No campo da consultoria de gestão, os consultores de planejamento estratégico se concentram nas questões estratégicas enfrentadas pelas empresas, desde cadeias de suprimentos e logística até a presença na Internet. 

Embora muitos consultores possam ter o suporte de empresas de consultoria, também é possível encontrar profissionais freelancers. Os consultores de planejamento estratégico ajudam os proprietários de empresas e suas equipes a desenvolverem um plano integrado para o sucesso futuro.

O papel do consultor de planejamento estratégico

O plano estratégico é formulado dentro de uma determinada estrutura de políticas e procedimentos corporativos e com base em cenários econômicos e regulatórios.

Assim sendo, o papel do consultor é desenvolver estratégias que aumentem a receita e a participação da empresa no mercado, melhorando sua vantagem competitiva. 

Assim, ajudam as empresas a crescer mais rápido. Uma função fundamental dos consultores dessa área de gestão é ajudar as empresas a identificar seus pontos fortes e fracos. 

Os consultores examinam o produto ou serviço oferecido, além das habilidades dos funcionários, a base de clientes da empresa e seu departamento de marketing para comparar suas capacidades atuais com as oportunidades de mercado. 

Dessa forma, buscam opções viáveis, que podem incluir o desenvolvimento ou a obtenção de novos produtos, a expansão para territórios geográficos mais amplos ou a entrada em novos setores de mercado. Para cada opção, os consultores destacam o risco associado e identificam as mudanças necessárias para o sucesso.

Perfil e habilidades do consultor

Consultores de planejamento estratégico possuem conhecimento e experiência para resolver problemas de pequenas e grandes empresas em diferentes setores da indústria. Esse ponto de vista pode ajudar uma equipe de gestão a se concentrar no que a empresa deve fazer para se diferenciar da concorrência. 

Como parte de sua função, os consultores estratégicos ajudam os executivos da empresa a identificarem prioridades e manter a equipe focada nos requisitos necessários para tornar a estratégia uma realidade.

O consultor primeiro analisa as práticas comerciais atuais de uma organização, tanto internamente quanto com seus clientes e fornecedores. A partir das avaliações feitas, o consultor formula os objetivos, tanto tática quanto estrategicamente. 

Uma vez que o plano tenha sido estabelecido a linha de base, o consultor trabalha com a equipe executiva continuamente para implementar o plano estratégico e gerenciar as alterações.

Desenvolver líderes

Um negócio estável depende de uma liderança forte. Um bom consultor de planejamento estratégico pode fornecer a uma equipe de liderança, a orientação e acesso a recursos, suporte e conhecimento para se desenvolver continuamente como indivíduos e agregar valor à organização.

Quando as empresas não conseguem criar ou transmitir claramente uma visão coesa, terão dificuldade em fazer qualquer progresso. Os consultores ajudam os líderes empresariais a formular ou redefinir uma visão clara. Em seguida, trabalhar para colocar todos os membros da organização na mesma sintonia.

Em última análise, as pessoas da empresa determinam se o negócio será bem-sucedido. Portanto, se o pessoal não estiver comprometido, focado ou entusiasmado com o trabalho, isso pode comprometer os objetivos maiores da empresa. 

Com a ajuda de um consultor de planejamento estratégico, os lideres terão a oportunidade de aprender novos métodos de gerenciamento de equipe que ajudam a unir todos em torno de interesses comuns da empresa.

Melhorar a comunicação

A transparência também é necessária para manter uma cultura empresarial saudável. O consultor de planejamento estratégico pode fornecer a empresa, ferramentas e conselhos úteis para estabelecer uma maior comunicação entre todos os setores.

Uma linha de comunicação aberta ajuda a manter todos envolvidos. Sem dúvida, uma comunicação melhor leva a novas ideias que podem impulsionar uma empresa, melhorar suas operações e estabelecer outras maneiras de alcançar seus objetivos.

Em qualquer empreendimento, uma perspectiva externa ajuda a manter o negócio no caminho certo. Além disso, permite o reconhecimento de pontos fortes e fracos. O consultor de planejamento estratégico pode ajudar as empresas a superar suas deficiências para que possam atingir suas metas de curto e longo prazo.

Conclusão

A empatia é uma habilidade muito importante, portanto, o consultor deve estar sempre atento, principalmente no início do trabalho. Ao obter a confiança do cliente, a tarefa pode se tornar mais fácil. 

A consultoria é um trabalho gratificante quando realizado com vontade. Além disso, muitos projetos oferecem uma chance de crescer e se desenvolver rápido, bem como conhecer muitos clientes em diferentes setores e aprender como eles operam.

Por fim, a capacidade de atender muitas pessoas interessantes e, às vezes, altamente posicionadas, pode inspirá-lo e abrir novas portas.



Quer mais informações sobre consultoria?


Entre no grupo do WhatsApp para você aprender muito e tirar dúvidas.

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp