Ser um consultor independente é algo que agrada muitos profissionais dessa área porque isso significa ser proprietário do seu próprio negócio de consultoria. Certamente essa opção é mais vantajosa do que ser funcionário e receber uma remuneração mensal do empregador.

A possibilidade de determinar os dias e horários de trabalho, que mais se ajustam ao seu estilo de vida, torna ainda mais atrativa a decisão de empreender. Afinal, uma carga horária pesada de expediente e baixo salário desestimula qualquer pessoa.

Antes de começar seu negócio de consultoria, você deve decidir se é isso que realmente deseja. Então, você consegue se ver criando, validando e oferecendo seus próprios serviços? Se a resposta for “sim”, comece a pensar como proprietário de uma empresa de consultoria. 

Encontrando seu nicho de mercado

Para ter sucesso como consultor é preciso estar disposto a assumir as responsabilidades de um verdadeiro empresário. Isso significa oferecer um serviço específico, mas acima de tudo, de qualidade. Tornar-se um consultor começa com a definição de sua área de atuação. 

Por exemplo, um consultor empresarial analisa o problema que seu cliente está enfrentando e, em seguida, apresenta a solução na forma de um plano de ação.

Mas, como você escolhe sua área de atuação? Bem, o ideal é olhar para suas habilidades e experiências anteriores sem esquecer-se da demanda de mercado.

Habilidades: como você adquiriu as habilidades necessárias para ser um consultor na área pretendida? No que você é bom? Observe as habilidades que você desenvolveu com o passar do tempo.

Experiências anteriores: algum dos seus trabalhos anteriores gerou resultados positivos? Você se destacou trabalhando para uma empresa de consultoria, mas agora pretende ter seu próprio negócio?

Demanda no mercado: na área de consultoria pretendida há demanda suficiente? Não cometa o erro de oferecer um serviço pelo qual ninguém vai pagar.

E isso nos leva à próxima etapa crítica…

Validando seu negócio de consultoria

Um consultor inexperiente pode ser incrivelmente inteligente e habilidoso. Mas podem se esquecer de validar se os clientes estão ou não dispostos a pagar por seus conhecimentos e habilidades.

Antes de realmente investir no negócio de consultoria, você deve pesquisar e validar a demanda para o que você está oferecendo.

Então, pense no seguinte:

O que você acha que seus clientes querem pode não ser realmente o que eles querem.

Você pode pensar que tem a melhor oferta do mundo, mas se os proprietários de empresas não estiverem dispostos a gastar seu dinheiro contratando seu serviço, seu negócio de consultoria estará condenado.

Como você valida se a demanda existe ou não? Como você descobre o problema que o mercado quer resolver?

Para ter essa resposta é preciso fazer uma pesquisa de mercado e conversar diretamente com vários clientes em potencial.

Seja criativo

Em consultoria, você será solicitado a resolver problemas que podem ser completamente novos para você. E quando você se depara com esses problemas difíceis ou requisitos desafiadores, é a sua desenvoltura que o ajudará a ter sucesso. 

Embora isso não seja determinante para você ser um consultor bem sucedido, é importante desenvolver a capacidade de resolver problemas de forma rápida e criativa.

Construindo o marketing do seu negócio de consultoria

Conseguir clientes é um desafio para muitos consultores. Mas, se você investir em marketing, essa tarefa pode se tornar mais fácil. Se você ainda não ouviu isso, saiba que: consultoria também é um negócio de marketing. 

Consultores que tiveram sucesso em seu marketing tiveram sucesso em seus negócios. Consultores que fracassam em seu marketing fracassam em seus negócios. Pense nisso, você pode ser um ótimo consultor, habilidoso, conhecedor do mercado e ter uma vasta experiência. 

Mas se você não tem nenhum cliente para atender, você não tem um negócio. É por isso que, como consultor, você precisa usar estratégias de marketing para alcançar seu público-alvo.

Quando você inicia um negócio de consultoria, sua estratégia de marketing deve girar em torno de ir até seus clientes, em vez de esperar que eles procurem você.

Veja também: 4 Hábitos dos consultores de sucesso

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