Algumas habilidades fazem toda a diferença no trabalho de consultoria. Certamente, você já percebeu que alguns consultores são melhores do que outros, por isso são bem sucedidos. Assim sendo, você pode ter curiosidade em saber qual é o segredo dos consultores de sucesso e como você pode chegar lá.

Antes de mais nada, para obter bons resultados no trabalho de consultoria, é preciso incorporar alguns métodos à maneira como você faz negócios. Assim, poderá se manter à frente da concorrência. A seguir algumas dicas valiosas. Confira!

Ouça seus clientes

Para determinar as melhores soluções para seus clientes, você deve ouvi-los e entender o que eles desejam. Portanto, faça questão de ouvir mais do que falar. A parte de ouvir mostrará ao cliente que você o respeita e se importa com a situação ou o desafio que ele está enfrentando.

Consultoria é muito mais um tipo de negócio “um para um”, de pessoa para pessoa. Assim, estabelecer relacionamento com seus clientes constrói uma ponte que permitirá o crescimento da confiança.

Seja honesto e flexível

Os clientes contratam consultores porque precisam de ajuda, às vezes de muita ajuda. Portanto, em todos os momentos seja honesto e dê a eles suas melhores avaliações e conselhos.

A flexibilidade é um dos principais motivos pelos quais as pessoas contratam consultores. Sem dúvida, você terá uma grande vantagem sobre a concorrência se puder responder rapidamente às necessidades dos clientes à medida que se apresentam.

Saiba precificar seus serviços

Quanto mais alto for o preço, menor será a demanda por seus serviços. Isso pode ser bom se você conseguir sobreviver com relativamente poucos clientes que remuneram bem. 

No entanto, se seus preços forem acessíveis ou mais baixos do que os da concorrência, esteja preparado para receber muitos clientes. Mas isso significa também muito mais trabalho para o qual você deve estar preparado.

Além disso, pode ser difícil ter lucro. De qualquer forma, é importante prestar um serviço eficiente, mesmo que esteja cobrando menos do que deveria.

Então, aceite o máximo de trabalho possível sem comprometer a qualidade. Sem dúvida, trabalhos pequenos podem levar a trabalhos grandes. Por isso, evite recusar um novo trabalho, a menos que seja totalmente inviável.

2 segredos dos consultores de sucesso

Citamos algumas características fundamentais para ser bem sucedido no setor de consultoria. Por outro lado, certas características pessoais podem ser significativas para o sucesso. Por exemplo: boa comunicação, auto confiança, paciência e saber aproveitar as oportunidades. Além disso, perspicácia e expertise na área.

De fato, não é uma tarefa fácil reunir todas essas qualidades para ser o melhor em seu setor de mercado. Afinal, os consultores têm perfis diferentes. Mas, algo que você pode fazer para melhorar é trabalhar mais seus pontos fortes e tentar superar seus pontos fracos. A seguir, mais algumas características dos consultores de sucesso.

1 – Capacidade de gerar confiança

Essa é a competência que você pode desenvolver ao se comunicar e colaborar com um cliente. Portanto, vocês devem falar a mesma língua, criar certo vínculo pessoal e com isso, um sentimento de respeito mútuo. 

Você não precisa se tornar amigo, mas tentar se aproximar dele, talvez usar as redes sociais seja uma boa estratégia. Sem dúvida, se interessar em conhecer a pessoa como um todo sem ir muito longe, pode ser proveitoso para o trabalho de consultor. Como você faz isso? 

Uma das dicas para ‘quebrar o gelo’ é tentar encontrar interesses mútuos. Talvez vocês compartilhem o mesmo hobby ou conheçam alguém que o compartilha. Talvez vocês tenham passado as férias na mesma praia ou estejam na mesma fase da vida quando se trata de família e filhos.

2 – Auto gerenciamento

Essa habilidade faz parte da base dos consultores de sucesso, então pode ser a mais importante, mas não é fácil. De fato, ser consultor permite que você trabalhe e se organize de forma independente. Trata-se de ser pró-ativo.

Aplicar uma boa autogestão permitirá que você cresça e amadureça mais rapidamente como consultor e como pessoa. Isso o levará a pensar sobre outras coisas em seu trabalho e em sua vida e, por fim, o ajudará a entender e definir seu caminho a seguir. 

Conclusão

Um dos segredos dos consultores de sucesso está na capacidade de assumir o controle de sua carreira e, ao identificar e criar oportunidades internas para si mesmo, conseguem progredir mais rápido do que outros.

Alguns acham difícil desenvolver essa habilidade, mas procurar, encontrar e aplicar os recursos certos também pode ajudá-lo a crescer como consultor.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp