Solicitado por Edmilson, docente de um curso de Administração, respondi alguns perguntas para ele sobre consultoria, acredito que podem ajudar você.

  • Quais são as vantagens em ser um consultor?

Um consultor está o tempo todo se atualizando e pensando em estratégias e cuidados para as empresas, então uma das grandes vantagens é que ele sempre fica atualizado e a par do mercado que ele atua. Outra vantagem é que ele vende tempo e expertise, isso é bem difícil de precificar, mas é uma coisa difícil de encontrar no mercado, então se torna algo de alto valor para a empresa que ele vai atender.

  • Qual a importância da consultoria para o crescimento das organizações? 

Uma empresa pode ter alguns sócios, mas nem todo mundo entende de todas as áreas que um negócio precisa ter, então quando uma empresa tem alguma dificuldade na área de finanças, planejamento, RH, marketing, entre outras várias, ele procura alguém que entenda daquele assunto, a melhor coisa é encontrar um consultor para lhe dar uma consultoria na área que ele mais precisa, assim fazendo com que a empresa foque no que realmente precisa, e deixa as coisas mais complicadas para serem resolvidas por alguém externo que entenda muito do assunto.

  • Por que algumas organizações são tão resistentes em contratar um serviço de consultoria? 

Algumas empresas tem receio de mostrar o seu negócio para uma pessoa externa, imagina você com um negócio que fature milhões, que tem todo um modelo de trabalhar criado por você, e alguém de fora vai entrar e colocar a mão e mudar as coisas, isso gera um grande conflito entre a direção, equipes, clientes, etc., então uma consultoria pode gerar alguns problemas no começo, mas que são gerados para que uma situação venha se resolver com o tempo, muitas coisas no plano de ação já são corrigidas de imediato, mas existem muitas coisas que acontecem no decorrer do trabalho da consultoria, e isso as vezes pode gerar uma grande resistência nas organizações.

  • Quais são as principais competências necessárias para que o consultor desempenhe com sucesso o seu trabalho? 

Visão Inovadora: Uma das características que se destacam é a visão que o consultor deve ter. Acima de tudo, ele deve entender o projeto que ele vai trabalhar como um todo, principalmente as partes que merecem melhorias, além de entender como as partes se relacionam entre si;

Comunicação: Outra característica fundamenta é saber se comunicar de forma simples e precisa, além de saber articular de forma inteligente com seus clientes e funcionários;

Entender o cliente: Durante a consultoria, o profissional deve se comunicar de forma simples e segura, fazer entrevistas com o cliente, para poder entender o processo de trabalho e a forma de funcionamento da sua empresa;

Ser comprometido: ter comprometimento durante o trabalho é muito importante para que o cliente tenha confiança no seu trabalho;

Empatia, humildade e cooperação e interesse no negócio: o consultor deve mostrar muito interesse e estar disposto a desenvolver um projeto ideal para a empresa.

  • Quais são os cuidados principais que o consultor deve ter para assegurar a perspicácia da consultoria? 

O consultor precisa ser uma pessoa proativa, saber se comunicar, ter atitude racional, bom relacionamento interpessoal, interesse no negócio, ser comprometido, pensar de forma estratégica, saber trabalhar em equipe ou em grupos, ser humilde, cooperar, ter visão inovadora, resolver conflitos, ser realista, possuir raciocínio lógico e rápido.

Certamente se percebe que não são apenas conhecimentos técnicos sobre economia, estratégia, administração, pessoas ou política que o consultor deve ter, mas também deve possuir características interpessoais que irão ajudar muito a desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível.

Diego Schiavenin

Empresário e consultor de negócios.

Planest – Saas de Planejamento Estratégico

www.planest.com.br



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