Interessado em ingressar no mercado de consultoria? Então, conhecer o segredo dos consultores de sucesso pode ajudar você a desenvolver melhor suas habilidades.

Grandes consultores, além de experiência e conhecimento em determinada área, também têm uma ampla gama de qualidades que os tornam valiosos para seus clientes.

Portanto, se você está pensando em abrir um negócio de consultoria, dê uma olhada nas qualidades pessoais mais importantes dos consultores de sucesso antes de dar o primeiro passo.

1 – Além de fazer ensina

Parte do motivo pelo qual você está entrando nesse mercado deve ser para ajudar outras pessoas compartilhando seus conhecimentos. Então, além de você mostrar como se faz, está ensinando, ou seja, é um professor.

Assim será visto e valorizado pelos seus clientes. Então, se você é articulado, paciente e tem boa comunicação, já é um começo.

2 – Construir confiança

Quando o consultor está começando, ele precisa desenvolver boas relações de trabalho baseadas na confiança. Para que isso aconteça, você precisa ser sincero sobre sua função e o que você deseja alcançar, para que as pessoas saibam o que esperar de você.

Os consultores de sucesso demonstram seu valor e confiabilidade. Portanto, você precisará seguir todos os acordos que fizer e atender os prazos. 

Se você confirmar que estará lá para uma reunião, esteja lá, a responsabilidade é muito importante para construir confiança. Pessoas que são abertas, diretas e sociáveis têm uma vantagem natural aqui.

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3 – Consultores de sucesso deixam o ego de fora

Quando você está realizando uma consultoria, tudo gira em torno do seu cliente. Sim, você é fantástico no seu trabalho e quer causar uma ótima impressão, mas a tarefa principal é resolver os problemas do negócio dele. Portanto, isso deve vir antes de qualquer excesso de orgulho do seu trabalho, para não beirar a arrogância.

Parte da natureza da consultoria é entrar em negócios onde existem maneiras estabelecidas de fazer as coisas e assim desafiar o status quo. Nem todo mundo vai apreciar isso e, às vezes, você encontrará resistências ou críticas que não aceitará como válidas. 

Em vez de argumentar, mantenha seu objetivo em mente: trata-se apenas de resolver problemas, não de estar certo ou errado. Se você é confiante, obstinado e bom em separar a razão do coração, já sabe muito sobre como ser um consultor de sucesso.

4 – Pense por conta própria

Vamos supor que você tenha pensado que foi contratado para resolver um problema de negócios, mas acabou no meio de algo completamente diferente. 

As prioridades de negócios podem mudar, por isso você deve ser flexível e se adaptar de forma rápida as novas ideias, especialmente em campos que se movem rapidamente, como tecnologia ou mídia social.

Pensar rápido e ser capaz de abrir mão de ideias existentes e absorver novas possibilidades são características muito importantes no mercado de consultoria. Se você aprende com facilidade e for bom em transferir suas habilidades para diferentes cenários, melhor ainda.

Os traços de personalidade ideais para esta parte de sua função são os seguintes: criatividade, espontaneidade e bom humor.

Veja também: Qual a importância do consultor para os negócios?

5 – Saiba ouvir

Parece tão simples, mas para algumas pessoas pode ser preciso fazer um grande esforço para ouvir os clientes. Como consultor, você precisa obter uma grande quantidade de novas informações antes de começar a fazer seu trabalho, por isso deve saber ouvir. 

Descobrir a natureza do negócio em que você está, bem como os desafios enfrentados são tarefas de escuta que estabelecem a base para uma consultoria eficaz. Se sua abordagem tende a ser reflexiva, cuidadosa e orientada para os detalhes, você está no caminho certo.

6 – Consultores de sucesso fazem seu marketing pessoal

Quando se é contrato para prestar consultoria para alguma empresa, é fácil deixar a cultura e as estruturas corporativas delas se tornarem suas. 

Mas se você planeja se tornar um consultor de sucesso e ter mais de um cliente ao longo da vida, precisará desenvolver um senso de identidade como profissional independente.

Um bom consultor é a sua própria marca, com ética e abordagem estabelecidas. Portanto, invista em seu marketing pessoal.

Por fim, essas foram algumas dicas para ajudar você a encontrar o caminho do sucesso como consultor.

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