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Quem pretende se aventurar no empreendedorismo deve começar a desenvolver o seu plano de negócios. Mas muita gente ainda não sabe a importância dessa ferramenta poderosa. Trata-se de um documento usado para planejar a abertura de uma empresa.

O objetivo é colocar no papel todos os planos de atuação do futuro empreendimento. O plano de negócios pode ser usado também como um guia de gestão estratégica no decorrer do negócio.

Para você entender melhor o seu significado, considere o seguinte exemplo: ao construir uma casa, a pessoa deve planejar todas as etapas desse empreendimento. Comprar o material, contratar mão de obra qualificada, mobiliar, fazer instalações elétricas, etc.

Todas essas fases devem ser bem planejadas e cumpridas para chegar à conclusão da obra. Da mesma forma acontece ao abrir um negócio, tudo deve ser pensado e organizado para montar as estratégias de atuação em busca do resultado esperado.

Para que serve o plano de negócios

O plano de negócios ajuda você a organizar todas as suas ideias para que possa desenvolver passo a passo o seu empreendimento. Nele você vai descrever todos seus objetivos e as ações necessárias para conquistar essas metas, reduzindo os riscos e os erros.

O plano de negócios será o seu mapa de percurso nessa aventura que é ser empreendedor. No papel fica mais fácil identificar suas falhas e acertos, antes de se lançar no mercado.

Busque informações para montar o plano de negócios

Informação é à base de um bom plano de negócio, portanto, pesquise e descubra tudo que puder sobre o seu ramo de atuação. Esses dados podem ser obtidos na internet, associações de classe, feiras, cursos ou com empresários do setor.

Quando você mesmo monta seu plano de negócios, tem a oportunidade de elaborar tudo da forma que deseja sem interferência de terceiros. Já que você foi responsável pela pesquisa e coleta de dados, pode confiar nas informações.

O melhor plano de negócios é aquele que reflete de maneira completa o mercado de atuação do empreendedor. Quanto mais informado você estiver do seu meio de atuação, melhor será o plano de negócios.

Por isso, não tenha pressa e colha todos os dados que puder, essa tarefa é de suma importância para o sucesso do seu negócio.

Projete o futuro

Quem está elaborando um plano de negócios deve tentar prever o futuro do seu empreendimento. Essa não é uma tarefa fácil porque não se pode prever o que acontecerá mais adiante.

Mesmo assim, é importante fazer um projeto e traçar um rumo para a empresa. Faça o seguinte exercício: imagine como estará o seu mercado de atuação no futuro. Faça projeções considerando também a atuação dos concorrentes.

Depois de compreender esse cenário, o empreendedor deve definir suas estratégias. Para isso, é preciso projetar a chance que pretende aproveitar e o que é preciso criar para isso. Assim, você pode simular diversos meios de chegar ao seu objetivo.

Essa ação tende a minimizar os erros. É importante destacar que o plano de negócios não precisa ser seguido à risca, pois sua função primordial é ajudar o empreendedor a direcionar sua empresa.

Como definir a forma jurídica da empresa

No plano de negócios deve constar também a constituição formal da empresa, por isso é preciso estabelecer a forma que ela será vista pela lei. Caso tenha dificuldade com esse assunto procure ajuda de um contabilista. Veja as quatro formas mais comum:

– Microempreendedor Individual (MEI): profissional autônomo que se legaliza como micro empreendedor. A inscrição pode ser feita através da internet;

– Empresário Individual: pessoa física que trabalha com bens ou serviços e responde pela empresa com o seu patrimônio pessoal.

– Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): empresa formada por uma pessoa, que é responsável pelo capital social. A empresa não responde com os bens pessoais do proprietário, apenas pelo seu próprio patrimônio.

– Sociedade Limitada: esse tipo de sociedade pode ter no mínimo dois sócios com responsabilidades limitadas ao investimento de cada um no negócio. Porém, todos respondem pelo valor total do capital social.

Veja também: Diferença entre plano de ação e planejamento estratégico

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