Questionar o que faz um consultor empresarial é algo que pode acabar fornecendo diferentes respostas, e a primeira é sempre através da descrição de suas principais atividades, enquanto a segunda reflete a realidade, e se limita a dizer que dentro do trabalho do consultor empresarial está a salvação da empresa que o contratou. Isso porque não é raro que esse profissional seja lembrado quando a empresa já está praticamente afundada e todo o fracasso é questão de tempo.

Tudo isso acaba restringindo bastante todo o trabalho do consultor empresarial, que acaba precisando trabalhar em momentos ruins para a empresa. Claro que a consultoria também pode ser aplicada quando a empresa está em um bom momento, mas o empresário pode ver essa necessidade permanente de economia e acreditar que não precisa de auxilio em seu empreendimento.

E são em momentos assim que os conselhos oferecidos pelo consultor empresarial se tornam essenciais. Tomar uma decisão na empresa pode ser um momento de tensão, principalmente quando se está avaliando por exemplo a abertura de uma filial, o lançamento de um novo produto, o aumento nos negócios ou até mesmo a busca por uma solução financeira para o negócio.

Com isso, já é possível ter uma pequena ideia do que faz um consultor empresarial e como o próprio nome já diz, ele presta consultoria à empresa, através de análises, planejamentos e criação de estratégias. O consultor empresarial trabalha propondo soluções para o negócio, seja qual for o desafio que será enfrentado, desafios esses que surgem de diferentes formas em uma empresa.

Quando o consultor se faz necessário em uma empresa?

Quanto menor for a empresa, maior será a responsabilidade do empreendedor responsável pela mesma para a tomada das principais decisões. Como por exemplo, quando entrar em sociedade, quando realizar a contratação de um administrador para auxiliar com a tomada de decisões. Completamente diferente do trabalho que um empresário individual costuma realizar em sua empresa, por exemplo.

Quantas vezes encaramos problemas em nosso dia a dia que parecem não ter solução ou serem problemas completamente complexos? Muitas, não é mesmo? Mas, isso não significa que você precisará chamar um consultor empresarial sempre que tiver dúvidas do que pode ser feito. O trabalho do consultor empresarial é solicitado quando existe um objetivo dessa determinada empresa, porém não existe certeza sobre qual é o caminho adequado para a realização desse objetivo.

É completamente diferente por exemplo, de quando você observa o caixa e encontra poucos recursos, precisando priorizar apenas uma conta para pagar ou quando simplesmente não consegue decidir se contrata um novo funcionário administrativo ou um funcionário para realizar vendas.

Você já sabe o papel do consultor empresarial em sua empresa, mas para saber se realmente existe a necessidade de contratação desse profissional, é importante refletir sobre o que essa contratação representará em sua empresa, como por exemplo, uma ajuda extra em seu negócio que jamais deve ser comparada à uma interferência, mas que de forma prática acaba parecendo como outra empresa dentro da sua, estando a pá de todos os processos, auxiliando nas ações, mesmo que todo esse trabalho seja por um prazo determinado.

Como escolher corretamente o consultor para sua empresa?

A melhor forma de você conseguir compreender se existe ou não a necessidade de contratar um consultor para o seu negócio é saber onde encontrar por esse serviço. Quando se fala em consultoria empresarial, sem dúvidas você imagina uma grande empresa de consultoria ou um consultor empresarial especialista nesse tipo de trabalho. É comum que seja dessa forma, mas essas não são as únicas formas.

Escolher por um consultor empresarial profissional não significa que você esteja fazendo a escolha errada por ele ser um profissional autônomo, basta aderir a ideia de que haverá um estranho em seu empreendimento e é simples, caso não goste do trabalho pode solicitar o encerramento do projeto em questão ou simplesmente solicitar outro consultor caso você tenha optado por uma empresa de consultoria.

Na hora de realizar a contratação, é essencial considerar experiência e tempo de mercado do profissional, assim também como a formação do consultor ou da equipe de consultores que você contratar. Dependendo dos objetivos que você pretende alcançar com essa consultoria é importante escolher alguém que já tenha obtido sucesso em uma situação semelhante, oferecendo segurança e confiança para o seu trabalho.

Além disso, também é importante considerar a vivência da consultoria em sua área de atuação, claro que o consultor empresarial contratado não precisa ter atuado em outro negócio do mesmo setor, mas caso você seja um prestador de serviços e o consultor empresarial escolhido seja especialista em indústrias, pode ser que a solução que você tanto espera não chegue.

