesse momento que começam a surgir os problemas, afinal, ninguém quer sair da zona de conforto.

É impossível conquistar diferentes resultados trabalhando sempre na mesma coisa, como em qualquer outro empreendimento, será comum enfrentar resistência às mudanças que forem propostas, pelas seguintes razões:

  • Insegurança com o desconhecido;
  • Os funcionários não sentem a necessidade de mudança;
  • Necessidade de mais informações à respeito do que será feito;
  • Os funcionários sentirão medo de perder o poder;
  • Ausência e recursos no empreendimento.

Para conseguir dar continuidade ao projeto, será necessário que você crie alianças estratégicas dentro da empresa, investindo na comunicação com os funcionários, criando metas de curto prazo e diversas outras formas de conquistar esses funcionários antigos e fazer com que eles façam parte do seu projeto também.

  1. Realize o acompanhamento adequado dos resultados

Esse é o ponto essencial para realizar uma excelente consultoria: acompanhar os resultados. Isso porque você só poderá ter uma boa base de sucesso quando tiver noção dos dados que comprovem esse sucesso. Para confirmar que os resultados estão realmente sendo conquistados nessa empresa é essencial ter os indicadores de desempenho que comprovem isso.

A estratégia nessa situação é criar metas, planos de ação, apresentar suas noções de sucesso e os trabalhos que estão sendo realizados para a conquista do mesmo. Com tudo isso bastante claro e estabelecido, também será necessário definir a forma com a qual esse acompanhamento será realizado uma etapa completamente simples, onde será preciso apenas definir como e quando o acompanhamento será realizado.

A responsabilidade desse acompanhamento é do consultor, pois todo o sucesso do projeto e da equipe dependerá da organização do consultor na realização do projeto em questão, por essa razão, definir os passos a serem seguidos faz com que os processos se mantenham bem estruturados e muito bem acompanhados através do alto fluxo de informações que serão necessárias administrar durante a realização da consultoria empresarial.

  1. Gestão de recursos

Com o processo de realização da consultoria empresarial, o consultor apresentará diversas mudanças, assim também como diversas estruturas do empreendimento precisarão passará por mudanças. Diante dessas mudanças, o consultor precisa sempre estar atento aos riscos que podem surgir, riscos esses que podem impactar de forma direta e indireta nos resultados desejados.

Mas, o que poucos sabem é que esses riscos nem sempre serão negativos, podendo também ser positivos e por essa razão é sempre importante tomar as decisões adequadas, estudando-as corretamente para que os erros não prejudiquem o trabalho que já estava sendo realizado e claro, que já estava apresentando resultados. Para lidar com esses riscos, o consultor empresarial pode: prevenir, mitigar, transferir ou aceitar.

São escolhas necessárias ao consultor quando surgem os riscos em um projeto. Isso porque sabemos bem que existem riscos que devem ser aceitos, afinal, nem tudo da pra evitar. A equipe precisará então definir o que poderá ser feito para garantir que os riscos que podem ser eliminados sejam e o demais sejam mantidos sobre controle.

O consultor empresarial que estiver realizando o projeto precisa explorar todas as oportunidades, com riscos negativos e positivos, vendo as que realmente valem seu esforço e caso não seja algo que vá trazer pontos positivos à empresa, basta aceitar os resultados sem que haja o desgaste e claro, ir em busca dos melhores resultados mais uma vez.

Você aprendeu tudo o que é preciso, ou seja, os passos essenciais para a realização de uma consultoria empresarial. Mas, ser um consultor empresarial é um trabalho que exige dedicação e aprendizado, além também de preparação por parte do profissional, pois as responsabilidades são muitas, com informações sigilosas e todas as estruturas de uma organização.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp