Seja qual for o seu objetivo, na vida ou nos negócios, suas chances de alcançá-lo aumentam se você tiver um plano. Portanto, se o que você deseja é impulsionar a lucratividade da sua empresa, é indicado fazer um planejamento estratégico.

Cada negócio tem propósitos e desafios diferentes. Para a maioria, porém, o planejamento estratégico é o caminho para articular os seus objetivos e definir as melhores formas de alcançá-los. Na melhor das hipóteses, ele se torna um trampolim para a inovação. Assim, surgem novas ideias.

Um planejamento estratégico estabelece a direção de uma empresa.  É um processo que ajuda o gestor (e a equipe) a examinar onde estão, para onde querem ir e como chegarão lá. Na ausência de um plano, o trabalho ainda é feito diariamente, mas muitas vezes falta um sentido de propósito e prioridade.

Mas afinal, qual é a melhor forma de criar seu planejamento estratégico? Conforme observado acima, não existem dois negócios iguais, o que significa que o processo de planejamento estratégico será diferente para cada um. Dito isto, a maioria das empresas tem sucesso seguindo as seguintes etapas:

1 – Comece com uma Análise SWOT

Identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças é crucial para o sucesso do planejamento. Esse não deve ser um exercício superficial, mas sim baseado em pesquisas cuidadosas e análises criteriosas. 

Por exemplo, é preciso considerar os pontos fortes e fracos do seu negócio, desde a contratação de pessoal até a viabilidade do produto e posição no mercado. As oportunidades de negócios podem incluir novos produtos e serviços, bem como parcerias. Por último, considere as ameaças internas e externas.

2 – Defina a missão e visão da sua empresa

As declarações de missão e visão da sua empresa não devem ser isoladas do trabalho central do seu negócio. Elas devem abordar tudo o que você faz e serem compreendidas por todos os funcionários. A declaração de missão define a razão de ser da sua empresa. Já a visão articula até onde você deseja levar seu negócio.

Veja também: Importância do planejamento estratégico para e-commerce

3 – Estabeleça seus objetivos

Depois de definir onde sua empresa está agora (por meio da análise SWOT), esclarecer o que sua empresa faz (melhor que seus concorrentes) e onde deseja que ela esteja no futuro, você estará pronto para criar metas. Estas metas devem ser SMART. Isso significa que devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e delimitadas no tempo.

Então, comece definindo metas amplas, coisas como mudanças específicas na cultura da empresa, metas financeiras, de lucratividade e produtividade em grande escala e novas ofertas de produtos ou serviços. Depois de definir grandes metas, é importante criar metas menores que as apoiem.

4 – Defina um orçamento que apoie seu plano

Você precisa atribuir valores monetários (realistas) para cada uma das mudanças articuladas em seu planejamento estratégico. Por exemplo, se você precisa expandir sua equipe de TI, quanto isso custará? Se sua equipe de marketing pode melhorar a eficácia com um CRM ou software de automação de marketing, você deve encontrar uma maneira de pagar por isso.

É comum descobrir nesta fase que o seu plano, embora inteligente e ponderado, levará a mais investimentos do que você pensou inicialmente. Se for esse o caso, você precisará encontrar novos fluxos de receita para financiá-lo ou alterar o planejamento para que fique alinhado com seu orçamento.

Conclusão

Por fim, em um mundo empresarial onde a inovação se tornou um componente crítico do sucesso, o planejamento estratégico é crucial para a saúde, rentabilidade e longevidade do seu negócio. Mas também pode ser complicado e confuso, por isso existem os softwares de planejamento estratégico online que oferecem uma série de benefícios para empresas que desejam criar, implementar e monitorar suas estratégias de maneira eficaz.

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