Escolha uma Página

Interessado em ingressar no mercado de consultoria? Então, conhecer o perfil dos consultores de sucesso pode ajudar você a desenvolver melhor suas habilidades. Grandes consultores, além de experiência e conhecimento em determinada área, também têm uma ampla gama de qualidades que os tornam valiosos para seus clientes.

Portanto, se você está pensando em abrir um negócio de consultoria, dê uma olhada nas qualidades pessoais mais importantes dos consultores de sucesso antes de dar o primeiro passo.

1 – Você além de fazer ensina

Parte do motivo pelo qual você está entrando nesse mercado deve ser para ajudar outras pessoas compartilhando seus conhecimentos. Então, além de você mostrar como se faz, está ensinando, ou seja, é um professor. Assim será visto e valorizado pelos seus clientes. Então, se você é articulado, paciente e tem boa comunicação, já é um começo.

2 – Construir confiança

Entrar em um negócio sendo um estranho significa que seu primeiro trabalho é desenvolver boas relações de trabalho baseadas na confiança. Para que isso aconteça, você precisa ser sincero sobre sua função e o que você deseja alcançar, para que as pessoas saibam o que esperar de você.

Ter sucesso no mercado de consultoria significa demonstrar seu valor e confiabilidade. Portanto, você precisará seguir todos os acordos que fizer e atender os prazos. 

Se você confirmar que estará lá para uma reunião, esteja lá, a responsabilidade é muito importante para construir confiança. Pessoas que são abertas, diretas e sociáveis têm uma vantagem natural aqui.

3 – Deixe seu ego de fora

Quando você está realizando uma consultoria, tudo gira em torno do seu cliente. Sim, você é fantástico no seu trabalho e quer causar uma ótima impressão, mas a tarefa principal é resolver os problemas do negócio dele, o que deve vir antes de qualquer excesso de orgulho do seu trabalho, para não beirar a arrogância.

Parte da natureza da consultoria é entrar em negócios onde existem maneiras estabelecidas de fazer as coisas e assim desafiar o status quo. Nem todo mundo vai apreciar isso e, às vezes, você encontrará resistências ou críticas que não aceitará como válidas. 

Em vez de argumentar, mantenha seu objetivo em mente: trata-se apenas de resolver problemas, não de estar certo ou errado. Se você é confiante, obstinado e bom em separar a razão do coração, já sabe muito sobre como ser um bom consultor.

4 – Pense por conta própria

Vamos supor que você tenha pensado que foi contratado para resolver um problema de negócios, e de alguma forma você acabou no meio de algo completamente diferente. 

As prioridades de negócios podem mudar e se adaptar em alta velocidade, especialmente em campos que se movem rapidamente, como tecnologia ou mídia social.

Pensar rápido e ser capaz de abrir mão de ideias existentes e absorver novas são características muito importantes no mercado de consultoria. Se você aprender rápido e for bom em transferir suas habilidades para diferentes cenários, melhor ainda.

Os traços de personalidade ideais para esta parte de sua função são os seguintes: criatividade, espontaneidade e bom humor.

5 – Saiba ouvir

Parece tão simples, mas para algumas pessoas pode ser preciso fazer um grande esforço para ouvir os clientes. Como consultor, você precisa obter uma grande quantidade de novas informações antes de começar a fazer seu trabalho. 

Descobrir a natureza do negócio em que você está, os desafios que ele enfrenta e o estilo de comunicação usado são grandes tarefas de escuta que estabelecem a base para uma consultoria eficaz. Se sua abordagem tende a ser reflexiva, cuidadosa e orientada para os detalhes, você está no caminho certo.

6 – Faça seu marketing pessoal

Quando se é contrato para prestar consultoria para alguma empresa, é fácil deixar a cultura e as estruturas corporativas delas se tornarem suas. 

Mas se você planeja se tornar um consultor de sucesso e ter mais de um cliente ao longo da vida, precisará desenvolver um senso de identidade como profissional independente.

Um bom consultor é a sua própria marca, com ética e abordagem estabelecidas. Portanto, invista em seu marketing pessoal.

Veja também: Conheça os principais tipos de consultoria

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp