Escolha uma Página

Uma grande mudança de carreira, como a aposentadoria, pode preocupar até os profissionais mais talentosos. Mas se você sente que ainda tem muito a contribuir com seu trabalho de consultor, você pode usar essa transição em sua vida como uma oportunidade para iniciar uma carreira lucrativa e gratificante abrindo uma empresa de consultoria.

Muitos profissionais continuam trabalhando depois da aposentadoria. Como consultor, você pode trabalhar quando quiser, onde quiser e nos projetos que quiser. Se você está considerando essa possibilidade, mantenha essas quatro ideias em mente.

1 – Entre em contato com sua rede

Uma das vantagens de muitos profissionais que se tornaram independentes é que, a essa altura de suas carreiras, eles já desenvolveram uma extensa rede de contatos. Ao iniciar sua empresa de consultoria, o primeiro passo que você deve dar é entrar em contato com sua rede.

Diga às pessoas que você está trabalhando como consultor, explique o valor que você pode oferecer aos clientes e peça indicações. A maioria das pessoas em sua rede provavelmente conhece alguém que precisa dos serviços que você está oferecendo. 

Comece conversando com seu círculo mais próximo de amizades e, em seguida, peça-lhes que ajudem a divulgar seu novo negócio.

2 – Faça seu marketing pessoal

Lembre-se de que fazer seu marketing pessoal e de seus serviços também faz parte do seu trabalho. Para manter um forte fluxo de oportunidades de negócios, você precisará divulgar seus serviços de forma contínua e desenvolver uma marca pessoal para crescer e sustentar seus negócios.

Ter uma empresa de consultoria é diferente de um emprego em tempo integral com um nível constante de trabalho. Nesse negócio você será seu próprio patrão e poderá determinar seu ritmo de trabalho. De acordo com sua rotina diária, você poderá definir os melhores horários para se dedicar ao trabalho de consultor.

3 – Aproveite ao máximo sua experiência profissional

Muito do networking e do marketing hoje é feito online, e isso significa ficar confortável com a ideia de começar um blog, ser ativo no Twitter e no LinkedIn e criar outros conteúdos de mídia social como uma forma de compartilhar sua experiência e atrair clientes em potencial.

Lembre-se de que você tem o benefício de anos de experiência no setor! Compartilhe histórias em seu blog e feeds de mídia social sobre como você trabalha, como aborda os problemas e o que você acha que precisa ser feito de forma diferente em seu setor de mercado. 

Ofereça ideias e exemplos de como resolver problemas típicos que seus clientes enfrentam. Esse tipo de marketing de conteúdo é uma das maneiras mais econômicas para você alcançar novos clientes e estabelecer uma reputação confiável em seu campo.

4 – Aprenda a administrar seu negócio

Como proprietário de uma empresa de consultoria, você encontrará desafios únicos, como administrar as finanças e divulgar seu negócio. Se lidar com essas tarefas não lhe agrada, terá que fazer um esforço a mais, já que administrar bem um negócio é fundamental para o sucesso.

Conclusão

Muitos profissionais que abrem uma empresa de consultoria consideram esse estilo de trabalho mais gratificante e envolvente do que seus empregos anteriores em empresas. Afinal, enfrentar uma carga horária pesada e receber um salário que não é compatível com todos os seus esforços, pode ser frustrante.

Ao se aposentar, um consultor pode abrir uma empresa de consultoria para trabalhar conforme seus próprios termos. Continuar contribuindo para sua profissão, mas de uma maneira diferente, garante mais satisfação profissional.

Ter sua própria empresa de consultoria oferece mais liberdade, flexibilidade e grande potencial de ganhos sem as restrições e frustrações do mundo corporativo. Sem dúvida, a consultoria permite que você continue obtendo o maior retorno de sua experiência de vida.

Veja também: Conheça o perfil dos consultores de sucesso

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp