Muitas vezes, o trabalho de consultoria empresarial é confundido com coaching. Assim sendo, os limites entre coaching e consultoria devem ficar claros para fornecer o que o cliente realmente precisa.

A consultoria é principalmente uma atividade do “cérebro esquerdo”. Trata-se de dar passos lineares em direção a um objetivo específico. 

Por outro lado, o coaching é predominantemente do tipo “cérebro direito”. Isso porque trata de crescimento e evolução. Dito isso, consultores e coachings, usem os dois lados de seus cérebros!

O que é consultoria empresarial?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a consultoria empresarial é um processo de fornecer orientação especializada aos proprietários de uma empresa, de acordo com seus objetivos de negócios.

Por definição, o consultor é um profissional que possui o conhecimento e a experiência necessária para identificar os pontos fracos e fortes de um negócio. Assim, poderá desenvolver um plano que atenda os propósitos da empresa.

A consultoria empresarial pode focar em muitos elementos diferentes: estrutura e cultura organizacional, habilidades e estilo de gestão.

Além disso, produtividade dos funcionários, marketing e vendas, análise de clientes, fluxos de caixa, lucratividade, métodos de custeio, entre muitos outros. 

O consultor deve se comunicar com o proprietário ou gerente para identificar as necessidades, bem como o escopo do trabalho e as entregas.

Sem dúvida, o processo de consultoria é complexo, mas no final deve dar ao proprietário soluções concretas e respostas inequívocas sobre o caminho a seguir para atingir seus objetivos de negócio. 

É um processo que abrange diversos estágios ajustados aos objetivos exclusivos de longo e curto prazo definidos pelo cliente e pelo consultor desde o início do trabalho.

Os consultores sabem o que fazer

A principal diferença entre coaching e consultoria empresarial é que o coaching puxa as respostas do cliente, enquanto a consultoria diz ao cliente o que fazer. 

No coaching a ideia é que o cliente tenha as soluções dentro de si e o coach esteja lá para ajudar a encontrá-las. Já os consultores têm as métricas e recomendações específicas sobre o que fazer. 

Por outro lado, um coach trata menos de dados brutos e mais sobre o significado por trás dos dados. Às vezes, o que o cliente realmente precisa são os dados concretos. 

Nesse caso, eles precisam de um consultor. Outras vezes, o cliente precisa aumentar sua autoestima, ganhar mais confiança e saber aonde quer chegar.

Com o coaching, ele sai com estratégias para descobrir sua verdade por conta própria. Com consultoria, o cliente obtém ferramentas que podem apoiá-lo na execução e em seu progresso.

Desenvolvimento de capacidade versus resolução de problema

Coaching é a construção de capacidade. A consultoria empresarial ajuda o cliente a resolver um desafio comercial específico. Os dois podem estar relacionados, mas é preciso saber diferenciá-los.

Trabalho de consultoria empresarial: ajudar um cliente a abordar ou resolver um desafio específico de operações, reputação ou posição competitiva.

Trabalho de coaching: ajudar um líder ou uma equipe a se sentir confiante para atuar com eficácia e assim obter melhores resultados.

Especialista técnico versus crescimento pessoal

Um consultor é geralmente um especialista no assunto para qual está sendo contratado. Assim, fornece aconselhamento técnico e profissional aos clientes com base em sua compreensão, conhecimento e experiência. 

Um coach, no entanto, ajuda os clientes a encontrar suas próprias respostas para que consigam seguir em frente e atingir seus objetivos, ou seja, tem a ver com crescimento pessoal.

Recomendações versus próprias conclusões

Na consultoria empresarial é feito o diagnóstico do problema, bem como recomendações que levem o cliente a algum lugar com base no que acreditam ser o melhor. 

Por outro lado, os coachings não diagnosticam problemas, em vez disso, eles ajudam o cliente a pensar sobre as questões que desejam explorar.

Dessa forma criam uma experiência para o cliente chegar às suas próprias conclusões, com base no que ele acredita que funcionará melhor.

Fazendo perguntas versus fornecendo soluções

Por fim, existe uma diferença clara entre coaching e consultoria empresarial. Um bom coach é um bom ouvinte, ele deixa o silêncio fazer o trabalho. 

Ele procura entender o cliente por meio de uma investigação cuidadosa e sincera, sem julgamento. E eles orientam o cliente a ver soluções por si mesmo perguntando e dando as respostas. Os consultores, por outro lado, fornecem soluções. 

Conheça os segredos dos consultores de sucesso.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp