Montar minha empresa de consultoria

O mercado de consultoria empresarial tem crescido conforme os anos avançam. As mudanças dos dias atuais acabam ocorrendo de forma muito mais rápida, fazendo com que as empresas precisem estar sempre acompanhando essa evolução e as reformulações do mercado de modo geral. Se você é um profissional em consultoria empresarial com bastante experiência e está em busca de sua independência econômica e financeira, através de bons contatos, montar uma empresa de consultoria empresarial é a melhor opção para os dias de hoje.

Isso porque as empresas atualmente estão mais receptivas às consultorias externas, principalmente pela falta de tempo e disponibilidade de empresários para acompanhar todas as inovações à todo momento. Um empresário possui a responsabilidade de cuidar de seu próprio negócio e fazer com que o empreendimento tenha o que é necessário para competir no mercado e quando for necessário buscar por novas metodologias e aplicar as inovações do mercado, a melhor opção é encontrar por uma consultoria que lhe ofereça o que é necessário para a tomada das decisões adequadas.

A consultoria empresarial possui um amplo campo de trabalho, que atende desde a otimização dos processos internos de uma empresa, a melhora do fluxo de informações da mesma, reformula suas políticas com foco no capital humano, moderniza o sistema de gestão administrativo até o trabalho com a imagem da empresa ou para que seu método de marketing alcance novas metas.

Para montar sua própria empresa de consultoria empresarial, se faz necessário além de todo conhecimento e experiência para execução dessas ações, o suporte necessário para a execução de ações que estão diretamente relacionadas com as atividades econômicas da empresa que contratará seus serviços, recursos humanos, contabilidade e os processos de produção. Quanto mais suporte você tiver para proporcionar em seu trabalho de consultoria, maior será sua credibilidade no mercado das empresas que realizam a contratação desse tipo de serviço.

Um consultor empresarial de sucesso possui o que é preciso para influenciar a empresa a tomar decisões, mesmo que não controle por total as situações. A sua principal função é realizar uma analise, observar, levantar dados e informações e com tudo isso reunido, proporcionar à empresa os melhores caminhos para solução dos seus problemas. Dentro de todo esse processo de consultoria, o maior problema é conseguir atingir as necessidades propostas pelo cliente e encontrar as melhores soluções para esse problema, pois as cobranças por resultados serão bem fortes.

Para conquistar os melhores resultados com sua empresa de consultoria, é essencial ter uma boa segmentação para conseguir responder às mais variadas atividades dentro de uma empresa, para isso, você pode montar uma equipe de consultores, criando também parcerias com outras empresas de consultoria, com objetivo de atender aos mais variados tipos de empresas existentes no mercado, assim também como os mais variados tipos de problemas que essas empresas podem apresentar, que costumam ser altamente diversificados.

Qual é a estrutura ideal para uma empresa de consultoria empresarial?

Um escritório de consultoria empresarial é o local onde pode-se promover reuniões e atender os clientes em potencial, sempre oferecendo o maior conforto possível. Esse escritório que você criará deve ser o ponto principal para o desenvolvimento dos trabalhos para a empresa, mesmo que o consultor precise estar na empresa para realizar a coleta de dados e informações necessários para a execução do seu trabalho.

O primeiro contato entre consultor e empresário pode ser dentro desse espaço da empresa de consultoria empresarial, onde o consultor poderá apresentar trabalhos já realizados, conhecer a empresa através do seu cliente e coletar as primeiras informações consideradas necessárias para então ir para a empresa do cliente e começar a montar seu plano de ação.

O escritório da empresa de consultoria empresarial deve então, possuir espaços reservados, com uma recepção, o escritório para cada consultor, uma sala de reuniões reservada, banheiros para uso comum e uma pequena copa. É essencial criar uma estrutura que passe segurança para os clientes, para que assim que eles entrarem sintam que sua empresa de consultoria sem dúvidas buscará as melhores formas de executar o trabalho e solucionar os principais problemas da empresa.

Além disso, é importante que esse escritório de sua consultoria empresarial esteja localizado o mais próximo possível dos centros comerciais da cidade, com acesso facilitado para empresa e um espaço com estacionamento próprio. Todas facilidades para seus clientes em potencial.

Uma boa localização facilita que sua empresa seja encontrada pelos clientes em potencial, proporcionando uma boa visibilidade, além também de futuramente poder te fazer referência em consultoria empresarial, pois possui todos os diferenciais que um bom atendimento necessita.

