Todo consultor empresarial precisa criar um plano estratégico para seus clientes. Além disso, um plano de ação para torná-lo realidade. De fato, é o roteiro que mostrará como será possível alcançar os objetivos traçados.

Um plano de ação detalha as etapas concretas necessárias para uma empresa atingir seus propósitos. Geralmente é criado um cronograma para cada tarefa, uma descrição de quem fará o quê e um processo de acompanhamento.

Esse plano é normalmente criado no final do processo de planejamento estratégico, depois de definir sua visão, fazer uma análise SWOT e estabelecer objetivos. 

O que é um plano de ação? 

Antes de mais nada, é preciso entender o que é um plano de ação. Em resumo, estamos falando de uma lista, ou uma série de listas, que detalha tudo que é preciso realizar para concluir uma tarefa. 

Os planos de ação ajudam no gerenciamento de projetos, garantindo a concentração em pequenas tarefas e decisões orientadas para a realização dos objetivos maiores. 

Por que desenvolver um plano de ação?

É comum que as organizações formulem estratégias de longo prazo para atingir certos objetivos, seja para o negócio em geral ou para uma equipe específica. Mas pensar em uma meta ou estratégia e realmente implementá-la são duas coisas diferentes. 

Os planos de ação são a forma como você transforma essas metas e estratégias em realidade. Muitas empresas usam planos de ação como uma estrutura para pensar sobre como concluir um projeto de forma rápida e eficaz. 

Isso porque eles ajudam a manter tudo em ordem e garantem que nada seja esquecido. Como todas as tarefas são definidas de forma clara, as partes interessadas podem entrar em sintonia sobre o que precisam fazer e quando precisa ser feito.

O planejamento de ações requer simplesmente a listagem de cada tarefa necessária para atingir uma meta ou estratégia. Identifique a meta, crie tarefas acionáveis ​​e estabeleça um prazo específico para cumpri-las.

Veja como criar um plano de ação.

1 – Brainstorm e identificar tarefas específicas 

Faça um brainstorm das tarefas que devem ser realizadas para atingir o objetivo.  Qual é o primeiro passo? Depois de terminar a primeira etapa, qual é a segunda? Pense em cronogramas e partes interessadas e crie um prazo.

2 – Liste as tarefas e identifique o que é necessário para concluí-las

Com base em seu documento de brainstorm, pense em como trabalhar com mais eficiência. Você listou uma tarefa que não é necessária para completar o objetivo? É preciso de mais recursos, espaço, funcionários, sistemas? Portanto, analise a situação para dar continuidade ao plano de forma eficaz.

3 – Priorize as tarefas

Com todas as tarefas necessárias definidas, é hora de colocá-las em ordem e priorizar. Isso significa identificar quais tarefas precisam ser concluídas primeiro para que as posteriores sejam possíveis, e também quais são as mais importantes para atingir o objetivo final. 

4 – Estabeleça prazos e marcos

Um plano de ação tem tudo a ver com ação e realização, por isso é crucial definir prazos para cada tarefa e marcos gerais para seu projeto. Isso o manterá dentro do cronograma e focado em alcançar os objetivos. 

5 – Conclua cada tarefa com o objetivo final em mente

Lembre-se de que o propósito do seu plano de ação é atingir uma meta ou implementar uma estratégia, portanto, cada parte do plano deve ser voltada para isso. Não se limite a criar tarefas sem pensar. Então, conclua as tarefas de uma forma que torne as tarefas posteriores mais fáceis e que seja voltada para o que você está tentando realizar. 

Conclusão

Por fim, a criação de um plano de ação fornece um guia claro para o sucesso. Além disso, ajuda a priorizar metas, maximizar recursos e tomar melhores decisões, aumentando a eficiência de qualquer empresa enquanto executa sua estratégia. Também pode ajudar a aumentar o moral interno e externo. 

Os funcionários saberão exatamente o que precisam fazer para alcançar a estratégia da organização, dia a dia e tarefa a tarefa. As partes interessadas externas terão confiança de que os esforços são coordenados e objetivos, o que constrói credibilidade e transparência. E todos podem acompanhar os resultados e monitorar o progresso em direção às metas.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp