O que fazem os 15 maiores CEOs do mundo ao acordar de manhã

Os maiores CEOs do mundo não chegaram a essa posição apenas pelos seus belos olhos. Os executivos de sucesso são detentores de salários altíssimos, inclusive com bonificações periódicas através do desempenho obtido pelas empresas que gerenciam, medidos e calculados através dos objetivos alcançados.

Evidentemente, são pessoas de grande sucesso, com muito dinheiro no banco e, principalmente em razão disso, a maior parte das pessoas fica imaginando que os maiores CEOs do mundo acordam tarde, aproveitam ao máximo o tempo pela manhã e só começam a trabalhar na hora que bem entendem

Grande engano!

O site Business Insider fez um levantamento com os maiores CEOs do mundo e concluiu que a maioria acorda bastante cedo, alguns até bem antes das 6 horas da manhã. Sua rotina começa enquanto muita gente ainda está dormindo, e isso é mais do que um costuma: trata-se de uma necessidade própria de quem possui e gasta muita energia no trabalho.

Levantar cedo, no entanto, não é apenas um traço comum entre os CEOs e outras pessoas influentes do mundo dos negócios. Alguns políticos também têm esse costume, como Margaret Thatcher, ex-primeira ministra britânica, que sempre acordava às 5 da manhã, ou Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, que antes das 6 já estava fazendo exercícios.

O sucesso dos CEOs é decorrente do esforço

Podemos citar inúmeros CEOs e políticos que acordam cedo para coordenar melhor seu dia de trabalho. Assim, por exemplo, David Cush, da America, acorda às 4h15 da manhã; Tim Cook, da Apple, às 4h30; Jeff Jordam, do PayPal, às 5; Tim Armstrong, da AOL, às 5h15; Michelle Gass, da Starbucks, às 4h30; Brett Yormark, do New Jersey Nets, às 4h30; Jorge Doria, hoje prefeito de São Paulo, às 5, e por aí vai.

Vale lembrar que uma boa parte desses CEOs e pessoas influentes não dormem assim tão cedo. Alguns, como Doria, dorme 3 ou 4 horas por noite, mantendo sempre o mesmo pique de energia.

Você pode estar pensando que é melhor trabalhar à noite, mas a parte da manhã é o período em que as pessoas apresentam mais energia, podendo ser mais produtivas e proativas. Basta se acostumar com um horário diferente e criar alguns hábitos saudáveis para começar o dia e fazer com que ele se torne mais produtivo.

A seguir, vamos listar as principais atividades dos CEOs que se levantam quando o sol ainda está se preparando para nascer:

1.     Exercícios físicos

Os maiores CEOs do mundo começam seu dia com exercícios físicos. A preferência vai de cada um, desde sessões de yoga até corridas e exercícios de resistência. Fazer atividades físicas antes de ir para o trabalho fornece muito mais energia e vitalidade para aguentar a correria diária.

Os exercícios feitos pela manhã trazem grandes benefícios para a saúde, principalmente com relação ao sistema cardiovascular. Sem contar que, fazendo exercícios, a pessoa sente-se mais vitalizada, com mais vontade de enfrentar o dia, ou seja, melhora também o modo como vê a vida.

Se você quer seguir o exemplo dos maiores CEOs do mundo, experimente levantar um pouco antes do horário, faça alguma atividade. Mesmo uma pequena corrida de 30 minutos irá fazer o seu dia muito mais produtivo.

2.     Planejamento do dia

Um detalhe importante observado entre os maiores CEOs do mundo é que praticamente todos eles reservam uma parte do tempo pela manhã para fazer o planejamento de suas atividades, além de também analisarem o planejamento estratégico da empresa, uma vez que são diretamente responsáveis pelo desempenho das empresas em que trabalham.

Segundo eles, a parte da manhã é o melhor momento para fazer um bom planejamento, principalmente porque as atividades ficam mais presentes durante todo o tempo na memória e permite que o dia seja muito mais produtivo.

Fazendo o planejamento pela manhã, e não na noite anterior, como muita gente faz, o cérebro está mais descansado, permitindo refletir mais facilmente, estabelecer as prioridades e resolver melhor os problemas.

Com um bom planejamento diário, os CEOs acreditam – e com razão – que todo o tempo disponibilizado para o trabalho irá trazer melhores resultados, garantindo que tudo seja cumprido nos horários estabelecidos.

3.     Café da manhã, a principal refeição do dia

Os maiores CEOs do mundo não dispensam um café da manhã completo, com todos os nutrientes necessários para ter energia para o trabalho. Muita gente se acostuma a tomar apenas uma xícara de café, indo trabalhar com o pensamento voltado para o horário do almoço.

Essa situação não é nada boa para a saúde. O corpo, depois de dormir à noite, está precisando de energias para enfrentar as tarefas.

Um ponto interessante declarado por boa parte dos CEOs do mundo, é que o café da manhã, além de ser uma refeição essencial, também é o melhor momento para partilhar informações com a família.

4.     Por dentro das notícias

Outro detalhe importante lembrado pela maior parte dos CEOs do mundo: a parte da manhã é também o momento para se inteirar do que acontece no mundo, sendo o momento perfeito para verificar se alguma providência tem que ser tomada para a empresa em razão de acontecimentos externos.

Com o acompanhamento do que ocorre no mundo, muitas decisões podem ser tomadas, permitindo que o planejamento estratégico já feito possa ser alterado, caso necessário, ou fornecendo a tranquilidade para sair e colocar em prática tudo o que foi planejado.

5.     Finalmente, o trabalho

São poucas horas desde o momento de levantar até o momento de ir para o trabalho, mas esse tempo é bem aproveitado pelos maiores CEOs do mundo.

Para eles, a parte da manhã é o momento em que a mente está descansada e o nível de energia é maior, podendo garantir condições de planejar o dia, fazer exercícios, tomar um bom café da manhã, conversar com a família e ainda saber o que acontece no mundo.

São atividades que mostram que os maiores CEOs do mundo só conseguiram chegar onde chegaram com muito esforço, com muita determinação e, principalmente, com todo o seu roteiro planejado e com o planejamento estratégico da empresa atualizado para executar as atividades necessárias para mais um dia em busca de bons resultados.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp