As empresas dedicam tempo e esforço no processo de planejamento estratégico, mas muitos planos falham. Sem dúvida, isso gera uma grande decepção nos gestores. Mas isso não significa que você deva abandonar essa metodologia que é comprovadamente eficaz.

A lacuna entre a formulação e a execução da estratégia é um grande desafio, hoje mais do que nunca requer a devida atenção. Muitos setores de mercado enfrentam elevada incerteza, por isso é vital que as empresas saibam formular e executar suas estratégias.

A seguir, confira alguns motivos que levam a falha de um planejamento estratégico.

– Pouca clareza e foco na estratégia e nos objetivos.

– Falta de planejamento tático e operacional para cada ano.

– Falta de orçamento para os investimentos a serem feitos.

– Ver o processo de planejamento como estático e não fazer ajustes.

Pode haver inúmeras razões pelas quais o planejamento estratégico falha, mas iremos concentrar-nos em 4 delas que parecem ser as principais causas.

1 – A empresa não está pronta para mudar

O planejamento estratégico resulta necessariamente em mudança, e isso pode ser um desafio. Fazer as coisas de novas maneiras significa novas responsabilidades, algumas das quais os funcionários de todos os níveis não estão dispostos a abraçar. Portanto, você não deve começar a planejar até que seu negócio esteja preparado para a mudança.

2 – O planejamento estratégico torna-se muito complexo 

De fato, é preciso fazer mudanças, mas não é necessário mudar tudo na forma como se fazem negócios. É importante priorizar metas e focar no mais importante. Então, quanto mais simples for o seu plano, mais fácil será executá-lo e maior será a probabilidade de sucesso.

3 – As pessoas não estão dispostas a resolver problemas

Todas as empresas têm problemas, talvez o marketing e as vendas não se dêem bem ou um gestor não tenha competências de liderança suficiente. Muitos profissionais tendem a relaxar e não estabelecer um sistema para acompanhar o que foi planejado.

Expor esses problemas pode levar a brigas internas e isso pode impedir o planejamento das ações. No entanto, para ter sucesso, você precisa enfrentar os problemas de frente, mas de forma saudável.

Outra questão é que o planejamento estratégico muitas vezes é confundido com o orçamento. Tenha em mente que ambos são processos relacionados, mas não são a mesma coisa. Em empresas de alto desempenho, ele é um meio para identificar maneiras pelas quais uma empresa pode investir em inovação e oportunidades. Sendo assim, o orçamento é um subconjunto do planejamento, e não o contrário.

5 – Falta de monitoramento periódico

Não importa quão extraordinário seja o seu plano, se o progresso não for avaliado periodicamente, você não conseguirá implantar as mudanças necessárias. O monitoramento é talvez o passo mais importante no processo de planejamento.

Com o passar do tempo, pode tornar-se óbvio que os objetivos originais não serão alcançados. Isto pode ser causado por alterações no ambiente de negócios que exijam mudanças nos planos. Outra possibilidade é a falta de recursos necessários. Se isto ocorrer, as mudanças devem ser registradas em vez de recriar um novo planejamento estratégico. 

Conclusão

Por fim, o planejamento estratégico é um elemento essencial para o sucesso empresarial, mas muitas empresas não o aproveitam de forma eficaz para orientar suas atividades comerciais. 

Algumas das principais razões de falha no percurso incluem a mistura de aspectos básicos ou cotidianos do negócio com atividades futuras, missões e visões vagas, uso equivocado de dados, bem como a falta de monitoramento e acompanhamento do progresso.

Cada empresa deve avaliar seu próprio processo de planejamento e determinar se ele está ocorrendo de forma eficaz. Se não estiver gerando os resultados desejados, então o processo deverá ser alterado ou melhorado. No entanto, o ponto mais importante é que as empresas devem sempre ajustar e melhorar o seu planejamento até que este se torne parte integrante do processo de negócios.

Ter um sistema que atenda cada um dos pontos mencionados anteriormente será determinante para o sucesso, mas é preciso estar ciente de que cada empresa é diferente e consequentemente o sistema de execução será único.

Conheça o Planest – Software de Planejamento Estratégico Online

O Planest é um software de planejamento estratégico online projetado para ajudar consultores, pequenas e médias empresas a organizarem seu planejamento. Saiba mais sobre o Planest.

Saiba mais: Benefícios de um Software de Planejamento Estratégico Online

WhatsApp Dúvidas pelo WhatsApp