BSC, ou Balanced Scorecard

O planejamento estratégico, na história da evolução das empresas desde o período da Revolução Industrial, era feito para obter resultados de curto prazo, utilizando-se de índices financeiros para as projeções e avaliações de desempenho.

Nos tempos modernos, principalmente depois da década de 1990, tornou-se necessário criar um modelo de planejamento estratégico mais eficaz, que pudesse analisar não só os objetivos de curto, mas também de médio e longo prazo. O índice BSC, ou Balanced Scorecard, foi desenvolvido para atender essas necessidades.

Porque é importante o planejamento estratégico BSC

O planejamento estratégico é a formulação de um plano formal para a empresa, contendo os objetivos de curto, médio e longo prazo para a organização. É através dele que as empresas podem planejar suas ações e a forma como elas serão executadas.

No planejamento estratégico é necessário definir a relação da empresa tanto com seu ambiente interno quanto externo. A profunda análise dessas relações é que irá definir os caminhos que a empresa deve tomar para identificar as possíveis oportunidades ou ameaças, criando a possibilidade de aplicar novas projeções, realizar diagnósticos e proceder a melhorias dentro da empresa. O planejamento estratégico, portanto, é o norteador dos objetivos da organização, sendo uma importante ferramenta gerencial para o empresário.

O planejamento estratégico, segundo os estudiosos e especialistas em administração de empresas, tem como função fornecer um modelo demonstrativo de como as estratégicas se relacionam com os processos organizacionais. Ele tem como objetivo trazer soluções para os problemas que a empresa enfrenta, analisando a situação da empresa sob quatro perspectivas:

  • A perspectiva financeira;
  • A perspectiva do clientes;
  • A perspectiva de processos internos;
  • A perspectiva de aprendizagem.

A empresa deve alinhar os seus objetivos dentro dessas perspectivas para a criação e elaboração de um planejamento estratégico focado em resultados.

A empresa precisa entender a lógica de como e para quem está atuando e onde pretende chegar e é exatamente nesse ponto que entra o planejamento estratégico BSC.

O que é o planejamento estratégico BSC?

O planejamento estratégico BSC, ou Balanced Scorecard, é uma ferramenta de gestão empresarial que mede o desempenho da empresa. O conceito foi desenvolvido pelos professores da Harvard Business School, sendo atualmente utilizado na gestão de empresas, principalmente como complemento ao planejamento estratégico. Balanced Scorecard significa Indicadores Balanceados de Desempenho.

As empresas tinham, anteriormente, somente um modelo de avaliação como base para o planejamento estratégico. Os indicadores de desempenho são utilizados para atender a uma visão geral sobre a atividade da empresa, proporcionando crescimento e aprendizado para as administradores.

Com o BSC, o administrador pode definir as variáveis de controle, ou seja, os indicadores, e as metas para que sua empresa obtenha os resultados esperados ao longo de um tempo determinado. O BSC, portanto, encontra o ponto de equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo e os objetivos internos e externos que foram trabalhados no planejamento estratégico.

Como fazer o BSC no planejamento estratégico

O BSC é dividido em algumas etapas dentro do planejamento estratégico:

1.      Estratégia e resultados projetados

Depois do levantamento de todos os objetivos definidos no planejamento estratégico e de saber aonde a empresa pretende chegar a cada item, a empresa precisa enumerar os indicadores e fazer uma projeção dos mesmos ao longo da linha de tempo. Esses indicadores devem ficar dentro das quatro perspectivas do Balanced Scorecard: finanças, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

Assim, para aumentar as receitas deve-se usar como indicador a receita bruta mensal, buscando-se os valores que se pretende ao longo dos meses. O lucro líquido deve seguir o mesmo modelo, dentro dos principais objetivos da perspectiva financeira.

Como se está trabalhando num planejamento estratégico de longo prazo, é mais correto definir quais são os resultados planejados para cada um dos meses e, a partir daí, fazendo o preenchimento de dados e acompanhando se os resultados estão dentro daquilo que foi planejado.

2.      Comparando os resultados reais com o BSC

Mesmo que a empresa possa fazer boas previsões, a realidade pode ser bastante diferente do que foi projetado. Assim, depois de preencher todos os resultados reais de cada mês, deve-se analisar o índice geral de sucesso das estratégicas e como cada uma das perspectivas se apresenta. Dessa forma, pode-se definir a diferença entre a realidade e a previsão feita através do BSC.

Assim, o empresário pode chegar à etapa do BSC onde poderá ver as perspectivas e todos os indicadores para ter uma ideia do que pode enfrentar ao longo do tempo.

3.      Planejamento estratégico

Após o preenchimento correto de todas as primeiras etapas do BSC que estão voltadas para a mensuração, é preciso ver uma das partes mais interessantes do planejamento: o mapa estratégico. É dentro desta etapa que se consegue analisar o resumo das estratégicas mais importantes e como elas estão influenciando o desempenho geral da empresa.

Cada uma das perspectivas apresentadas no BSC da empresa tem seus próprios objetivos estratégicos, ou seja, enquanto o financeiro procura aumentar as receitas e reduzir os custos, os processos internos pretendem aumentar a capacidade de produção.

4.      Os gráficos do BSC

Depois de delinear a estratégica conforme as quatro perspectivas do Balanced Scorecard, chega-se à etapa de análise dos resultados de maneira visual mais fácil de ser entendida.

O painel de gráficos do BSC está interligado com os números dos meses anteriores, mostrando a perspectiva entre o real e o projetado, podendo, dessa maneira, visualizar melhor os objetivos da empresa e fazer o planejamento para obter melhores resultados na gestão.

Esse acompanhamento deve ser feito mês a mês, analisando o tempo real e verificando o que está sendo projetado para os meses seguintes.

Se você pretende conseguir melhores resultados para sua empresa, procure nossa equipe e conheça melhor o funcionamento do planejamento estratégico e das perspectivas de BSC.

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp