A profissão de consultor de negócios pode ser incrivelmente gratificante, mas também desafiadora. Um dos maiores desafios está em realmente evitar alguns dos erros mais comuns que os consultores podem cometer. Sem dúvida, esses erros podem realmente atrapalhar você, então esteja atento a eles.

Na maioria das vezes, desenvolver um negócio de consultoria leva tempo. Afinal, é um negócio no qual você precisa atrair clientes com uma proposta convincente para que se interessem em contratar seus serviços.

Para você não falhar nessa jornada, conheça os principais erros que os consultores cometem e tente evitá-los.

Erro 1 – Não especificar suas habilidades como consultor

Um dos erros mais comuns é não especificar suas qualidades e habilidades para que os potenciais clientes vejam os benefícios de contratar você. Isso acontece com muita frequência. 

Portanto, ao vender seus serviços de consultoria, deixe claro para os clientes como eles se beneficiarão se lhe contratarem. Torne seus serviços tangíveis. O cliente precisa saber imediatamente o que você oferece e como isso irá ajudá-lo. 

Erro 2 – Deixar de cultivar relacionamentos

Alguns consultores evitam construir relacionamentos. Este é um grande erro. Sem dúvida, os clientes esperam isso de você para firmar negócios no futuro. 

Então aproveite para aprender o que significa ‘marketing de relacionamento’ e se torne mais acessível. Quanto mais relacionamentos você construir, maiores serão suas chances de conseguir novos clientes.

Veja também: O poder do networking na consultoria

Erro 3 – Precificar seus serviços de forma errada

Muitos consultores não definem seus preços corretamente. É importante pesquisar preços em seu setor e ter certeza de que você está vendendo seus serviços por um preço que trará lucro. 

Não deixe de fazer um contrato por escrito, que explique todo o escopo do trabalho, bem como os direitos e deveres de cada parte.

Além disso, não faça mudanças em seus processos de trabalho, ou no escopo do projeto, sem a aprovação do seu cliente.

Erro 4 – Estar desatualizado, diferente de outros consultores

Você precisa trabalhar duro para se tornar um especialista em sua área, pois essa é uma maneira de ganhar confiança e credibilidade. Como resultado, atrairá cada vez mais clientes. Afinal, estabelecer uma boa reputação é o primeiro passo para o sucesso.

Então, mantenha-se sempre atualizado com as últimas tendências do setor. Faça cursos em sua área para aperfeiçoar suas habilidades. Além disso, assista palestras do setor e participe de seminários ou workshops.

Certamente seus clientes esperam isso de você. Dessa forma você poderá prestar um bom serviço e será reconhecido por isso.

Além disso, não se coloque em uma posição em que você não esteja disponível para o seu cliente. Manter uma comunicação aberta é a chave para o sucesso do seu projeto. 

Erro 5 – Não ser responsável

Não aja com excesso de confiança ou arrogância com os clientes. Respeite a cultura da empresa e o impacto que as decisões baseadas em sua consultoria, causarão nos colaboradores.

Assuma suas responsabilidades como consultor. Você deve dar conselhos oportunos para ajudar a empresa a implementar suas estratégias da maneira mais eficiente possível.

Coisas que os consultores não devem fazer

  • Evite dizer ao cliente que ele está completamente errado.
  • Não assuma compromissos que você não possa cumprir ou que não sejam realistas porque isso pode gera tensão e desconfiança em seus clientes.
  • Não deixe de avisar antecipadamente seus clientes quando eles precisarem fornecer informações ou materiais para manter o processo de implementação em andamento. Se você precisar de informações para prosseguir nas próximas etapas do seu projeto de consultoria, forneça ao cliente prazos específicos para evitar atrasos.
  • Não se envolva em discussões culturais, políticas ou religiosas durante a consultoria.
  • Não comente sobre o trabalho de outros consultores, pois isso pode fazer você parecer pouco profissional.
  • Procure não agir em nome do seu cliente no que se refere a questões financeiras. Além disso, não dê qualquer tipo de autorização comercial durante a realização de seu trabalho, sem consentimento.
  • Não deixe de ouvir as necessidades dos funcionários. Eles podem fornecer grandes insights sobre alguns dos problemas menores que podem levar a problemas maiores, que você está tentando resolver.
  • Nunca assuma que os funcionários da empresa aceitarão prontamente seu conselho como consultor. Os funcionários muitas vezes podem se sentir incomodados recebendo instruções de uma pessoa de fora.
  • Nunca forneça um orçamento irrealista para um projeto de consultoria. Isso pode colocá-lo em uma posição em que você não consiga corresponder as expectativas dos clientes. Isso pode exigir a solicitação de fundos adicionais, o que pode desagradar o cliente.

Conclusão

Por fim, esses são alguns erros que os consultores podem cometer. Evite-os se quiser se tornar um consultor de sucesso.

Veja também: Consultoria empresarial: como atrair clientes online?

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