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Muitos profissionais de marketing acreditam que a única maneira de alcançar o sucesso é sendo funcionário de uma agência de publicidade. Mas, o que eles não percebem é que têm outra escolha: se tornar um consultor de marketing autônomo. 

O mercado de consultores independentes está crescendo, em parte impulsionado pelo fato de que algumas empresas hesitam em investir em grandes empresas de marketing ou publicidade caras. Em vez disso, investem em um consultor de marketing de forma individual.

O que faz um consultor de marketing?

O trabalho de um consultor de marketing varia muito de acordo com a empresa e o projeto, mas normalmente envolve aconselhar as empresas sobre a melhor maneira de alcançar seus clientes. 

Os consultores de marketing podem avaliar os esforços de marketing atuais e fazer sugestões para melhorias. Além disso, planejar e implementar estratégias em redes sociais ou outras campanhas, bem como sugerir novos conteúdos ou métodos para alcançar os consumidores. 

Em seguida, eles rastreiam o sucesso das estratégias de marketing usando ferramentas analíticas. Os consultores de marketing são pagos por projeto, portanto, a remuneração varia muito.

Qualificações para um consultor de marketing

Se você deseja ser um consultor de marketing, precisará seguir algumas etapas para ter sucesso. Aqui está um resumo rápido das qualificações e características de que você precisa:

– Um ótimo portfólio que mostra seus trabalhos anteriores e experiência consolidada como profissional de marketing.

– Expertise em um nicho específico ou experiência de trabalho em uma ampla gama de setores.

– Fortes habilidades de redação e comunicação.

– Experiência de marketing em diferentes áreas (redes sociais, conteúdo, SEO, geração de leads, PPC, etc.)

– Experiência em automação de marketing.

– Uma compreensão de estratégia versus tática (uma estratégia é um plano de ação com um objetivo, enquanto uma tática é uma ação específica que faz parte da implementação da estratégia).

– Habilidades de liderança, profissionalismo e comprometimento.

– Capacidade de ouvir e ter empatia.

Se você tem todas essas habilidades (ou planeja cultivá-las), sem dúvida, está no caminho certo para se tornar um consultor de marketing de sucesso.

Estabeleça sua reputação

Agora que você conhece as habilidades de que precisa, existem algumas ações que pode realizar para consolidar ainda mais seu sucesso. Antes de mais nada, ganhe a confiança do seu público-alvo. Recomendações e depoimentos podem garantir mais credibilidade ao seu trabalho.

Aliás, há três coisas que um cliente precisa para confiar em você: a certeza de que você vai entregar o projeto; a crença de que você vale mais do que está cobrando deles e a garantia de que fornecerá uma resposta clara e oportuna se entrarem em contato com você.

Cultive uma compreensão de como o marketing influencia as marcas

Algumas empresas estão tão interessadas em construir uma marca duradoura na qual os clientes confiem quanto estão preocupadas em maximizar seus lucros líquidos. 

No entanto, os consultores de marketing às vezes cometem o erro de focar na maximização da receita e não levar em consideração a percepção da marca. 

Por exemplo, uma oferta pela metade do preço pode impulsionar temporariamente as vendas para um cliente e aumentar sua margem de lucro. No entanto, se o cliente passou anos desenvolvendo uma imagem luxuosa, isso poderia prejudicar a marca e o crescimento a longo prazo.

Torne-se indispensável

Quando você começar a trabalhar como consultor, pode ser difícil encontrar trabalho. Certamente você precisará gastar muito tempo fazendo seu marketing e ganhando referências. Mas persevere e você começará a ver clientes e referências recorrentes. Ganhar clientes repetidos prova que você é confiável e obteve sucesso. 

Quando você começa a aprender tudo o que pode sobre a empresa do seu cliente e o setor em que ela está inserida, você começa a se tornar alguém difícil de substituir. A especialização leva tempo, mas depois de adquirida, é insubstituível.

Continue aprendendo

Por fim, os melhores consultores não se contentam apenas em ter um diploma em marketing ou algumas certificações. Eles estão constantemente aprendendo e trabalhando em suas habilidades.

Dessa forma eles podem atualizar seus clientes sobre as práticas recomendadas de marketing mais recentes. O marketing está sempre evoluindo e é importante acompanhar o ritmo da indústria.

Veja também: Benefícios de ser um consultor independente

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