As pressões pelas quais uma empresa passa diariamente pode levar muitos empresários a deixar o planejamento estratégico em segundo plano. No entanto, para ter um negócio bem-sucedido é vital planejar com antecedência.

Realizar um plano estratégico é fundamental para qualquer empresa porque permite identificar vantagens competitivas, bem como outros pontos importantes do processo empresarial. Além disso, estabelecer um bom planejamento estratégico ajuda a definir abordagens para eliminar os atuais e futuros problemas.

Aspectos importantes do planejamento estratégico incluem a avaliação de elementos externos que podem influenciar no desempenho de uma organização. Além disso, também inclui a avaliação do potencial e da base de recursos da empresa. Assim como pontos fortes e fracos, juntamente com ameaças e oportunidades externas. 

A seguir, uma visão sobre as 7 etapas mais eficazes no processo de planejamento estratégico que foram usadas por diversas empresas no passado e provaram ser muito práticas na implementação. 

Etapa 1 – Revisar ou desenvolver a visão e missão

Nessa etapa é possível obter informações em primeira mão de vários stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, etc…). Dessa forma torna-se mais fácil saber se sua ação está alinhada com os objetivos da organização.

Rever ou desenvolver a visão e missão da empresa com o envolvimento de outras partes interessadas ajuda a manter-se sempre em dia com as mudanças do negócio e novos desafios. Além disso, essa etapa também pode ser usada como um meio de comunicação.

Etapa 2 – Análise de negócios e operação (análise SWOT etc)

Uma das principais considerações do planejamento estratégico é entender os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ameaças e oportunidades externas. Esses são comumente conhecidos como os quatro fatores de uma análise SWOT.

Essa é uma parte importante desse processo, já que é usada por empresas para avaliar seu desempenho e estabelecer metas ou objetivos. É fundamental envolver diferentes partes interessadas para fornecer seus pontos de vista sobre a sua organização. 

Etapa 3 – Desenvolver e selecionar opções estratégicas

Você pode desenvolver várias estratégias possíveis para atender aos objetivos da organização. Essas estratégias são desenvolvidas com base nas informações das partes interessadas (etapa 1) e na análise de negócios e operações (etapa 2).

Muitas vezes, várias estratégias são desenvolvidas e cada uma delas é importante. Como é normal que uma organização tenha vários problemas vitais para resolver, você deve usar as ferramentas adequadas para selecionar as estratégias possíveis. 

Etapa 4 – Estabelecer objetivos estratégicos

Durante esta etapa, você poderá ter uma visão geral da empresa e selecionar algumas opções estratégicas de forma objetiva. Assim é possível definir medidas-chave e um cronograma amplo para garantir que as opções estratégicas selecionadas sejam alcançadas.

Embora seja bastante comum que as medidas e o cronograma sejam dados pela alta administração da empresa, a intenção desta etapa é que esse processo seja SMART, que significa Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Realístico (R) e no limite certo de Tempo (T). Quando as opções estratégicas são SMART, isso ajuda a facilitar a comunicação em direção ao nível inferior da hierarquia organizacional para implementação.

Etapa 5 – Plano de execução do planejamento estratégico

Muitas organizações não conseguem realizar todo o potencial de suas estratégias devido à implementação deficiente. Nesta etapa 5, um plano de implantação adequado é desenvolvido para implementar essas estratégias.

Etapa 6 – Estabelecer alocação de recursos

Em muitos casos, a equipe de gerenciamento pode atribuir estratégias selecionadas ao pessoal-chave e deixar que o indivíduo realize a tarefa. Embora a maioria das organizações opere com recursos mínimos, às vezes isso pode acabar sobrecarregando o indivíduo.

Etapa 7 – Revisão de execução

Um dos principais fatores de sucesso para um desdobramento eficaz da estratégia é uma revisão constante de seu progresso e tomar a decisão de planejar quaisquer desvios. Portanto, é vital decidir o que revisar e com quem a revisão será feita. Novas decisões podem ser necessárias à medida que o status das estratégias progridem.

Conclusão

Por fim, siga estas 7 etapas no planejamento estratégico para garantir que várias opções sejam consideradas, incluindo sua execução, alocação de recursos e revisão. Assim você formará um ciclo completo para iniciativas de planejamento estratégico novas ou existentes.

Veja também: Benefícios do planejamento estratégico BSC



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