Ultimamente, muito tem se falado sobre consultoria para pequenas empresas em meio ao mundo empresarial. Com o grande aumento na concorrência, diversas empresas acabam enfrentando a necessidade de melhorar os processos e reduzir seus prejuízos e tudo isso pode ser feito com auxílio de especialistas para que toda a administração dessa empresa seja ainda mais eficaz.

Quando se fala em pequena empresa, os resultados de uma consultoria empresarial podem ser ainda maiores, mas não é difícil ver pequenas empresas que possuam menos funcionários que executam mais de um serviço ou que trabalhem em mais de um setor. Então, será que nesse caso, para uma pequena empresa realmente vale à pena contratar uma consultoria empresarial? Confira a seguir tudo sobre.

Quais são os principais objetivos de uma consultoria em uma pequena empresa?

A consultoria em uma pequena empresa é capaz de melhorar o potencial competitivo da empresa, por essa razão, muitas pequenas empresas estão investindo na consultoria empresarial. Porém, a consultoria não pode ser vista como a única solução para os principais problemas do negócio e sim como uma ferramenta adicional para auxiliar no alcance da excelência e de uma melhora nos níveis de atuação da empresa em questão.

Portanto, a consultoria empresarial para uma pequena empresa pode ser vista então como uma ligação entre o empreendimento e o setor, onde os gestores e administradores passarão a ver as oportunidades oferecidas pelo mercado, assim também como conseguirão ajuda na busca do crescimento através de novas práticas e metodologias que não eram vistas sem o auxílio necessário.

Como escolher por uma consultoria para sua pequena empresa?

A consultoria empresarial para uma pequena empresa não é um serviço que deve ser escolhido de qualquer forma. Isso porque a consultoria deve ser realizada por profissionais experientes e capacitados para executar os serviços que a pequena empresa necessita. Uma escolha adequada, ou a escolha de qualquer empresa para execução do serviço fará com que toda a consultoria seja em vão e agregue pouco ou nada com relação à valores para o negócio.

Os consultores contratados para execução do serviço poderão oferecer apoio à empresa, uma visão crítica empresarial, conhecimento do mercado, apresentarão soluções para problemas já existentes, assim também como apresentação soluções para problemas futuros, além também de priorizarem a melhoria constante dos processos já existentes na empresa.

Para não errar na hora de escolher a empresa que realizará a consultoria empresarial de sua pequena empresa, basta pesquisar por empresas que sejam consolidadas no ramo e já saibam lidar com pequenas empresas do seu segmento. Essa pesquisa pode ser feita através da internet, da conversa com colaboradores e também com pessoas que possuam cargos gerenciais em outros empreendimentos e já obtiveram sucesso com uma consultoria empresarial.

Como a consultoria pode ajudar seu pequeno empreendimento?

Um consultor empresarial está constantemente em busca de novas práticas e processos, o ideal para o momento atual da economia do país, que não está muito favorável e a concorrência só tem crescido. além disso, o consultor trabalhará para conquistar uma maior visibilidade de mercado, através de excelentes estratégias.

A consultoria também proporciona ao cliente empreendedor uma maior versatilidade nos serviços e produtos oferecidos, explorando vias e caminhos que a empresa ainda não tenha descoberto. Além também da busca por novas parcerias com fornecedores e compradores, assim também como parcerias com concorrentes, o que pode ser um verdadeiro diferencial para o seu empreendimento atualmente, afinal quanto maior for sua quantidade de contatos maiores serão as chances de conquistar o sucesso.

A consultoria empresarial é então o auxilio que seu empreendimento mais precisa no momento atual para conquistar o espaço que tanto almeja no mercado, conquistando o máximo de desempenho, lucros e resultados. A consultoria empresarial tem como principal objetivo colocar a empresa em destaque perante os clientes, assim também como aumentar a chances de atrair novos clientes através da incorporação de ideias inovadoras e originais.

Vale à pena contratar uma consultoria empresarial para uma pequena empresa?

O maior erro que um empreendedor de uma pequena empresa pode cometer é acreditar que é possível fazer o que é necessário para conquistar todo o sucesso de seu empreendimento sem obter ajuda de quem realmente compreende do assunto. São ferramentas como marketing, contabilidade, setor jurídico, diversas áreas que no mínimo seria arriscado dizer que é possível ter conhecimento em todos esses assuntos e também ter tempo para organizar a empresa.

O foco nas atividades da empresa é o que realmente proporciona o lucro para os negócios, não é assim que funciona?