Também é preciso considerar o custo benefício, o valor e o apoio que esse consultor empresarial irá acrescentar à sua empresa, pois quanto maior for o objetivo, mais relevante esse suporte será e pagar menos não é a certeza de que se está fazendo um bom negócio.

Como trabalhar como seu próprio consultor empresarial?

A proposta aqui é clara e direta, onde você como empreendedor necessita assumir o papel de dono e todas as responsabilidades pelo negócio, tornando-o assim o principal interessado no sucesso do seu negócio. Trabalhar sendo seu próprio consultor empresarial não significa que você vá agir sozinho, ignorando as diversas empresas e profissionais existentes no mercado.

Trabalhando como consultor empresarial de sua própria empresa, você pode contar com o auxilio e o apoio de ferramentas como a Planest, por exemplo, que auxilia você no papel de consultor a realizar o planejamento estratégico para encontrar as melhores soluções para o que precisa. Além disso, basta estudar bastante o assunto e estará adquirindo conhecimento e capacidades necessárias para se tornar apto a encontrar as melhores soluções.

O melhor nessa opção é que você entende melhor do seu negócio do que ninguém, o que o torna a melhor pessoa para exercer o papel de consultor empresarial e sua própria empresa. Você pode até enfrentar dificuldades na hora de encontrar a melhor solução para o problema, mas saberá exatamente do que precisa para que ele seja solucionado da melhor forma possível.

Nada também impede de você buscar orientações de especialistas, se dedicar à esse conhecimento e colocar tudo em prática em sua empresa.

Por que ter um consultor empresarial em sua empresa?

Você conhece as principais vantagens da consultoria empresarial? Um consultor empresarial pode fornecer todo suporte necessário na hora de tomar uma decisão em seu negócio, assim também como:

  • Visão Neutra

O consultor empresarial não está emocionalmente ligado à sua empresa, assim também como não possui qualquer vício em realizar uma determinada tarefa, assim também como não gosta mais ou menos de um funcionário que você possui na empresa. Você estará contratando um consultor empresarial profissional, qualificado e capaz de dar uma opinião de fora de acordo com suas análises e todo seu conhecimento.

  • Tempo

Sem dúvidas em uma empresa o que mais se escuta é que tempo é dinheiro, e ele sem dúvidas vale ouro em qualquer empreendimento. Quando você trabalha em seu próprio empreendimento como consultor empresarial ou designa uma pessoa para realizar as análises e buscas as soluções necessárias, pode acabar sendo difícil conquistar os objetivos desejados.

Por essa razão, a contratação de um profissional ou de uma empresa especializada pode ser a solução, afinal, esse consultor empresarial ou essa empresa de consultoria estarão dentro da sua empresa para isso, com disponibilidade e dedicação exclusivas ao trabalho que você precisa que seja executado.

  • Foco nos objetivos

Não existe outra razão para executar a tarefa de consultoria empresarial do que alcançar os objetivos que foram estabelecidos pela empresa da melhor forma possível, não é mesmo? Com um consultor empresarial não existirão distrações, nem o famoso “deixa pra mais tarde”. O consultor empresarial estará sempre disponível em busca dessa solução e com foco no seu trabalho, afinal, ele fora contratado para isso.

  • Conhecimento

Sem dúvidas você já deve saber que a rotina de um empreendedor é o aprendizado constante, não é mesmo? Quando se convive com um consultor empresarial por um período de tempo, sem dúvidas você adquire ainda mais conhecimento, agregando ainda mais para o futuro da empresa.

  • Auxílio

A insegurança do empreendedor pode acabar sendo uma verdadeira pedra na hora da tomada das decisões em uma empresa, pois ele pode ter diversas informações em suas mãos, mas ainda não se sente preparado para dar o passo necessário, principalmente quando algo de grande importância para o empreendimento está em jogo.

Com auxilio do consultor empresarial, esse empreendedor não se sente e nem está sozinho, podendo contar com os conselhos e ideias compartilhadas para tomar as melhores decisões.

Como você pôde ver, o trabalho do consultor empresarial é de grande importância tanto para pequenas quanto para médias e grandes empresas. Todo esse trabalho agrega valor e conhecimento à empresa e ao empreendedor que o contrata, tornando possível que seja realizada uma análise adequada dos problemas que a empresa está enfrentando e claro, que seja possível encontrar pelas melhores soluções para o empreendimento.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp