SWOT no Planejamento Estratégico da Empresa

O planejamento estratégico com análise SWOT é uma ferramenta de análise bastante popular no meio empresarial. SWOT é uma sigla que não possui uma similar em português, mas por aqui é chamada de Analise FOFA, apresentando o significado das palavras que a compõem: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades ) e Threats (Ameaças).

A análise SWOT é um dos principais instrumentos para montar o planejamento estratégico de uma empresa, consistindo no recolhimento de dados importantes para caracterizar o ambiente interno empresarial, com suas forças e fraquezas, e o ambiente externo, com suas oportunidades e ameaças.

A análise SWOT permite fazer a análise do ambiente, sendo a base para a gestão e para o planejamento estratégico, podendo ser realizada de uma forma simples, servindo para qualquer tipo de cenário.

A técnica SWOT foi desenvolvida por Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, utilizando dados da Fortune 500, a revista que compõe o ranking das maiores empresas americanas.

analise swot planejamento estratégico

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As informações para a análise SWOT devem ser enquadradas em suas respectivas categorias, como podemos analisar a seguir:

  • Strenghts (forças), que são as vantagens internas da empresa com relação à concorrência, como qualidade do produto oferecido, serviços prestados ao cliente e solidez financeira, entre outras;
  • Weaknesses (fraquezas), que são as desvantagens internas com relação aos concorrentes, como custos de produção, imagem da empresa, instalações inadequadas, fraqueza da marca;
  • Opportunities (oportunidades), que são os aspectos externos positivos que podem trazer maior vantagem competitiva para a empresa, como mudanças no gosto dos clientes ou falência de um concorrente, entre outros;
  • Threats (ameaças), que são os aspectos externos negativos que podem trazer risco para a competitividade da empresa, como novos concorrentes ou perda de trabalhadores essenciais, por exemplo.

A análise SWOT cruzada

A análise SWOT cruzada consiste no cruzamento das informações dos quatro pilares, podendo obter uma moldura que permita estabelecer estratégias importantes para o futuro da empresa.

Para a montagem da análise SWOT cruzada, é necessário primeiro proceder a análise do ambiente, pesquisando profundamente as forças e fraquezas e podendo identificar todas as oportunidades e ameaças. Em cada cruzamento, é importante começar a estabelecer os objetivos e estratégias.

Veja como devem ser feitos os cruzamentos e como estabelecer as estratégias:

  • Pontos fortes x oportunidades: necessidade de estratégia ofensiva, com desenvolvimento de vantagens competitivas;
  • Pontos fortes x ameaças: necessidade de estratégias de confronto para mudar o ambiente a favor da empresa;
  • Pontos fracos x oportunidades: estabelecimento de estratégias de reforço para aproveitamento das oportunidades;
  • Pontos fracos x ameaças: necessidade de estratégias defensivas, com possíveis modificações para proteger a empresa.

Como aplicar as estratégias da análise SWOT

O empresário deve analisar como vencer em cada área em que pretende atuar, fazendo as perguntas corretas e não somente aquelas para as quais tem resposta.

Assim, é importante ter tudo anotado, observando cada movimento do mercado e avaliando o que tem em mãos para evitar atropelos financeiros e evitar que erros se repitam no futuro.

Também é necessário saber como os concorrentes estão agindo, buscando formas de elevar a própria marca e desenvolver o seu negócio. É importante entender as diferenças entre crescimento e desenvolvimento. Desenvolvimento pressupõe constante transformação, enquanto crescimento pode chegar ao auge.

O empresário, portanto, deve conhecer bem sua posição no mercado, buscando manter e melhorar sua posição, mesmo porque há empresas que mesmo estando em segundo ou terceiro lugar, estão na posição de destaque no mercado necessárias para seu desenvolvimento.

Como trabalhar os resultados da análise SWOT

Nas tomadas de decisão, a hierarquia sempre deve ser respeitada. A diretoria deve estabelecer o planejamento estratégico, repassando-o aos departamentos para que esses possam transformar a ideia em coisas práticas, tornando o planejamento funcional.

Os resultados das atitudes tomadas deve ser controlado pela administração e todos os desdobramentos devem ser relatados para a análise do planejamento. No caso de não atingir o esperado, é preciso reorganizar, utilizando as devidas ferramentas:

Melhorando a declaração de Missão e Visão da empresa

A Missão é a razão de ser da empresa, onde ela apresenta o que se propõe a fazer para quem. A Visão é o futuro estabelecido como meta, ou seja, onde a empresa pretende chegar.

Formular metas e objetivos e as estratégias para alcança-los

A empresa não pode dar um passo maior do que consegue, mesmo que em longo prazo. Se for necessário repensar metas e objetivos, é melhor fazê-lo.

Implementação das estratégias

A empresa deve procurar a melhor forma de viabilizar suas estratégias e estudar a melhor maneira de implanta-las.

Análise de feedback e controle do planejamento estratégico

Depois de todos os estudos, análises e implementação de novas estratégias e objetivos, é necessário analisar o retorno que as novas ideias promoveram na empresa e acompanhar as eventuais e possíveis alterações.

Conhecendo a empresa a fundo, o empresário poderá criar soluções mais eficientes, investindo em sua gestão empresarial. A empresa que tem todas as questões resolvidas terá mais facilidade de encontrar o caminho mais acertado.

Para a análise SWOT completa de sua empresa, podemos oferecer um software de gestão eficiente, oferecendo soluções práticas e condições para que sua empresa encontre o melhor caminho para seu desenvolvimento.



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