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De acordo com pesquisas, a maioria dos funcionários de uma empresa não entende a estratégia de negócios da sua organização porque elas não são executadas com sucesso. Com tantas empresas enfrentando esses problemas, se faz necessário criar um mapa estratégico. 

Neste artigo vamos mostrar como você pode usar um modelo de mapeamento de estratégia para vincular as fases de formulação e execução da sua estratégia de negócios e assim transformar a missão e a visão de sua organização em objetivos viáveis.

Princípios do mapa estratégico

Simplificando, um mapa estratégico é um diagrama usado para documentar os objetivos principais de uma equipe. Ele deve ser criado para orientar todos os integrantes da sua empresa, até mesmo equipes menores cujas estratégias podem ser diferentes. 

Um bom mapeamento de estratégia deve conter todas as informações necessárias em uma página e demonstrar relações de causa e efeito entre as perspectivas da empresa e do cliente.

Antes de construir um mapa para sua empresa, você deve entender os princípios básicos do mapeamento estratégico, descritos abaixo.

Equilibre forças contraditórias

Como seu mapa estratégico leva em consideração o que sua empresa deseja e o que os clientes desejam, sua estratégia deve equilibrar os desejos e necessidades do consumidor com os interesses de sua organização.

Diferencie a proposta de valor para o cliente

Uma boa estratégia não diz respeito apenas ao desempenho dos negócios, mas também a fornecer aos clientes o que eles precisam. Ao desenvolver a estratégia de sua empresa, você deve definir o que torna a oferta de sua organização diferente do que outras empresas oferecem.

Crie valor com processos internos de negócios

Ao criar um mapa estratégico, mantenha seus processos internos de negócios em mente e pense em como eles o diferencia de outras empresas. Sua equipe está estruturada para realizar com eficiência o trabalho? 

Você desenvolveu uma nova maneira de fabricar um produto? Você usa os dados de forma adequada? Faça com que suas vantagens sejam parte integrante de sua estratégia.

Pense em temas simultâneos e complementares

Ao considerar as forças internas e externas da sua empresa, é importante certificar-se de que as diferentes fases funcionem em conjunto. Portanto, seu mapa estratégico deve sincronizar diferentes aspectos de seu negócio, tanto externos quanto internos.

Faça um mapa estratégico de cima para baixo

Ao contrário de muitos mapas de processo, um mapa estratégico deve ser projetado de cima para baixo, onde você deseja estar, em vez de onde está. Em vez de começar com uma ideia para um novo produto ou serviço, comece com uma meta financeira e, a partir daí, trabalhe de volta à ideia. 

A seguir estão as quatro perspectivas diferentes que você deve considerar de cima para baixo ao desenvolver um mapa estratégico para sua empresa.

1 – Perspectiva financeira

A construção de um mapa estratégico coloca a perspectiva financeira da sua organização em primeiro plano. Para empresas maiores, essa poderia ser uma meta para aumentar o valor para o acionista. 

Para empresas menores, pode ser algo tão simples quanto adquirir certo número de novos clientes. Ao definir sua meta financeira final, você pode trabalhar para construir sua estratégia com esse foco em mente.

2 – Perspectiva do cliente

Para cumprir essa meta financeira, você precisará de uma proposta de valor para o cliente, mostrando que seu produto ou serviço o diferencia da concorrência. Ao se concentrar nas necessidades do cliente, você pode inserir esses valores nos estágios iniciais do mapa estratégico.

3 – Perspectiva interna

Agora que você tem a proposta de valor e sabe o que fornecerá ao seu cliente para atingir sua meta financeira, você sabe o que precisa construir internamente. Então, que tipo de trabalho precisa ser feito e quantos membros da equipe são necessários para fazê-lo?

4 – Perspectiva de aprendizagem e crescimento

Ao descobrir todas essas etapas, você aprende mais sobre sua empresa. Em vez de contratar um monte de gente e depois encontrar coisas para eles fazerem, você pode descobrir o que precisa ser feito e expandir sua empresa de acordo com a estratégia em vigor.

Veja também: Como a análise SWOT pode ajudar sua empresa a crescer

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