Escolha uma Página

Frequentemente, as palavras “plano” e “estratégia” são usadas de forma semelhantes. No entanto, existem fortes diferenças entre ambos os conceitos. É importante para uma empresa entender a diferença entre ter um plano de ação e um planejamento estratégico. 

Isso porque, embora cada um tenha pontos fortes e propósitos, eles não são necessariamente intercambiáveis. Diferentes tipos de indústrias, clientes e projetos exigem um método ou outro.

O que é um plano de ação?

Um plano de ação é um projeto para alcançar um propósito definido. Um plano deve ser concreto por natureza e não permite desvios. Se o “Plano A” não funcionar, não vai funcionar fazer alterações e tentar novamente. Em vez disso, o melhor é mudar para o “Plano B”, algo totalmente diferente.

Um plano de ação fornece uma estrutura coerente, ideal para construir uma direção segura para seguir e assim alcançar a meta final. Um plano elimina a falsa confiança e aumenta a estabilidade. Além disso, oferece mais transparência e não deixa espaço para suposições. Alguns tipos de planos incluem: financeiro, tático, operacional e de contingência.

O que é um plano estratégico?

Um plano estratégico, por outro lado, é um projeto, design ou ideia usada para atingir um objetivo específico. Além disso, o plano é muito flexível e aberto para adaptações e mudanças quando necessário.

Uma estratégia envolve perguntas e respostas eficazes, permite um fluxo natural de pensamento e um impulso contínuo até que os propósitos sejam alcançados.

Diferença entre plano de ação e planejamento estratégico

Um plano estratégico é o roteiro para o sucesso de uma empresa, conectando a tomada de decisões com uma visão compartilhada. Conforme for elaborado, afeta todos os departamentos da organização.

Mas projetar um roteiro para o futuro é apenas uma parte do processo. É como ligar um carro com um tanque de gasolina vazio, é necessário um plano de ação estratégico para escolher a melhor rota e chegar ao seu destino.

Um forte plano estratégico descreve sua visão para o futuro e ajuda a priorizar metas, tomar decisões sobre recursos, partes interessadas e visão compartilhada.

Os componentes de um plano estratégico incluem:

– Objetivos abrangentes que especificam claramente as metas que a empresa está tentando alcançar em um curto ou longo período de tempo.

– Indicadores chave de desempenho, que são acionáveis ​​e quantificáveis ​​para poder medir com precisão o progresso em direção às metas.

– Principais iniciativas e projetos a serem implementados que ajudarão a empresa a avançar em seus propósitos e atingir metas determinadas.

Depois que um plano estratégico é criado, a próxima etapa é o plano de ação. Um plano de ação coloca sua estratégia na cabeça, no coração e nas mãos das pessoas que farão uma diferença real e mensurável ao implementar seu plano estratégico.

Um plano de ação inclui:

– As atividades do dia-a-dia da empresa ao longo de um período de tempo especificado.

– Alocação de recursos que irão impulsionar o plano estratégico.

– Estrutura de relatórios de progresso e cronograma.

Exemplo de plano e estratégia

Uma equipe de negócios pode ter um plano de ação para lançar um novo produto. Isso consiste em pesquisa, desenvolvimento do design, fabricação, lançamento e marketing, sendo que tudo deve ocorrer dentro dos prazos designados e dentro do orçamento. 

Por outro lado, uma equipe de negócios com um planejamento estratégico aproveitará as lições aprendidas no passado para determinar o que pode ser feito de maneira diferente no início do processo de desenvolvimento do produto. Por exemplo, uma possibilidade é usar técnicas criativas de marketing para garantir o sucesso do produto.

Por que as empresas precisam de um plano estratégico e um plano de ação?

Quando se trata de desenvolver um planejamento estratégico e atingir as metas organizacionais, 90% das organizações não conseguem executar suas estratégias. Com um número tão alto, a importância de ter um plano de ação além de sua estratégia é a chave para o sucesso. Um não pode acontecer sem o outro.

O plano de ação leva o plano estratégico e o torna operacional, ou seja, ele dá vida à estratégia. O objetivo do plano de ação é fornecer à equipe de trabalho responsabilidades, tarefas e recursos para tornar a estratégia eficaz. Ter os dois planos em vigor ajuda a empresa a transformar sua estratégia em uma ação mensurável.

Veja também: O que faz um consultor de negócios?

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp