O diagnóstico em consultoria é um instrumento de avaliação que permite uma análise aprofundada da situação atual de uma empresa. O ideal é avaliar as 5 áreas funcionais mais importantes de qualquer negócio: contabilidade, marketing, recursos humanos, processos e, claro, gestão.

Os benefícios de fazer um diagnóstico de negócio são muitos. Por exemplo, ajuda a descobrir o grau de maturidade da empresa, o que vai influenciar nas decisões estratégicas. Além disso, o diagnóstico em consultoria permite ver se o desempenho atual da empresa está dentro do esperado.

Também ajuda a detectar quais erros estão sendo cometidos, a fim de resolvê-los, além de determinar os pontos fortes. Em suma, fornece informações essenciais para otimizar o desempenho da organização, aumentando sua produtividade.

Por que fazer um diagnóstico em consultoria?

Saber como está a empresa dá ao empresário segurança para tomar as decisões necessárias para promover o crescimento do negócio, reduzindo assim as incertezas.

Assim sendo, com o diagnóstico inicial são conhecidos aspectos sobre a operação e os caminhos que a empresa deve seguir para melhorar. 

Portanto, o diagnóstico em consultoria é composto por diversas análises que permitem identificar e conhecer quais os obstáculos que estão limitando o crescimento da empresa, de forma a traçar um plano de ação para melhorar.

Empresas que procuram um consultor empresarial podem obter os seguintes benefícios:

– Saber o estado atual da empresa e reduzir a incerteza de não saber como vai o negócio.

– Possibilidade de tomar decisões estratégicas baseadas em dados objetivos.

– Saber quais são as linhas de negócios mais importantes para a organização e os recursos alocados para cada linha.

– Ter uma ideia do desempenho atual, comparado ao mínimo recomendado e mínimo desejado.

– Saber se o caminho que a empresa está seguindo leva ao objetivo que ela deseja alcançar.

– Conhecer as áreas funcionais críticas da organização para focar em planos de ação que levarão a empresa a outro nível de gestão.

Diagnóstico em consultoria: primeiros passos

De fato, cada empresa é única, sendo composta por uma estrutura e dimensões próprias. O diagnóstico inicial pode ser feito para toda a empresa ou para uma área funcional específica.

Fase 1: Reunião inicial com a gestão a fim de detectar as necessidades da empresa, seus fundamentos, missão, visão, valores, metas e objetivos.

Além disso, estabelecer a metodologia e os parâmetros que serão utilizados para avaliar a situação da empresa. Nesse momento será definida as áreas nas quais se pretende realizar o referido diagnóstico.

Fase 2: Entrevistas pessoais com os cargos mais relevantes da organização.  Assim, todos os dados e recursos possíveis são coletados nos campos a serem estudados: gráficos, tabelas, imagens, vídeos, etc.

Fase 3: A partir dos dados obtidos nas entrevistas, é feita uma comparação entre o estado atual, o estado recomendado e o estado desejado. Dessa forma, o empresário poderá ter uma visão mais ampla da situação da empresa.

Fase 4: Desenvolvimento de estratégias e planos de ação para as áreas que podem ser melhoradas. Em função das fragilidades detectadas, são estabelecidas novas estratégias e medidas concretas para a correção.

Fase 5: Elaboração do “Relatório de Diagnóstico Inicial”.

E, por fim, todas as informações e documentações coletadas são elaboradas em um relatório, que é entregue à gestão. 

O conteúdo deste relatório deve conter aspectos como mercado e inovação, marketing e comunicação, principais produtos e serviços da empresa, bem como processos de negócio e recursos humanos. 

Como conclusão deste relatório, serão apresentadas as propostas de melhoria e o plano de ação.

Por que as empresas contratam consultores empresariais?

Em muitas ocasiões, o empresário perde a perspectiva sobre as áreas a serem melhoradas ou as prioridades estratégicas que devem ser levadas em consideração em sua empresa. Quando os negócios vão bem, geralmente não há preocupação em avaliar os processos em profundidade.

Mas, quando algo dá errado, surge a necessidade de identificar o problema e buscar uma solução. É aí que entra o consultor empresarial com o seu diagnóstico e plano de ação. Portanto, esse trabalho requer um profissional especializado.

Embora o trabalho de diagnóstico possa ser realizado por pessoas da própria empresa, o ideal é que os empresários contratem uma consultoria externa ou até mesmo um consultor freelancer. 



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp