Planejamento Estratégico x O Plano de Marketing

O planejamento estratégico contem todos os planos da empresa, desde recursos humanos, questões legais, plano de produção, planejamento financeiro e, principalmente, plano de marketing.

O planejamento estratégico, ou plano de negócios da empresa, é um levantamento documentado sobre todas as informações de um empreendimento, devendo ser utilizado desde antes da implantação da empresa para nortear as ações estratégicas que deverão ser tomadas ou para estabelecer as metas e objetivos de crescimento da empresa.

O que é o plano de marketing?

O plano de marketing que faz parte do planejamento estratégico, é o documento complementar, reunindo informações do ambiente em que a empresa está inserida e identificando oportunidades e ameaças, visando o crescimento da empresa.

No plano de marketing devem estar detalhadas as ações necessárias para que a empresa consiga aumentar as vendas, detalhando onde está atualmente a empresa, para onde pretende ir e como deve fazer para chegar onde quer.

O plano de marketing, dentro do planejamento estratégico, devem prever situações que possam atrapalhar o bom desenvolvimento do negócio, como, por exemplo, a chegada de um novo concorrente no mercado, a falta de mão de obra adequada e até mesmo novas legislações.

Assim, a empresa tem meios de prevenir erros e mostrar de que maneira deve conduzir suas ações para atingir seus objetivos.

Para que a empresa possa se desenvolver, portanto, é essencial montar o plano de marketing que, na verdade, não precisa ser um documento mais extenso, embora deva registrar as principais ações para incrementar as vendas e os valores de investimento necessários para suas ações.

O plano de marketing e sua importância para o planejamento estratégico

Ao estabelecer o planejamento estratégico é importante já partir de uma premissa básica: os produtos, com suas características e especificações, são definidos a partir das necessidades apresentadas pelo ambiente externo, ou seja, os consumidores.

Desta forma, o plano de marketing deve ser o responsável pela definição do público-alvo e do mercado que será atendido, que tipo de produtos devem ser ofertados, os preços que devem ser cobrados e os canais de distribuição mais adequados.

No processo de desenvolvimento de estratégias das áreas funcionais da empresa, o plano de marketing deve pesquisar todas as informações sobre o mercado, procurando detectar ameaças e oportunidades, pesquisando clientes, fornecedores e concorrentes e buscando tudo o que se refere ao ambiente externo da organização.

A pesquisa para o plano de marketing deve ainda identificar o perfil dos clientes e levantar suas necessidades e preferências com relação aos produtos ofertados, seja através da qualidade percebida, do preço, do processo de compra ou do local onde o produto está sendo comercializado.

O plano de marketing, portanto, tem como responsabilidade traduzir a estratégia global para as ações da empresa, analisando a organização a partir dos quatro elementos que compõem o mix de marketing, os 4 Ps de marketing (produto, praça, preço e promoção).

Também é importante destacar que todas as informações estabelecidas em planos de marketing já aplicados e seus resultados sejam considerados no momento de estabelecer novos planejamentos na organização.

Esse processo deve ser visto como ações de conhecimento, buscando a identificação e codificação do que foi efetivamente realizado na empresa, permitindo que se possa estabelecer uma estrutura montada em ocorrências reais, que possibilitem melhor acerto no futuro com relação ao plano de marketing.

As ações para o plano de marketing devem levar em consideração três princípios de caráter estratégico;

  • Definir e identificar os conhecimentos que sejam relevantes para a empresa;
  • Encontrar as maneiras para que esse conhecimento seja compartilhado pelas pessoas, tornando-se numa vantagem competitiva;
  • Estabelecer as formas de proteção dessas vantagens.

Para a empresa, seu futuro depende do melhor planejamento estratégico, tendo sempre em vista os objetivos básicos do plano de marketing, criando um cenário propício para o desenvolvimento da organização.

Devemos considerar, portanto, as vantagens do planejamento estratégico e do plano de marketing, como base para disseminar uma visão comum de futuro na equipe de colaboradores.

Com o planejamento estratégico elaborado e com o plano de marketing de acordo com suas bases, define-se o que se espera para o futuro do negócio, permitindo que se faça escolhas mais consistentes por parte da empresa.

O plano de marketing é um instrumento de integração entre as atividades e áreas funcionais da empresa, possibilitando gerar maior coerência entre os objetivos estabelecidos e favorecendo a tomada de decisões sempre que se apresentar algum tipo de conflito.

Além de aumentar a flexibilidade de ações face a mudanças imprevistas, o plano de marketing também facilita o acompanhamento e monitoramento de ações. Havendo qualquer desvio em objetivos estabelecidos anteriormente, pode-se obter parâmetros para determinar ações corretivas, sempre que necessário.

O planejamento estratégico e o plano de marketing devem ser elaborados através de um sistema específico de programação, possibilitando melhor visualização e acompanhamento, além de cruzamento de dados que são relevantes para que a empresa possa tomar uma direção no mercado.


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