Escolha uma Página

Você encontrará muitos artigos na internet sobre os pontos fortes de um consultor, mas hoje vamos discutir alguns pontos fracos que podem afetar de forma negativa sua carreira em consultoria.

Neste post, vamos mostrar os 4 padrões de comportamento comuns que você deve evitar se quiser alcançar novos patamares em sua jornada profissional.

1 – Prometer o que não poderá cumprir

Consultoria é uma profissão de muito prestígio e recompensa, mas também é voltada para resultados. Sem dúvida, um diploma de uma universidade importante e experiência anteriores em grandes empresas ajudam, mas, acima de tudo, você será julgado pelos resultados que produzir. 

Para criar um histórico de sucesso, você deve assumir tarefas que sabe que pode realizar de forma eficiente. Prometer demais no início e depois não entregar o projeto no prazo esperado pode prejudicar sua reputação.

Por exemplo, se você prometer ao seu cliente que pode ajudá-lo a aumentar sua receita em 20% em 3 meses, você deve ter as habilidades e os recursos para isso. 

No entanto, você não deve permitir que o medo de não atingir os objetivos dos clientes o impeça de enfrentar desafios. Mas, ao mesmo tempo, você deve evitar fazer grandes promessas aos clientes.

2 – Não se adaptando às mudanças do mercado

Um dos pontos fortes de um consultor é abraçar a mudança e adaptar seus serviços para atender às necessidades do mercado. Por exemplo, a consultoria freelance está em alta atualmente. 

Muitos consultores estão deixando a vida corporativa para trás e trabalhando como consultores independentes. De fato, muitas empresas estão dispostas a contratar consultores autônomos. Ainda assim, muitos profissionais não estão dispostos a se tornar um consultor autônomo.

A indústria de consultoria está mudando. A forma como os consultores trabalham e a forma como as empresas os contratam também está mudando. 

Portanto, consultores inteligentes analisariam essas mudanças e se adaptam ao mercado, e aqueles que não o fizerem podem se perguntar por que sua carreira de consultor não está progredindo.

3 – Perda de compostura sob pressão

A calma sob pressão é um dos traços mais importantes de um consultor. Ao longo de sua carreira, haverá várias situações em que a compostura e o pensamento positivo salvarão o dia. Imagine o seguinte: você trabalhou arduamente analisando dados durante meses e finalizou suas recomendações. 

Mas então, quando você as apresenta ao cliente, o CEO ressalta que eles já tentaram uma de suas soluções sugeridas no passado e não funcionou muito bem. O que você faria então? Você entraria em pânico e tentaria convencê-los de que funcionará? Ou você ofereceria novas soluções dentro do prazo combinado? 

Em consultoria de gestão, as coisas nem sempre são lineares o tempo todo. Você deve esperar o inesperado e ser totalmente funcional sob pressão. Se não o fizer, pode sentir esgotamento e perda de satisfação no trabalho. Portanto, mantenha a calma e responda às situações difíceis de forma inteligente, em vez de perder a paciência.

4 – Não estar aberto a receber feedback

Embora oferecer bons conselhos ​​seja um dos maiores pontos fortes de um consultor, não ser capaz de ouvir o conselho de um cliente pode ser uma de suas maiores fraquezas. O fato é que, como consultor, seu trabalho será profundamente examinado por seus clientes. Você receberá um feedback.

No entanto, pode ser informado de que há falhas em sua análise e recomendações e talvez você precise refazer o trabalho. Se você é o tipo de pessoa que leva o feedback para o lado pessoal, pode ter problemas para ir longe como consultor. 

Saiba que, quando os clientes investem em serviços de consultoria, eles têm todo o direito de fazer perguntas, expressar suas opiniões e oferecer feedback. Um consultor que está confiante em sua competência não perderia a fé em suas habilidades. E esse é o tipo de profissional que vai longe na carreira.

Veja também: Conheça os principais tipos de consultoria

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp