Você sabe a diferença entre planejamento estratégico e planejamento operacional? Quando é melhor usar cada um deles? Quando se trata de gestão empresarial, o planejamento é essencial. Sem dúvida, essa é a chave para atingir os objetivos da empresa.

O planejamento estratégico é um processo de longo prazo que se concentra na visão e nos objetivos gerais do negócio. Esse planejamento se concentra nas grandes decisões que afetarão o futuro da empresa e como os objetivos de longo prazo serão alcançados.

Por outro lado, o planejamento operacional, também conhecido como tático, é um processo de curto prazo que se concentra na implementação da estratégia geral da empresa. Sendo assim, ele foca nas decisões e ações que devem ser tomadas no curto prazo para atingir os objetivos desejados.

Quando usar o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é apropriado quando o foco é o futuro. Então, se a ideia é definir metas e desenvolver uma estratégia geral para atingi-las, o planejamento estratégico é a ferramenta certa, especialmente para empresas que buscam entrar em novos mercados ou lançar novos produtos.

De fato, ele é crucial porque permite que a empresa tenha uma visão clara e uma estratégia para atingir seus objetivos. Além disso, ajuda a identificar os recursos necessários e a antecipar as mudanças que podem afetar a empresa no longo prazo.

O planejamento estratégico também é importante para definir prioridades e garantir que todos estejam focados no plano.

Quando usar o planejamento operacional?

O planejamento operacional é apropriado em situações em que decisões e ações específicas são necessárias para alcançar os objetivos de curto prazo da empresa.

Se você deseja implementar uma estratégia geral, definir metas de curto prazo e tomar decisões em um pequeno período de tempo, então o planejamento operacional é a ferramenta certa. 

De fato, ele é mais útil para empresas que buscam melhorar a eficiência operacional ou aumentar as vendas no curto prazo. O planejamento tático é importante porque permite que a empresa implemente a sua estratégia geral e alcance metas em um espaço curto de tempo.

Também ajuda a empresa a identificar os recursos necessários para atingir essas metas. O planejamento tático também é essencial para que a empresa se adapte rapidamente às mudanças no ambiente de negócios.

Depois de criar seu planejamento estratégico, é hora de determinar as táticas que você usará para atingir seus objetivos. É aqui que entra o planejamento operacional.

Aqui estão algumas coisas a considerar ao desenvolver seu plano:

– Qual é a janela de tempo para atingir esses objetivos?

– Quais ferramentas ou recursos são necessários para atingir esses objetivos?

– Que ações específicas precisam ser tomadas para alcançar o resultado esperado?

Seu plano tático fornecerá as respostas a essas perguntas para ajudá-lo a atingir os objetivos do plano estratégico.

O que deve constar no planejamento estratégico?

Missão e histórico da empresa ou situação: Onde você está atualmente? E onde você quer estar no futuro?

Metas e objetivos: o que você gostaria de alcançar?

Pessoas Diretamente Responsáveis: quem é responsável por esses objetivos?

Veja também: 6 erros de planejamento estratégico que as empresas cometem

Planejamento estratégico vs. planejamento operacional

O planejamento estratégico define os objetivos amplos e de longo prazo que uma empresa ou indivíduo deseja alcançar. E o planejamento operacional descreve as etapas e ações de curto prazo que precisam ser executadas para atingir as metas traçadas no plano estratégico.

Seu plano fornece uma visão geral de como atingir um objetivo, e o plano tático é onde você estabelece as etapas para atingir esse objetivo.

Como as metas definidas no plano estratégico são avaliadas em um período de tempo mais longo, o planejamento estratégico geralmente ocorre no início de um ano, trimestre ou mês. Sendo assim, eles devem ser revisados ​​a cada trimestre, pelo menos.

O planejamento operacional ocorre depois que o planejamento estratégico é traçado. Ele também pode ser revisto com mais frequência (por exemplo, diariamente, semanalmente, mensalmente) se necessário.

Por exemplo, se sua equipe está constantemente lutando para atingir uma cota de vendas mensal, provavelmente é hora de reavaliar as táticas que os vendedores estão usando para prospectar e fechar. 

Um plano de vendas abrange o planejamento estratégico e operacional, dessa forma contribui para a estratégia geral de vendas de uma empresa. Então, descreva as metas amplas pelas quais sua equipe de vendas e representantes devem se esforçar e crie um plano de ação para alcançá-las.

Veja também: Cinco perguntas-chave no planejamento estratégico

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