Escolha uma Página

Um consultor financeiro faz exatamente o que o nome sugere. Eles trabalham com os clientes para avaliar sua situação financeira atual e assim estabelecer planos futuros. Além disso, avaliam suas condições econômicas para fornecer aconselhamento financeiro. 

Então, continue lendo este artigo para aprender as etapas que você deve seguir para se tornar um consultor financeiro. 

O que faz um consultor financeiro?

Primeiramente, os consultores financeiros ajudam seus clientes a tomar decisões monetárias mais informadas. Assim sendo, essas decisões podem envolver qualquer coisa, desde fazer investimentos até planejar a aposentadoria ou a compra de um imóvel.

Um consultor financeiro pode trabalhar de forma autônoma ou em uma variedade de ambientes, até mesmo instituições financeiras.

Alguns consultores são especializados em uma determinada área (como planejamento de aposentadoria ou gestão de investimentos). Talvez você queira se especializar em um tipo específico de cliente.

Responsabilidades dos consultores financeiros

Independentemente de sua especialização, todos os consultores financeiros têm o mesmo objetivo: ajudar seus clientes a “resolver o quebra-cabeça financeiro de suas vidas”.

É preciso olhar para onde seus clientes estão em relação a onde eles querem estar. A partir disso, forneça as ferramentas e soluções necessárias para criar um roteiro para o sucesso.

Essa orientação vem com enorme responsabilidade. Afinal, os consultores financeiros têm a capacidade de transformar a vida de seus clientes.

Responsabilidades do consultor

Os consultores financeiros se reúnem com clientes em potencial para apresentar seus serviços. Além disso, implementam soluções e revisam planos de clientes existentes.

Cada cliente tem uma necessidade específica. Portanto, é preciso elaborar um projeto que se adéque as necessidades de cada pessoa.

No entanto, é possível dizer que a maioria das conversas sobre planejamento financeiro gira em torno da aposentadoria ou da aquisição de algum bem a longo prazo.

Afinal, muitas pessoas, mesmo jovens, sonham em ter uma casa própria, bem como outras metas financeiras.

Aprenda a vender seus serviços

Um consultor financeiro autônomo precisa saber vender seus serviços. Portanto, deve investir em estratégias de marketing para atrair clientes. Mesmo que você escolha não ter seu próprio negócio de consultoria, ainda precisa conseguir clientes.

Os planejadores financeiros mais bem-sucedidos são aqueles que têm uma tendência natural para persuadir as pessoas. Eles devem ser convincentes ao oferecer seus serviços, demonstrando todos os benefícios que o cliente pode usufruir se contratá-lo.

Além disso, tornar-se um consultor financeiro também exige paciência, tanto em termos de construção de sua base de clientes, quanto no trato com eles. Isso porque cada cliente tem uma necessidade especifica e exige uma abordagem diferente.

Consultores financeiros têm habilidades interpessoais e analíticas

Os consultores financeiros precisam de fortes habilidades interpessoais e analíticas. Eles devem ser capazes de analisar dados financeiros e de investimento e, em seguida, comunicar claramente suas descobertas aos clientes.

Ao decidir se você deve se tornar um consultor financeiro, observe em que você é naturalmente bom. Por exemplo: se você gosta da ideia de administrar um negócio, conseguir clientes, fazer marketing e ajudar pessoas, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de ganhar um bom dinheiro? Então este é um bom campo para você trabalhar.

Características do consultor financeiro

Algumas das principais características de um consultor financeiro incluem:

– Aptidão para vendas e marketing

– Atenção aos detalhes

– Facilidade em construir relacionamentos sólidos com o cliente

– Capacidade de analisar dados e se comunicar com uma ampla gama de pessoas

– Habilidade para simplificar ideias complexas

Perguntas que você deve fazer a si mesmo

Faça a si mesmo estas perguntas para decidir se o plano de carreira de consultor financeiro é o melhor para você:

– Você gosta de ajudar as pessoas financeiramente?

– Deseja trabalhar em função do cliente e se comunicar com diferentes tipos de pessoas?

– Você se sente à vontade para fazer network?

– A ideia de promover ativamente seus serviços o entusiasma?

– Você gosta de trabalhar com números ou tem interesse em investimentos e planejamento financeiro?

– Se sente confortável para tomar decisões por você e pelos outros?

Veja também: Como trabalhar na internet com consultoria online?

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp