Planejamento estratégico x O Modelo de negócio

O planejamento estratégico e o modelo de negócios são ferramentas com aplicações distintas.

Enquanto o modelo de negócios atende a empresa como um projeto para sua construção, o planejamento estratégico é uma ferramenta para uso no dia a dia, podendo ser ajustado às alterações e servindo como orientador para as ações que fornecem o rumo da organização, respondendo às condições de mercado.

Ao fazer o seu modelo de negócios, o empresário deve se voltar para a identificação do perfil do público-alvo, os produtos e serviços que serão oferecidos, as instalações da empresa, os investimentos exigidos e a estruturação da organização, analisando ainda as possibilidades de receitas e estimativas de resultados.

No planejamento estratégico, o foco deve ser o crescimento do negócio e as formas como ele pode se tornar sustentável. Assim, é necessário observar o mercado e as tendências que podem alterar seu comportamento.

Cada cenário deve ser considerado, estruturando-se novas alternativas de atuação.

O modelo de negócios e o planejamento estratégico são documentos importantes para o início de um novo empreendimento, possibilitando a administração de uma maneira mais consistente e objetiva, trazendo mais confiabilidade para o negócio e maior certeza de que os resultados poderão ser alcançados.

De certa maneira, o planejamento estratégico pode ser considerado um documento posterior ao modelo de negócios, já que ele normalmente é utilizado por empresas que já estão há algum tempo no mercado, servindo para definir o futuro do empreendimento.

O modelo de negócios, por sua vez, é mais indicado para empresas que ainda estão começando, que ainda não possuem uma base sobre o futuro do negócio, se vai ou não dar certo, já que não possui valores e dados históricos.

O que é o plano de negócios?

O modelo de negócios ou conhecido hoje me dia como canvas é a ferramenta para elaborar o planejamento de um empreendimento em sua fase inicial, servindo para orientar o empresário no desenvolvimento de uma ideia que será transformada num novo negócio.

O modelo de negócios é utilizado para consolidar todas as observações e objetivos do empreendedor sobre sua pretensão, as motivações para o novo empreendimento, o ambiente competitivo aonde irá se colocar e as formas como pretende trabalhar para suplantar a concorrência, apresentando ainda demonstrações de aspectos e cenários financeiros e econômicos que irá buscar com sua operação.

A finalidade do canvas (business model canvas) é demonstrar a viabilidade do novo empreendimento, apresentando evidências de que os objetivos podem ser alcançados.

tradução business model canvas

Normalmente, as instituições que fomentam o empreendedorismo sugerem a elaboração do modelo de negócios como uma maneira de incentivar no empresário uma reflexão mais detalhada e aprofundada sobre sua ideia e sobre o mercado onde irá atuar.

O modelo de negócios, quando bem elaborado, também é a ferramenta que pode ser aplicada para apresentação do novo empreendimento a possíveis investidores ou para candidatos a sócio do empreendedor.

Com o desenvolvimento do modelo de negócios, o empreendedor começa a ver sua ideia ganhando forma, estruturando a realização de um objetivo, tornando-se, portanto, uma ferramenta de fundamental importância para a implantação do novo empreendimento.

A elaboração de um modelo de negócios bem estruturado irá mostrar se um produto ou servido será aceito pelo mercado, se há necessidade desse novo produto ou serviço e se existe um público-alvo que possa fazer com que a empresa tenha resultados positivos.

Contudo, é importante entender que o modelo de negócios é baseado em suposições, sem informações históricas, e sim com dados obtidos através da análise do mercado. Assim, é importante que os dados obtidos sejam consistentes.

Com um bom modelo de negócios, o novo empreendedor terá condições de tomar decisões mais conscientes e racionais, utilizando a ferramenta como um norte para a criação e elaboração de novos projetos.

Clique na imagem abaixo para baixar o Business Model Convas traduzido para Português em versão para impressão.

Plano de Negócios - Business Model Canvas - Traduzido para Português

Plano de Negócios – Business Model Canvas Traduzido para Português

 

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a ferramenta que pode mostrar ao empreendedor onde ele pretende estar no futuro com sua empresa. Ele deve ser elaborado para pensar no momento presente o trabalho que haverá pela frente, trazendo condições de estabelecer estratégias para atingir os objetivos.

Ao elaborar o planejamento estratégico é necessário analisar os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo, definindo o negócio, a linha de atuação, as metas e objetivos do empreendimento.

Sem o planejamento estratégico, o empresário não irá saber para onde deve seguir e o que pretende com seu negócio. A ferramenta contempla metas de crescimento, de conquista de mercado e de ações permanentes para o desenvolvimento da empresa, inclusive com o planejamento de novas linhas de produtos e serviços.

Através do planejamento estratégico o empresário irá definir as atitudes a tomar no caso de não ter os resultados esperados, podendo encontrar novos meios de continuar com sua atividade no mercado.

No planejamento estratégico são apresentadas as análises das condições competitivas da empresa em seu mercado de atuação, baseados em dados consistentes sobre sua performance anterior, relacionando os objetivos dentro das próprias possibilidades econômicas e financeiras existentes.

O desenvolvimento do planejamento estratégico exige a atenção voltada para o mercado e a forma como a concorrência está atuando, compreendendo como cada força opera no mercado e como a empresa pode encontrar o diferencial para conseguir maior competitividade.

É importante ressaltar que a empresa precisa de ambos os planos para estruturar e manter o seu negócio. Enquanto o plano de negócios reúne informações que irão contribuir para a definição do posicionamento da empresa e de sua oferta ao mercado, o planejamento estratégico oferece a orientação para que a empresa atinja seus objetivos.

Cada um dos documentos possui uma validade definida. O modelo de negócios é algo de curta duração, tornando-se obsoleto a partir do momento em que a empresa está estruturada e funcionando.

No planejamento estratégico, as coisas funcionam de forma diferente. Trata-se de um documento que continua com a empresa, ajustando-se às condições competitivas do mercado e oferecendo a visão das necessidades de mudança, devendo ser monitorado de forma constante, tomando como base os indicadores de desempenho.

Para montar o modelo de negócios para sua ideia ou para estabelecer o planejamento estratégico necessário para que sua empresa obtenha sucesso, procure nossos profissionais. Eles irão orientar o seu caminho em direção aos resultados que você pretende.


Começe hoje a organizar seu Planejamento Estratégico


Monte seus Canvas, SWOT e Plano de Ações com o Software Planest de forma gratuita!

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp