Escolha uma Página

Você já pensou em trabalhar na internet com consultoria online? Cada vez mais tem crescido a demanda por consultores que façam atendimento virtual, principalmente na consultoria de negócios. Isso porque os gestores de empresas enfrentam inúmeros desafios do mercado para manter seu negócio competitivo. 

Nem sempre os gestores conseguem acompanhar tendências ou saber as soluções para os problemas que enfrentam na organização. Por esse motivo, muitas vezes procuram ajuda externa. Assim, a consultoria online tornou-se uma solução acessível.

Então, como consultor, se você ainda não está aproveitando as oportunidades que o contato virtual oferece, este post vai ajudar você.

Quais são as vantagens da consultoria online?

Muitas empresas sentem necessidade de obter aconselhamento e orientação de um especialista, mas não se sentem em condições de contratar os serviços de consultoria tradicionais. 

Para alguns, o custo é muito alto, principalmente se o negócio não for grande e sua localização não for tão próxima dos grandes centros. Portanto, a consultoria online reduz despesas e torna o serviço acessível até mesmo para empresas de menor porte.

O próprio consultor também recebe uma série de benefícios, pois consegue fechar mais contratos e ser mais produtivo, o que também significa acumular mais cases de sucesso.

A consultoria online é uma oportunidade de dar visibilidade ao consultor e expandir sua área de atendimento ao cliente. À medida que você se torna mais conhecido em outras regiões e ganha projeção, pode pensar em outras maneiras de expandir seus negócios. 

Como fornecer consultoria através da internet?

O papel da consultoria online é o mesmo do atendimento presencial: diagnosticar problemas, apontar soluções e orientar a execução. A grande diferença é que o contato não é presencial, mas por meio de ferramentas de comunicação virtual.

Considerando que o consultor passa grande parte do tempo em contato com os gestores da empresa ou analisando relatórios, então não há problema em realizar essas atividades virtualmente. 

As reuniões podem ser por videoconferência, a análise e até a edição colaborativa de documentos também podem ser facilitadas compartilhando-os através da nuvem. Portanto, o que o consultor precisa fazer é digitalizar seu negócio de consultoria.

Como oferecer consultoria online de boa qualidade?

A consultoria online é uma excelente alternativa para o consultor que deseja aumentar sua produtividade, visibilidade e lucratividade. Pode ser a sua oportunidade de se tornar referência em nichos específicos.

Você já deve ter entendido que é perfeitamente possível usar seu conhecimento como especialista em negócios no mundo online da mesma forma que faria em um serviço de consultoria tradicional. 

A seguir, algumas dicas que vão ajudar você a manter seu cliente satisfeito e garantir o sucesso do seu negócio.

Esclareça as condições do contrato

Você oferece um pacote definido de serviços ou sua atenção é bem individualizada, de acordo com a necessidade do cliente? É muito importante deixar bem claras as condições da consultoria antes da contratação, para que o cliente não se sinta enganado.

Além disso, nossa recomendação é que a descrição dos serviços seja feita por escrito. Existem muitos sites onde você pode solicitar a assinatura de documentos virtuais. Assim, caso surja alguma dúvida, pode justificar legalmente que cumpriu as condições de acordo com as disposições do contrato.

Construa uma excelente reputação online

Os gerentes contratam consultores em que confiam. No mundo dos negócios, essa confiança vem da demonstração de conhecimento e da verificação de resultados. Portanto, é essencial investir na sua reputação online.

O caminho principal para isso é criar conteúdo de boa qualidade. Por exemplo, se você mantém um blog com artigos relevantes que abordam assuntos relacionados à sua prestação de serviço, as pessoas terão mais confiança para contratá-lo.

Por outro lado, se o seu canal no YouTube pretende mostrar aos empresários como cuidar das finanças, eles o verão automaticamente como uma referência em Gestão Financeira.

Preste uma consultoria online de qualidade

É fundamental atendê-los cumprindo os requisitos definidos em contrato. Então, estabeleça um limite de tempo para responder às mensagens que os clientes lhe enviam, bem como a formulação de relatórios, planos de ação e assim por diante.

Priorize a orientação prática

Quando os gerentes procuram um consultor, eles precisam de soluções rápidas para os problemas de negócios. 

Não perca muito tempo com teorias e foque mais na execução de procedimentos para reduzir custos, obter resultados ou qualquer outro objetivo relacionado à sua área de atuação.

Seja organizado

Por fim, como consultor é provável que você não tenha apenas um cliente. Por isso é fundamental que você consiga organizar suas atividades e distribuir seu tempo para dar conta de vários projetos simultaneamente. 

Fique atento aos prazos e busque, na medida do possível, ter suas entregas prontas com antecedência, para evitar imprevistos de última hora que causem atrasos.

Veja também:  Como fazer análise swot da forma certa

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp