Planejamento estratégico PESTAL

A análise PESTAL, que começou sendo aplicada como análise PEST, é uma ferramenta que faz parte do planejamento estratégico SWOT. A sigla PEST envolve os setores em que a ferramenta se baseava no princípio, acrescentando-se dois outros por analistas que consideraram poder ampliar os campos necessários para conseguir um planejamento mais abrangente:

  • Político, compreendendo as leis e regulamentos existentes, que devem ser avaliados para sua atuação no mercado;
  • Econômico, relacionado à situação de uma determinada região, com sua média de poder aquisitivo;
  • Social, considerando-se a cultura, costumes e atitudes de uma determinada população;
  • Tecnológico, com as ferramentas e serviços que independem das condições da empresa para serem utilizados;
  • Ambiental, onde se considera a sustentabilidade da empresa diante das alterações que pode gerar no ambiente;
  • Legal, atendendo às normas legislativas do país ou região onde a empresa está instalada.

Como se percebe, a análise PESTAL é uma completa investigação em todas as categorias, em fatores que não podem ser considerados como estáticos, mas sim como elementos dinâmicos, que estão em constante evolução, exigindo do empresário e dos gestores acompanhamento contínuo, fornecendo informações amplas sobre tudo o que deve ser considerado para que a empresa mantenha-se à frente no seu segmento de mercado.

Esses itens são considerados ameaças e oportunidades, uma vez que independem da situação da empresa, fugindo ao controle do empresário e dos gestores. Todos os fatores podem variar em importância, dependendo da área em que a empresa atua e dos produtos ou serviços com que trabalha, permitindo uma análise criteriosa sobre o que pode ocorrer no mercado através das diferentes perspectivas.

A análise dos diversos fatores possibilita compreender os ambientes em que a empresa está inserida e como cada um deles pode afetar seu desempenho, ou seja, uma empresa pode ser mais afetada pelos fatores sociais, enquanto que outra pela situação política.

Desta maneira, dependendo de como a empresa pode ser afetada por um determinado fator, as decisões devem ser tomadas para que ela possa se adaptar, focando-se no que é mais importante para o seu desempenho e manutenção no mercado.

A análise PEST demanda técnicas de brainstorming para ser feita. O gestor deve pesquisar alguns fatores para chegar à conclusão e estabelecer suas estratégias no planejamento estratégico:

  • Os fatores políticos envolvem regulamentos e legislações, concorrência e segurança, leis trabalhistas e órgãos fiscalizadores, entre outros;
  • Nos fatores econômicos, a análise compreende o desenvolvimento econômico, a política econômica, taxa de câmbio e desemprego, entre outros;
  • Nos fatores sociais considera-se a distribuição de renda e os aspectos demográficos, padrão de vida, grau de instrução e consciência sobre saúde e segurança, entre outros;
  • Como fatores tecnológicos deve-se considerar a própria tecnologia e suas mudanças, além de novos produtos e serviços, entre outros;

Com a utilização da análise PEST original, alguns analistas consideraram ser importante acrescentar dois fatores que também independem da empresa e que devem ser considerados externos, ainda dentro do grupo de oportunidades e ameaças:

  • O fator ambiental
  • O fator legal.

Com esses dois fatores acrescidos, a análise PESTAL torna-se uma ferramenta essencial para a análise da entrada de uma empresa no mercado ou mesmo para reanalisar seu posicionamento, comparando-a com os concorrentes.

Todos esses pontos devem fazer parte da análise SWOT, considerando-se esses fatores como fatores externos, ou seja, estão entre as Oportunidades e Ameaças.

Seu levantamento irá servir para estabelecer as estratégias empresarias, comparando-se com os pontos fortes e fracos da empresa e aproveitando qualquer oportunidade, buscando reduzir o impacto negativo provocado pelas ameaças.

Análise PESTAL como dados para a matriz SWOT

Como sabemos, na matriz SWOT, os pontos fortes indicam que a empresa está tendo vantagem em determinados setores, enquanto que os pontos fracos mostram onde a empresa está levando desvantagem.

Todos os pontos fortes e fracos irão receber a influência dos fatores externos, considerados e levantados através da análise PEST, tornando o planejamento estratégico mais eficaz.

Ampliação da análise PESTAL

A análise PESTAL mostra-se como uma investigação feita com alguma profundidade, dividindo-se entre as categorias referidas que não podem ser considerados como elementos estáticos, mas sim como forças dinâmicas, sempre em alteração, o que exige da empresa um acompanhamento contínuo.

Os dados obtidos com a análise PESTAL devem oferecer um relatório completo sobre os fatores macroambientais, que precisam ser considerados para que a empresa possa elaborar o seu planejamento estratégico.

É uma ferramenta estratégica de extrema utilidade para o gestor entender o crescimento ou a queda no mercado, a posição e potencial comercial da empresa junto ao mercado e a orientação para suas operações.

O modelo original, além dos novos fatores ligados ao ambiente e ao aspecto legal, vem evoluindo, com algumas considerações de analistas sobre a necessidade de ainda acrescentar os fatores éticos e demográficos.

Essa crescente importância dos fatores ambientais e ecológicos, que vêm ganhando destaque desde o início do século XXI, deram origem às práticas de negócio sustentáveis, incentivando a utilização mais generalizada de uma versão atualizada do enquadramento PESTAL.

Evidentemente, a escolha dos fatores que devem ser analisados irá depender da natureza da empresa e do ramo industrial em que ela está inserida. Assim, é de fundamental importância, antes de proceder a análise PESTAL, fazer antes uma escolha crítica dos fatores que devem ser analisados, podendo, desta maneira, usar o tempo e os recursos de uma forma mais eficiente.

Como aplicar a análise PESTAL no planejamento estratégico

Os fatores da análise PESTAL irão variar em importância dependendo da empresa, do ramo de atividade em que opera e dos bens por ela produzidos, auxiliando os gestores a observar, debater e, principalmente, verificar o que está realmente acontecendo no mercado sob perspectivas diferentes.

A análise completa, evidentemente, não é facilmente quantificável, devendo ser cuidadosamente explanada, já que os fatores externos não são estáticos. Assim, por exemplo, as empresas de produtos de consumo normalmente são mais afetadas pelos fatores sociais, da mesma forma que as empresas do sistema B2B. Enquanto isso, uma empresa que trabalha com defesa tende a ser mais afetada por fatores políticos.

Ao mesmo tempo, os fatores devem ser observados em sua tendência futura, que podem ter uma importância maior ou menor para algumas empresas. Seria o caso, por exemplo, de uma empresa que tenha contraído empréstimos em valores elevados, que deve observar os fatores econômicos, analisando a tendência de flutuação dos juros.

Nas empresas de grande porte, que produzem um variado leque de produtos, a análise PESTAL deve ser feita através de departamentos, uma vez que cada tipo de produto pode ser afetado por fatores diferenciados. Uma empresa menor, no entanto, deve ter sua análise PESTAL focada no ambiente em que está instalada, além de observar os fatores que interferem nesse ambiente.

Para conhecer melhor sobre a análise PESTAL e sobre o estabelecimento de um planejamento criterioso para sua empresa, procures profissionais que possam lhe prestar a assistência e assessorias necessárias. Um software de planejamento estratégico é a melhor ferramenta para direcionar sua empresa.

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