Muitas empresas fracassam no planejamento estratégico devido a erros simples que poderiam facilmente ter sido evitados. Mesmo que você tenha tido um ótimo ano e os negócios pareçam estar crescendo, não há desculpa para repetir o mesmo planejamento estratégico. 

Embora seus objetivos permaneçam exatamente os mesmos, você ainda precisa avaliá-los em um contexto mais amplo, tendo conhecimento do que está acontecendo em sua empresa. Um plano bem pensado é a melhor forma de garantir que seu negócio não corra o risco de ficar para trás.

A seguir, conheça os 6 erros a serem evitados ao criar o seu planejamento estratégico.

1 – Não obter adesão de outras pessoas

Como você pode esperar que outras pessoas em sua empresa apoiem seu planejamento estratégico quando não contribuíram para o seu desenvolvimento? Pode parecer óbvio, mas muitos planos são desenvolvidos por apenas uma pessoa (às vezes até mesmo um consultor externo).

Ao criar seu plano, consulte os principais departamentos, como vendas, marketing, finanças e assim por diante. Como resultado, você não apenas criará um planejamento estratégico mais completo, mas também garantirá a adesão das equipes de trabalho desde o início, tornando a implementação muito mais fácil no futuro.

2 – Não planejar como a estratégia será entregue

Você precisa garantir que pode cumprir seu plano. Isso significa que você deve olhar para dentro do negócio e avaliar as principais habilidades e capacidades que você possui e quais estão faltando. 

Em seguida, pense em como você preencherá essas lacunas. Você precisa contratar novos funcionários? Você deve construir melhores relacionamentos com fornecedores, parceiros comerciais ou distribuidores?

3 – Não usar dados para guiar o planejamento estratégico

Vivemos em um mundo de big data onde cada vez mais dados estão disponíveis do que nunca, mas muitas empresas não conseguem usar isso ao criar seu plano. 

Você precisa construir sua estratégia com base no máximo de informações que conseguir reunir, não em suposições. As empresas mais bem-sucedidas aprendem rapidamente a não se apegar muito a nenhuma ideia e sim aos dados. 

4 – Não conhecer a situação financeira do negócio

Ao se envolver em qualquer planejamento estratégico, você deve conhecer as finanças desde o início. Mapeie suas metas de receita e lucros e garanta que haja fluxo de caixa suficiente para cobrir seus custos contínuos. 

Certifique-se de ter um plano para financiar o negócio e atrair o capital que lhe permitirá crescer. Isso pode envolver capital de risco e empréstimos. Outro aspecto importante de conhecer seus números é ter certeza de que você tem orçamento para cumprir seu plano, incluindo a contratação de pessoal e o investimento em novos sistemas. 

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5 – Não desenvolver KPIs para monitorar o progresso

Toda estratégia de negócios precisa de metas e marcos claros, medidos por métricas e dados reais. Sem isso, você estará navegando sem saber onde está. 

Um erro comum que as empresas cometem é não ter ciclos de revisão e aprendizado para alterar a direção da estratégia. Portanto, é preciso reservar um tempo para definir seus principais indicadores de desempenho e monitorá-los regularmente. 

Sem dúvida, o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico passa pelo conhecimento da saúde financeira da empresa. Sem isso, como você pode saber se está no caminho certo?

Quando uma nova estratégia é lançada, torna-se fundamental monitorar como as coisas estão indo e ouvir feedback, bem como saber o que seus dados estão dizendo. Dessa forma, se algo não estiver funcionando, descubra o motivo e faça ajustes rapidamente. 

Por exemplo, você pode experimentar novos recursos de produtos e serviços e se concentrar naqueles que os clientes valorizam. Como resultado, eliminar o que não está dando certo ou que está desagradando seu público.

6 – Não pensar na concorrência ao elaborar o planejamento estratégico

Em seu planejamento estratégico você deve considerar seus concorrentes e tendências de mercado. Como a oferta deles difere da sua? O que eles fazem melhor do que você? Como eles interagem com seus clientes (por exemplo, nas mídias sociais)? 

Além disso, realizar uma análise de tendências de mercado mais amplas ajudará você a identificar temas-chave, mudanças nas expectativas e novas oportunidades.

Por fim, ao evitar essas armadilhas comuns, você poderá criar um planejamento estratégico mais eficaz.

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