No campo da consultoria de gestão, os consultores de planejamento estratégico se concentram nos principais processos das empresas, desde cadeias de suprimentos e logística até a presença na Internet. 

Embora muitos consultores possam ter o suporte de empresas de consultoria, também é possível encontrar profissionais freelancers. Os consultores de planejamento estratégico ajudam os proprietários de empresas e suas equipes a desenvolverem um plano integrado para atingirem o sucesso.

O papel do consultor de planejamento estratégico

O planejamento estratégico é formulado dentro de uma determinada estrutura de políticas e procedimentos corporativos e com base em cenários econômicos e regulatórios. Assim sendo, o papel do consultor é desenvolver estratégias que aumentem a receita e a participação da empresa no mercado, melhorando sua vantagem competitiva. Assim, ajudam as empresas a crescer mais rápido.

Uma função fundamental dos consultores dessa área de gestão é ajudar as empresas a identificar suas capacidades, pontos fortes e fracos. Os consultores examinam o produto ou serviço oferecido, além das habilidades dos funcionários, a base de clientes da empresa e seu departamento de marketing para comparar suas capacidades atuais com as oportunidades de mercado. 

Dessa forma, buscam opções viáveis, que podem incluir o desenvolvimento ou a obtenção de novos produtos, a expansão para territórios geográficos mais amplos ou a entrada em novos setores de mercado. Para cada opção, os consultores destacam o risco associado e identificam as mudanças necessárias para o sucesso.

Perfil e habilidades do consultor de planejamento estratégico

Consultores de planejamento estratégico possuem conhecimento e experiência para resolver problemas de pequenas e grandes empresas em diferentes setores da indústria. Esse ponto de vista pode ajudar uma equipe de gestão a se concentrar no que a empresa deve fazer para se diferenciar da concorrência. 

Como parte de sua função, os consultores estratégicos ajudam os executivos da empresa a identificarem prioridades e manter a equipe focada nos requisitos necessários para tornar a estratégia uma realidade. O consultor primeiro analisa as práticas comerciais atuais de uma organização, tanto internamente quanto com seus clientes e fornecedores. 

A partir das avaliações feitas, o consultor formula os objetivos, tanto tática quanto estrategicamente. Uma vez que o plano tenha sido estabelecido, ele trabalha com a equipe executiva continuamente para implementar o plano estratégico e gerenciar as alterações.

É fundamental que todos saibam quais foram os procedimentos programados para cada departamento e as responsabilidades específicas. Isso permite que possam fazer sugestões para implementar mudanças sempre que possível.

Saiba mais: Planejamento estratégico eficiente em 7 etapas

Desenvolver líderes

Um negócio estável depende de uma liderança forte. Um bom consultor de planejamento estratégico pode fornecer a uma equipe de liderança, a orientação e acesso a recursos, suporte e conhecimento para se desenvolver continuamente como indivíduos e assim agregar valor à organização.

Quando as empresas não conseguem criar ou transmitir claramente uma visão coesa, terão dificuldade em fazer qualquer progresso. Os consultores ajudam os líderes empresariais a formular ou redefinir uma visão clara e, em seguida, trabalhar para colocar todos os membros da empresa na mesma sintonia.

Portanto, se o pessoal não estiver comprometido, focado ou entusiasmado com o trabalho, isso pode comprometer os objetivos maiores da empresa. 

Com a ajuda de um consultor de planejamento estratégico, os lideres terão a oportunidade de aprender novos métodos de gerenciamento de equipe que ajudam a unir todos em torno de interesses comuns do negócio.

Melhorar a comunicação

A transparência também é necessária para manter uma cultura empresarial saudável. O consultor de planejamento estratégico pode fornecer a empresa, ferramentas e conselhos úteis para estabelecer uma maior comunicação entre todos os setores.

Uma linha de comunicação aberta ajuda a manter todos envolvidos. Sem dúvida, uma comunicação melhor leva a novas ideias que podem impulsionar uma empresa, melhorar suas operações e estabelecer outras maneiras de alcançar seus objetivos.

Em qualquer empreendimento, uma perspectiva externa ajuda a manter o negócio no caminho certo. Além disso, permite o reconhecimento de pontos fortes e fracos. O consultor de planejamento estratégico pode ajudar as empresas a superar suas deficiências para que possam atingir suas metas de curto e longo prazo.

Conclusão

Por fim, a empatia é uma habilidade muito importante, portanto, o consultor deve estar sempre atento, principalmente no início do trabalho. Ao obter a confiança do cliente, a tarefa pode se tornar mais fácil. 

Veja também: Função do consultor de planejamento estratégico

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp