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Você está pensando em ser um consultor independente, mas não sabe se essa profissão é para você? Atualmente, qualquer pessoa pode prestar serviço de consultoria. Em algumas áreas, nem mesmo experiência é necessário, basta ter certo conhecimento do tema que pretende tratar.

Ao investir em uma nova carreira, pode ser útil analisar se sua personalidade corresponde ao caminho que você deseja seguir. Por exemplo, você se comunica com facilidade, tem talento para administrar um negócio e gerenciar projetos?

Mesmo que você não tenha esses talentos, não se preocupe, saiba que você pode desenvolver algumas capacidades necessárias para esse trabalho, basta um pouco de esforço e dedicação.

Neste artigo vamos mostrar alguns aspectos importantes da vida diária de um consultor independente. Além disso, há certas características pessoais que acompanham essas responsabilidades. Confira a seguir.

Ter confiança no que você faz

Você é uma pessoa autoconfiante? Um consultor independente de sucesso olhará para um desafio com entusiasmo, em vez de apreensão. A palavra “não posso” provavelmente não faz parte de seu vocabulário. 

Sua atitude positiva vem do fato de que a maioria dos consultores de sucesso confia em suas habilidades, mesmo quando se trata de projetos grandes ou difíceis.

Ser realista sobre o que é possível

A confiança para lidar com projetos difíceis também deve ser acompanhada por um senso realista do que é realmente possível. 

Consultores de sucesso podem oferecer aos clientes cronogramas para a conclusão do trabalho, mesmo quando esse cronograma for contrário ao que o cliente deseja ouvir. 

Se você tentar realizar o trabalho de uma semana em dois dias, é provável que acabe decepcionando o cliente com uma entrega de baixa qualidade.

Estar motivado para manter o foco

A motivação é um traço de personalidade especialmente importante se você  trabalha em casa por conta própria. É muito mais fácil se acomodar quando você está no conforto do seu lar, longe de um ambiente de escritório que pode parecer mais um trabalho “tradicional”. 

Se você está desmotivado ou tem dificuldade para terminar as tarefas trabalhando sozinho, pode não concluir os projetos no prazo e isso pode desapontar clientes que não contratarão seus serviços novamente.

Ter uma mentalidade flexível

Se você trabalhar com vários clientes, terá que equilibrar diversas prioridades e, muitas vezes, mudar. Por exemplo, um cliente pode ligar para você no último minuto com uma grande alteração no projeto e você precisa ser capaz de deixar de lado o que está fazendo e priorizá-lo no momento. 

Conforme os projetos vêm e vão, sua receita também pode flutuar. Portanto, o bom atendimento ao cliente é fundamental para manter sua reputação e garantir a indicação para novos trabalhos.

Ser paciente

Tornar-se um consultor de sucesso com um fluxo constante de projetos provavelmente não acontecerá da noite para o dia. Como acontece com a maioria das coisas na vida, você precisará ser paciente e perseverar para finalmente atingir seus objetivos. 

Essa paciência também se estende aos seus clientes, você pode ter que explicar detalhadamente os conceitos técnicos várias vezes (e eles ainda podem não entender). Há todo o tipo de cliente, uns mais exigentes e outros mais flexíveis. Portanto, um consultor deve ter “jogo de cintura” para lidar com diferentes personalidades.

Socializar

A saúde de seu negócio de consultoria independente depende muito de duas coisas: seus relacionamentos com seus clientes atuais e recomendações de clientes anteriores. 

Isso significa que muitos aspectos do seu trabalho são sociais: networking para encontrar projetos, trabalhar junto aos clientes para construir confiança e formar relacionamentos no setor para expandir seus negócios. 

Embora você possa pensar que isso significa que consultoria é apenas para extrovertidos, há muitas maneiras pelas quais os  introvertidos também podem prosperar  como consultores independentes.

Embora aqueles que são naturalmente inclinados a fazer networking e interagir com os outros possam ter uma vantagem quando se trata de autopromoção ou conhecer novas pessoas, isso não significa que um tímido não terá sucesso em construir seu próprio negócio.

Veja também: Conheça os principais tipos de consultoria

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