Muitas vezes, o trabalho de consultoria é confundido com coaching. Assim sendo, os limites entre coaching e consultoria devem ficar claros para fornecer o que o cliente realmente precisa.

A consultoria é principalmente uma atividade do “cérebro esquerdo”. Trata-se de dar passos lineares em direção a um objetivo específico. 

Por outro lado, o coaching é predominantemente do tipo “cérebro direito”. Isso porque trata de crescimento e evolução. Dito isso, consultores e coachings, usem os dois lados de seus cérebros!

O que é consultoria empresarial?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a consultoria empresarial é um processo de fornecer orientação especializada aos proprietários de uma empresa, de acordo com seus objetivos de negócios.

Por definição, o consultor é um profissional que possui o conhecimento e a experiência necessária para identificar os pontos fracos e fortes de um negócio. Assim, poderá desenvolver um plano que atenda os propósitos da empresa.

A consultoria empresarial pode focar em muitos elementos diferentes: estrutura e cultura organizacional, habilidades e estilo de gestão.

Além disso, produtividade dos funcionários, marketing e vendas, análise de clientes, fluxos de caixa, lucratividade, métodos de custeio, entre muitos outros. 

O consultor deve se comunicar com o proprietário ou gerente para identificar as necessidades, bem como o escopo do trabalho e as entregas.

Sem dúvida, o processo de consultoria é complexo, mas no final deve dar ao proprietário soluções concretas e respostas inequívocas sobre o caminho a seguir para atingir seus objetivos de negócio. 

É um processo que abrange diversos estágios ajustados aos objetivos exclusivos de longo e curto prazo definidos pelo cliente e pelo consultor desde o início do trabalho.

Os consultores sabem o que fazer

A principal diferença entre coaching e consultoria empresarial é que o coaching puxa as respostas do cliente, enquanto a consultoria diz ao cliente o que fazer. 

No coaching a ideia é que o cliente tenha as soluções dentro de si e o coach esteja lá para ajudar a encontrá-las. Já os consultores têm as métricas e recomendações específicas sobre o que fazer. 

Por outro lado, um coach trata menos de dados brutos e mais sobre o significado por trás dos dados. Às vezes, o que o cliente realmente precisa são os dados concretos. 

Nesse caso, eles precisam de um consultor. Outras vezes, o cliente precisa aumentar sua autoestima, ganhar mais confiança e saber aonde quer chegar.

Com o coaching, ele sai com estratégias para descobrir sua verdade por conta própria. Com consultoria, o cliente obtém ferramentas que podem apoiá-lo na execução e em seu progresso.

Desenvolvimento de capacidade versus resolução de problema

Coaching é a construção de capacidade. A consultoria empresarial ajuda o cliente a resolver um desafio comercial específico. Os dois podem estar relacionados, mas é preciso saber diferenciá-los.

Trabalho de consultoria empresarial: ajudar um cliente a abordar ou resolver um desafio específico de operações, reputação ou posição competitiva.

Trabalho de coaching: ajudar um líder ou uma equipe a se sentir confiante para atuar com eficácia e assim obter melhores resultados.

Especialista técnico versus crescimento pessoal

Um consultor é geralmente um especialista no assunto para qual está sendo contratado. Assim, fornece aconselhamento técnico e profissional aos clientes com base em sua compreensão, conhecimento e experiência. 

Um coach, no entanto, ajuda os clientes a encontrar suas próprias respostas para que consigam seguir em frente e atingir seus objetivos, ou seja, tem a ver com crescimento pessoal.

Recomendações versus próprias conclusões

Na consultoria é feito o diagnóstico do problema, bem como recomendações que levem o cliente a algum lugar com base no que ele acredita ser o melhor. 

Por outro lado, os coachings não diagnosticam problemas, em vez disso, eles ajudam o cliente a pensar sobre as questões que desejam explorar.

Dessa forma criam uma experiência para o cliente chegar às suas próprias conclusões, com base no que ele acredita que funcionará melhor.

Fazendo perguntas versus fornecendo soluções

Por fim, existe uma diferença clara entre coaching e consultoria empresarial. Um bom coach é um bom ouvinte, ele deixa o silêncio fazer o trabalho. 

Ele procura entender o cliente por meio de uma investigação cuidadosa e sincera, sem julgamento. E eles orientam o cliente a ver soluções por si mesmo perguntando e dando as respostas. Os consultores, por outro lado, fornecem soluções. 

Veja também: Negócio de consultoria: o que saber antes de entrar

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