Decidir se tornar independente abrindo uma empresa de consultoria é uma  transição empolgante. Afinal, é a chance de ser seu próprio patrão. Além disso, trabalhar em projetos do seu agrado e ainda ganhar mais dinheiro do que se estivesse empregado.

Mas, você pode cometer alguns erros ao iniciar um novo empreendimento. Então, neste artigo vamos falar sobre alguns erros comuns e o que você pode fazer para evitá-los.

Erro 1 – Cobrar pouco ou muito

Como funcionário, o mercado mais ou menos coloca um preço sobre o que você produz e quanto o seu tempo vale. Mesmo negociando valores, seu empregador determina seu salário. Mas, agora que você trabalha por conta própria, é sua responsabilidade valorizar seus serviços.

Existem vários fatores que você deve considerar para encontrar a melhor remuneração. Por exemplo: o escopo do projeto, o valor médio do mercado e o lucro desejado. 

Se você definir uma taxa de cobrança muito alta, poderá perder clientes por causa da competitividade. No entanto, se o seu preço for muito baixo, será difícil gerar receita. Pense em uma possibilidade intermediária entre o mais caro e o mais barato para não sair perdendo.

Erro 2 – Não ter um Plano de Negócios

É importante lembrar que, como profissional independente, você também é proprietário de uma pequena empresa de consultoria. Então, não cometa o erro de tentar embarcar nesta aventura sem um roteiro. Saiba que administrar um negócio de sucesso requer um planejamento cuidadoso.

Portanto, reserve um tempo para criar um plano de negócios detalhado para guiar você no gerenciamento dos seus negócios e as etapas que deverá seguir para atingir seus objetivos. Ao lançar e estabelecer seu negócio, pode ser uma boa ideia revisar seu plano a cada ano, ou trimestralmente.

Erro 3 – Não estabelecer limites

Como consultor independente, você deve estar disposto a dedicar muito tempo e energia aos seus clientes e a sua empresa de consultoria. No entanto, definir limites também é importante, tanto para você quanto para seus clientes. 

Embora possa ser tentador dizer sim a qualquer pedido dos clientes, é fundamental aprender a cumprir o contrato acordado. Solicitações ou adições aparentemente pequenas podem aumentar rapidamente e levar ao aumento do escopo, o que pode causar prazos perdidos, perdas financeiras e aumento de cronogramas e orçamentos.

Seus clientes não são os únicos que precisam de limites firmes; quando se trata de seu trabalho, você precisa estabelecer limites com você mesmo, amigos e família. Sem dúvida, manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional é essencial para permanecer saudável e produtivo e para continuar a amar o que você faz.

Erro 4 – Ignorar os impostos

Um dos erros mais comuns que profissionais independentes cometem é esquecer-se de considerar os impostos como microempreendedor. Como você não recebe mais o contracheque de um empregador com os impostos já deduzidos, agora você precisa pagar o INSS e outras taxas de MEI.

Erro 5 – Deixar de investir em networking e marketing

Muitos consultores independentes que abrem uma empresa de consultoria investem grande quantidade de energia em networking e marketing a fim de garantir seus primeiros clientes. No entanto, uma vez que um bom cliente esteja garantido, seus esforços de marketing são interrompidos. 

Embora seja importante dar a seus clientes atuais o foco e a atenção que eles merecem, abandonar seus esforços de networking pode significar ter que começar do zero, assim que seu contrato atual terminar. 

Criar e cultivar contatos, bem como esforços de marketing contínuos, deve ser um processo frequente para manter os projetos chegando em um ritmo constante. Há muito que organizar, planejar e preparar ao começar a trabalhar como consultor independente. 

Embora às vezes possa ser desafiador administrar seu próprio negócio, se você se mantiver confiante em sua capacidade de oferecer excelentes serviços aos seus clientes, motivado por saber que é você quem manda e evita as armadilhas em potencial, você vai estar pronto para o sucesso.

Veja também: Dicas para expandir seu negócio de consultoria

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