O processo de planejamento estratégico de uma empresa deve ser conduzido por uma equipe de líderes. Eles serão responsáveis pela análise estratégica prévia. Então siga estas cinco etapas para realizá-lo da forma certa.

Passo 1: Determine qual é a sua posição atual

Primeiramente, defina para onde você está indo, você deve primeiro saber onde está. Para isso, colete uma variedade de informações sobre o estado atual do seu negócio, por exemplo:

– Dados relevantes da indústria e do mercado para identificar possíveis oportunidades de negócios, bem como ameaças que possam surgir no futuro próximo.

– Feedback do cliente para entender o que seus clientes desejam de sua empresa, como melhorias de produto ou serviços adicionais. Além disso, a opinião dos funcionários também é importante, seja sobre o produto, práticas de negócios ou cultura da empresa.

A análise SWOT pode ajudá-lo a avaliar o potencial atual e futuro do seu negócio. SWOT é um acrônimo que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Essa análise deve ser revisada regularmente durante o processo de planejamento estratégico. 

Com o método SWOT, será preciso responder a uma série de perguntas:

Forças

– O que sua organização está fazendo bem atualmente?

– O que o distingue dos seus concorrentes?

– Quais são seus recursos internos mais valiosos?

– Que ativos tangíveis você possui?

– Qual o seu ponto mais forte? 

Fraquezas

– Alguma coisa a empresa está fazendo errado?

– O que seus concorrentes estão fazendo?

– O que você está perdendo atualmente (seja um produto, recurso ou processo)?

– Quais restrições, se houver, estão impedindo o crescimento do negócio?

– Quais processos ou produtos precisam ser melhorados?

Oportunidades

– Que oportunidades a sua empresa tem?

– Como você pode alavancar os pontos fortes do seu negócio?

– Existe uma tendência que você pode aproveitar?

– Como você pode aproveitar as oportunidades de marketing?

– Existe uma necessidade emergente para o seu produto ou serviço? 

Ameaças

– Em quais concorrentes você deve ficar de olho?

– Existe uma fraqueza que expõe sua empresa a riscos?

– Existe a possibilidade de mudar as atitudes dos clientes em relação à sua empresa?

Passo 2: Identifique suas metas e objetivos

É aqui que a mágica acontece. Para desenvolver seu planejamento estratégico, considere sua posição atual, que é onde você está agora. Em seguida, determine o caminho que deseja seguir. Durante esta fase do processo, tenha em mente o seguinte:

– Sua declaração de missão, para entender como você pode continuar avançando em direção ao objetivo principal do seu negócio. A visão do negócio para esclarecer como seu planejamento estratégico se encaixa em sua visão de longo prazo, bem como os valores da sua empresa.

– As suas vantagens competitivas para entender qual benefício exclusivo você oferece ao mercado. Seus objetivos organizacionais de longo prazo também são fundamentais para saber onde você quer estar em cinco ou dez anos.

– Sua previsão e projeção financeira para entender como você espera que o estado de suas finanças esteja nos próximos três anos. Então, qual é o fluxo de caixa que você espera ter e em quais novas oportunidades você pode investir?

Saiba mais: Potencializando o planejamento estratégico com Análise SWOT

Passo 3: Desenvolva seu planejamento estratégico

Agora que você entende onde está e para onde quer ir, é hora de começar a desenvolver seu planejamento estratégico. Portanto, leve em consideração sua posição e estratégia para definir um plano de ação. 

Lembre-se de que, embora esteja criando um plano de longo prazo, algumas partes de seu planejamento precisam ser criadas com o passar dos trimestres e dos anos. 

Ao fazer seu planejamento estratégico, você deve definir o seguinte:

– As prioridades da sua empresa para os próximos três a cinco anos, com base na sua análise SWOT.

– Metas anuais para o primeiro ano. Você não precisa definir seus objetivos para cada ano do planejamento estratégico. Com o passar dos anos, estabeleça novas metas anuais que se relacionem com suas metas estratégicas gerais. 

– Os principais resultados e os principais indicadores de desempenho (KPIs) relacionados para o primeiro ano. 

– O orçamento para o próximo ano ou para anos seguintes. Isso deve ser baseado em sua previsão financeira, bem como na direção que você toma. 

– Descreva no que você espera trabalhar em determinados trimestres ou anos para tornar o plano mais concreto e compreensível.

Passo 4: Coloque seu planejamento estratégico em ação

Depois de todo esse processo, é hora de colocar o plano em ação. De fato, a execução de uma nova estratégia envolve uma comunicação clara com toda a empresa para garantir que todos conheçam suas responsabilidades.

Portanto, mapeie seus processos com indicadores-chave de desempenho (KPIs) e comunique-se claramente com todos os envolvidos durante a execução do plano. 

Etapa 5: revise e atualize seu plano 

A etapa final no processo de planejamento estratégico é monitorar e gerenciar seu plano. Sem dúvida, este não é um documento que você deve esconder, então se certifique de que sua equipe tenha acesso a ele para que possam entender como seu trabalho contribui para as prioridades da empresa.

Por fim, atualize seu plano regularmente (trimestralmente e anualmente). Você pode precisar atualizar seu plano se sua empresa decidir mudar de direção ou fazer novos investimentos. 

À medida que surgem novas oportunidades e ameaças de mercado, você pode querer modificar seu planejamento estratégico para garantir que está liderando seu negócio na melhor direção possível.

Veja também: Como criar um planejamento estratégico para pequenas empresas

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