Claro que, no caos de uma pequena empresa, os recursos podem não ser muitos, e acabam precisando ser direcionados às principais prioridades do empreendimento, como por exemplo o estoque e o pagamento dos colaboradores que trabalham na empresa. Porém, os departamentos são essenciais para que o negócio cresça e conquiste o sucesso. E a verdadeira solução para isso pode estar na consultoria.

Vantagens da contratação de uma consultoria empresarial

Mesmo que existam pontos negativos, contratar uma consultoria é algo que recomenda-se para um empreendimento, pois:

  • O gestor pode focar apenas nas atividades importantes do empreendimento

A primeira vantagem oferecida pela consultoria é que o gestor pode focar no que realmente interessa ao empreendimento. Mesmo que as obrigações tributárias sejam essenciais, torna-se impossível se manter focado no negócio se você precisa ao mesmo tempo estudar as demais áreas para colocar a empresa no lugar desejado.

Um consultor pode criar um know how externo através de ferramentas como o Planest, por exemplo, enquanto o empreendedor foca em seus objetivos e ambições para o crescimento do empreendimento.

  • Olhar diferenciado

O gestor, por estar ligado à sua própria forma de enxergar as coisas acaba não vendo que a empresa pode começar a sofrer lentamente com diversos problemas. Um consultor empresarial oferece ao empreendedor uma visão de fora, o que contribui para a solução desses problemas e claro, potencializar as verdadeiras qualidades do negócio.

  • Orçamento baixo

Mesmo que a contratação de uma consultoria empresarial deva ser feita através de uma análise criteriosa por ser um serviço de alto custo, essa opção acaba sendo mais barata do que criar um departamento apenas para consultoria empresarial em sua pequena empresa.

Para uma pequena empresa essa é a melhor forma de mantê-la competitiva no mercado, com poucos gastos, além também da quantidade necessária de recursos oferecidos por um serviço de qualidade, porém que se encaixe exatamente no orçamento de uma pequena empresa.

E quais são as desvantagens da consultoria empresarial para pequenas empresas?

Claro que além das vantagens oferecidas pelo serviço, existem também as desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de contratar o serviço para um pequeno empreendimento. Essas desvantagens devem ser levadas em consideração na hora de realizar a pesquisa pela empresa ou consultor que irá desenvolver todo o trabalho em seu empreendimento.

Essa pesquisa é de grande importância para proteção das principais informações e dados da empresa, que serão passados à esse profissional para execução do trabalho da melhor forma. Apenas através da confiança conquistada com essas pesquisas é que todo trabalho de consultoria poderá realmente ser capaz de auxiliar sua empresa a alcançar o que tanto almeja. As principais desvantagens são:

  • A exposição de informações

É de grande importância realizar a contratação de uma consultoria que realmente seja profissional e que seja ética, pois caso o consultor domine um determinado nicho de mercado, as principais informações da empresa como finanças e seus principais processos internos serão expostas aos demais clientes desse consultor, ou seja, sua concorrência.

Por essa razão, é essencial realizar uma boa pesquisa de mercado antes de realizar a contratação por esse tipo de serviço, buscando sempre por empresas que presem as informações do cliente e não as compartilhem por aí.

  • Descontrole

Existem casos onde, mesmo sendo representada pelo dono da empresa, todo o trabalho de consultoria pode ser repassado à profissionais internos. Ou seja, a única forma de descobrir se toda a avaliação está sendo realizada pelo consultor responsável, que possui tudo o que você busca para seu pequeno empreendimento é encontrar empresas que realmente são responsáveis.

Tudo isso pode ser feito através de uma boa pesquisa, assim também como buscar as opiniões dos colabores e muito mais. Só escolha por uma consultoria quando tiver certeza de que essa empresa ou consultor podem oferecer ao seu empreendimento exatamente aquilo que você está em busca para sua empresa.

A consultoria empresarial para pequenas empresas pode ser a solução ideal para empreendedores que estão iniciando no mercado. Contar com um consultor nesse momento pode ser um verdadeiro diferencial para tornar você um gestor de sucesso. Porém, é essencial ter cuidado, saber pesquisar bem para encontrar profissionais que realmente sejam qualificados para executar o serviço que você precisa sem prejudicar todo o trabalho de sua empresa.

Portanto, antes de realizar uma contratação, busque informações, pesquise por empresas que realmente sejam profissionais, que manterão suas informações seguras e não as compartilharão com outros clientes ou consultores. Contrate uma empresa ou consultor que te passe confiança e em quem você possa confiar as principais informações do seu empreendimento.


Entre no Grupo do Whatsapp


Grupo para você aprender e tirar dúvidas sobre consultoria, mercado, ferramentas, etc.



Começe hoje a organizar seu Planejamento Estratégico


Monte seus Canvas, SWOT e Plano de Ações com o Software Planest de forma gratuita!

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp