Seu plano estratégico é o roteiro para o sucesso de sua empresa de consultoria porque conecta a tomada de decisões com uma visão compartilhada. Sem dúvida, um plano estratégico forte afeta todos os departamentos do negócio. 

Mas projetar um roteiro para o futuro é apenas uma parte do processo. Se não houver implementação, os objetivos que você traçou podem ficar presos na gaveta. 

É como dar partida em um carro com o tanque vazio, é preciso um plano de ação para escolher a melhor rota, acelerar o motor e chegar ao seu destino.

Não importa em que estágio seu negócio esteja, um plano de ação bem pensado pode ser uma maneira eficaz de produzir bons resultados. 

Diferenças entre plano estratégico e plano de negócios

É importante notar que um plano de ação e um plano de negócios são duas coisas completamente diferentes.

Um plano de negócios é sobre o que você espera realizar. Por outro lado, um plano de ação se baseia em como executar e atingir seus objetivos. 

Eles se relacionam à medida que o plano de ação transforma o plano de negócios em resultados acionáveis.

Por que sua empresa de consultoria precisa de um plano estratégico?

Primeiramente, um plano estratégico forte descreve sua visão para o futuro e ajuda a priorizar metas. Além disso, ajuda a tomar decisões de alocação de recursos e pessoal em torno de uma visão compartilhada.

Os componentes de um plano estratégico incluem:

  • Objetivos abrangentes que especificam claramente as metas que sua empresa está tentando alcançar em um curto e longo período de tempo.
  • Indicadores-chave de desempenho, que são acionáveis ​​e quantificáveis ​​para poder medir com precisão seu progresso em direção a metas.
  • Principais iniciativas e projetos a serem implementados que ajudarão seu negócio a avançar e atingir determinadas metas.

Uma vez que um plano estratégico é criado, o próximo passo é o plano de ação. Esse planejamento é compartilhado com as pessoas que farão uma diferença real e mensurável ao implementar seu plano estratégico.

Assim, é possível garantir que todos contribuam para alcançar os objetivos nos prazos estabelecidos. Um plano de ação bem-sucedido define expectativas realistas sobre o que as pessoas podem realizar.

Portanto, não é completamente incomum que os planos de ação passem por várias alterações.

Um plano de ação inclui:

  • As atividades do dia a dia de sua empresa em um período de tempo específico.
  • Alocação de recursos que impulsionarão o plano estratégico.
  • Ações a serem realizadas por diferentes departamentos ou membros da equipe.
  • Relatórios mostrando o progresso.

Por que você precisa de um plano estratégico e um plano de ação

Ter um plano de ação além de sua estratégia é a chave para o sucesso. Definitivamente, um não pode acontecer sem o outro.

Seu plano de ação pega seu plano estratégico e o torna operacional, ou seja, dá vida à sua estratégia. O objetivo do seu plano de ação é fornecer à sua equipe responsabilidades, tarefas e recursos para tornar a estratégia impactante. 

Por fim, ter os dois planos implementados ajuda sua empresa de consultoria a transformar sua estratégia em ação mensurável.

Veja também: Função do consultor de planejamento estratégico

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