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Existem várias opções quando se trata de avaliar o desempenho de sua empresa. No entanto, a análise SWOT é uma das ferramentas mais populares porque ajuda a avaliar os pontos fortes e fracos de um negócio. Assim, seu objetivo é identificar as ameaças e oportunidades que podem afetar o futuro da empresa.

A análise SWOT é muito útil, pois combina fatores internos e externos para traçar um quadro completamente claro de onde sua empresa está atualmente e onde provavelmente estará no futuro. Neste artigo você vai saber como a análise SWOT pode ajudar sua empresa a crescer.

Por que a análise SWOT é tão poderosa

Outras técnicas podem ser ótimas para ajudá-lo a medir a saúde da sua empresa, mas algumas podem ignorar ameaças sérias. Por exemplo: ao realizar uma análise muito isolada é possível perder oportunidades importantes de crescimento e desenvolvimento.

Por outro lado, focar apenas em fatores externos significa que você depende das ações de outras pessoas, o que tira o controle de suas mãos e limita as oportunidades de melhoria interna. A realização de uma análise SWOT garante que você obtenha o equilíbrio certo de fatores internos e externos.

Quando usar

Uma análise SWOT pode ser útil em muitas áreas do seu negócio, listamos algumas sugestões abaixo:

• Definir novos objetivos de negócios e planejar projetos

• Analisar as estratégias existentes

• Monitorar o sucesso do projeto / estratégia

• Planejar sua estratégia de marketing

Não existem regras rígidas sobre onde e quando usar uma análise SWOT. Como regra geral, ela será útil sempre que você quiser avaliar seus pontos fortes e fracos e procurar oportunidades de crescimento.

O que significa SWOT?

Cada letra da sigla SWOT tem um significado. Traduzida do inglês para o português podemos concluir o seguinte:

S – strengths (forças)

• Qual é o seu ponto de venda exclusivo?

• O que você faz melhor do que qualquer um de seus concorrentes?

• Quais aspectos da sua organização são particularmente fortes?

• Quais fatores fazem com que os clientes escolham você em vez de empresas semelhantes?

• Qual produto ou serviço faz você se destacar na multidão?

W – weaknesses – Fraquezas

• Onde há espaço para melhorias em sua empresa?

• Quais fatores fazem com que você perca vendas?

• Qual área da sua empresa tem encontrado problemas de forma consistente?

• E quanto à sua empresa, os clientes provavelmente percebem como um ponto fraco?

O – opportunities – Oportunidades

• Existem tendências atuais das quais você poderia tirar proveito?

• Que mudanças em seu mercado podem oferecer oportunidades de crescimento?

• Como você pode aproveitar as mudanças em seu setor de mercado?

• Existem eventos locais nos quais você poderia se envolver?

T – threats -Ameaças

• O que seus concorrentes estão fazendo? Isso é uma ameaça para a sua empresa?

• As mudanças em seu mercado podem afetar negativamente seus negócios?

• Você tem problemas de qualidade?

• Você tem problemas com fluxo de caixa ou dívidas?

• Como essas ameaças podem afetar seus negócios?

Ainda não tem certeza de como sua análise SWOT deve ser? Verifique o exemplo abaixo para se inspirar.

Exemplo de análise SWOT

Vamos supor que você administre uma lancheria que está passando por uma queda nas vendas e por isso decidiu realizar uma análise SWOT para descobrir o motivo. Aqui estão os resultados.

Forças

• Comida mais barata do que qualquer lancheria próxima.

Fraquezas

• Alta rotatividade de pessoal, muitos funcionários não são totalmente qualificados.

• Pontuação muito baixa em várias inspeções de saúde recentes.

• Qualidade dos alimentos muito inferior à das lojas próximas.

Oportunidades

• Deve inaugurar uma casa de shows na região, o que vai aumentar o número de clientes à noite.

Ameaças

• Uma nova lancheria está abrindo na rua.

Nesta análise, podemos ver que os pontos fracos da lancheria superam os pontos fortes. Portanto, este é um sinal de alerta importante. Buscar maneiras de remediar as deficiências atuais e aproveitar as oportunidades listadas deve ajudar este negócio a crescer.

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