Quando o assunto é planejamento estratégico, geralmente os empresários se concentram na gestão de toda a empresa. Assim é traçada a missão, a visão e os objetivos estratégicos que devem nortear todas as áreas.

No entanto, o planejamento estratégico pode e deve ser aplicado dentro de alguns setores importantes como o de marketing. Dessa forma, é possível garantir não só o cumprimento das metas e objetivos, mas também o alinhamento das ações diárias relacionadas a esses objetivos.

O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico é um processo de tomada de decisão que busca projetar um futuro desejado para empresa. Além disso, inclui etapas que tornam essa projeção alcançável, levando em consideração o contexto em que o negócio está inserido. 

Assim, um planejamento estratégico de marketing busca assegurar sua competitividade futura. Seja a partir da análise SWOT, que permite identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ou usando as 5 Forças de Porter que determinam a intensidade da concorrência e a rivalidade no mercado. 

Com essas metodologias é possível ter uma ideia clara da situação e com essa visão perceber quais são os desafios e especificar objetivos estratégicos.

Saiba mais: Como usar a análise SWOT no planejamento estratégico

Quais são as etapas do planejamento estratégico de marketing?

Normalmente, o planejamento estratégico de marketing é um processo que se desenvolve em diferentes etapas. Cada etapa procura resolver algumas questões que são cruciais para a definição de objetivos e tomada de decisão, por exemplo:

  • Quem somos? Busca definir a missão do setor de marketing da empresa.
  • Onde a empresa se encontra? Procura apurar e analisar o panorama atual do negócio.
  • Para onde querem ir? Busca estabelecer objetivos estratégicos de marketing.
  • Como vão conseguir? Busca o desenvolvimento de um plano de ação com iniciativas estratégicas que permitam o cumprimento dos objetivos. Além disso, estabelece indicadores de gestão para medir o desempenho das iniciativas e, assim, determinar se elas contribuem ou não para o avanço do plano.

A execução bem-sucedida do planejamento estratégico depende em grande parte de todas as etapas a serem desenvolvidas. Assim, o planejamento deve considerar também as ações necessárias para atingir os objetivos da empresa relacionados ao marketing.

Estratégias de marketing alinhadas ao planejamento

Uma estratégia de marketing pode ocorrer online ou offline, ou combinada. Muitas empresas hoje optam por estratégias que levam em consideração os dois canais e trabalham de forma coordenada para atingir objetivos comuns.

Confira agora algumas estratégias de marketing para o seu planejamento estratégico.

1 – Estratégia de conteúdo

Hoje, mais do que nunca, ter uma estratégia de conteúdo tornou-se essencial para as empresas que buscam se aventurar no marketing digital. A criação de conteúdo de qualidade é a chave que abrirá a porta para uma boa comunicação com seus clientes em potencial.

2 – Técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla em inglês que significa otimização para mecanismos de busca da internet. Essa é uma estratégia que permitirá a empresa, com base no conhecimento de como funcionam os mecanismos de busca, otimizar a estratégia de conteúdo e a parte técnica do seu site para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados do Google e outros.

3 – Publicações nas redes sociais

Uma estratégia de mídia social permitirá que você dê visibilidade à sua marca e que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços. O Facebook, Instagram e outros canais oferecem a possibilidade das empresas criarem anúncios para que seu público-alvo possa chegar ao seu site. 

Também permite que seu negócio alcance clientes em potencial que têm necessidades que seu produto ou serviço pode atender, mas que conhecem apenas o problema e não a solução.

4 – E-mail marketing

Essa estratégia é altamente eficaz quando se busca acompanhar o prospect em seu processo de conversão. 

Embora o conteúdo abra a porta para que sua empresa possa engajar seu público-alvo, o e-mail marketing é o meio pelo qual se pode realmente explorar suas características e pontos problemáticos para oferecer uma solução sob medida. 

Desde que iniciam o processo de conversão e principalmente quando se tornam clientes, as estratégias de e-mail marketing permitem interagir com seu público.

Conclusão

Por fim, depois de determinar quais ou quais são as estratégias que permitirão atingir seus objetivos de marketing e, assim, realizar seu planejamento estratégico, você deve estabelecer indicadores que permitam definir com clareza o desempenho de cada uma dessas estratégias. 

Sem dúvida, entender o que funciona e o que não funciona é fundamental para alcançar um crescimento escalável para sua empresa.

Veja também: 4 aspectos a considerar no planejamento estratégico

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