Regularização da empresa de consultoria

O consultor é o responsável pelo exemplo para seus demais colegas, assim também como essa regularização é necessária para criar a confiança entre o seu trabalho como consultor e as empresas que realização a contratação dos seus serviços. Dessa forma, se faz essencial que sua empresa de consultoria esteja completamente legalizada, com todos os registros necessários na Junta Comercial, na Prefeitura da cidade onde está instalada, assim também como na Receita Federal. Os funcionários precisam também ser legalmente registrados, com toda sua documentação regularizada para execução do trabalho.

É importante ressaltar que antes de qualquer coisa, sua empresa de consultoria empresarial precisa passar confiança e segurança à seus clientes, e isso pode ser feito através da situação fiscal legalizada, o que muitas empresas olham antes de realizar uma contratação propriamente dita. As empresas que precisam do trabalho do consultor empresarial estão atentas às legalidades do serviço, e quando não se está legalizado, se torna muito mais difícil conseguir fechar negócio.

Portanto, antes de qualquer coisa saia em busca do que é necessário para tornar seu escritório de consultoria empresarial legal, essa ação poderá até mesmo atrair novos clientes e novas empresas.

O desenvolvimento da empresa de consultoria empresarial

Uma empresa de consultoria empresarial possui o principal objetivo de analisar e buscar soluções para os problemas de uma organização, o que faz com que o trabalho seja completamente intelectual, porém com aplicações práticas que proporcionam resultados para os clientes. A teoria e a prática nessa situação devem ser a chave principal para a execução de um trabalho de excelência em consultoria.

A estrutura da sua empresa de consultoria precisa começar com a captação de novos clientes, e essa captação pode começar através de contatos ou de uma boa divulgação, criando assim um sistema de marketing informativo à esses clientes. Ou seja, os clientes precisarão conhecer os serviços já prestados, precisarão ter confiança de que sua empresa de consultoria empresarial será capaz de executar as melhores soluções para o trabalho que precisa.

Para isso, capte clientes através da informação correta, ofereça seus serviços, mostre as ferramentas que utiliza, implemente ferramentas em seus processos que possam solucionar de forma mais rápida os problemas do cliente, como o Planest, por exemplo, um software de planejamento estratégico que pode ser de grande utilidade na hora de montar o diagnóstico, BSC, metas, indicadores e plano de ação de uma empresa.

Quais são os processos para uma consultoria empresarial de uma empresa com gestão de processos

O contato com os clientes exige que você saiba ouvir as necessidades da empresa antes de então sair fechando o contrato, certificando-se assim de que poderá proporcionar as soluções necessárias para os problemas que o empreendedor está enfrentando.

Para isso, é preciso que você:

  • Defina o método de implementação adequado para sua empresa de consultoria;
  • Defina uma equipe de implementação;
  • Diagnóstico e planejamento;
  • Envolva os colaboradores da empresa;
  • Implemente os requisitos das normas;
  • Execute uma auditoria interna.

Os principais objetivos propostos pela consultoria devem ser:

  • A elaboração de um diagnóstico nas áreas funcionais da empresa;
  • Identificação de pontos fortes e pontos fracos;
  • Identificação de ameaças e oportunidades;
  • Propor soluções e mudanças determinadas para as áreas que mais precisam e então realizar uma análise das mesmas.

Esses processos devem considerar os dados e informações que forem passados pelo cliente, além também da necessidade de buscar informações dentro da própria empresa do cliente e também a possibilidade de interpretação livre que todo profissional de consultoria empresarial pode conseguir sobre o problema que a empresa está enfrentando.08

Quais são os modelos de consultoria que se pode usar em uma empresa?

  • Consultoria de finanças;
  • Consultoria de gestão;
  • Consultoria de marketing;
  • Consultoria de produtos;
  • Consultoria de planejamento estratégico;
  • Consultoria de imagem;
  • Consultoria jurídica;
  • Entre outras mais…

Antes de qualquer coisa também é importante ressaltar que um consultor empresarial não costuma ser bem visto pelos funcionários das empresas que os contratam para buscar soluções para seus problemas. Muitas vezes, esse consultor é visto por esses funcionários como um invasor.

Portanto, antes de qualquer coisa, é importante deixar claro para esses funcionários que sua presença nessa empresa é apenas para auxiliar na busca por melhorias, criando assim uma relação de confiança com os funcionários e os profissionais que possuam cargos superiores na mesma, evitando críticas e comentários que possam atingir sua imagem como consultor.

Essa aproximação tornará seu trabalho muito mais fácil e prático, afinal, você terá a oportunidade de conhecer até mesmo um pouco mais a respeito dessa empresa, o que facilitará seu trabalho.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp