Muitas empresas criam um planejamento estratégico, mas sentem que desperdiçaram tempo porque o processo não levou a nenhuma mudança ou solução significativa.

De fato, o planejamento pode dar errado por vários motivos, mas um dos mais comuns é um plano de ação mal elaborado ou mal executado. 

Essa ferramenta, que é o principal resultado do planejamento estratégico, quando usada de forma errada, oferece apenas sugestões vagas ou metas grandiosas, sem etapas claras para alcançá-las. 

Além disso, as iniciativas também podem ser irrealistas e desenvolvidas sem consulta ou adesão da equipe. O plano de ação está no centro de um planejamento estratégico. Portanto, ele deve oferecer ações táticas específicas que atendam aos objetivos estratégicos da empresa. 

Alguns planos oferecem apenas recomendações de alto nível, sem passos concretos. Sendo assim, o empreendedor precisa saber exatamente o que fazer a seguir, uma vez que o plano esteja concluído.

Para ajudar você a criar um plano de ação bem-sucedido separamos algumas dicas. Confira!

1 – Envolva sua equipe desde o início

A participação de sua equipe de trabalho é fundamental para o plano de ação. Eles devem estar envolvidos desde o início enquanto você desenvolve outros elementos do planejamento estratégico.

O dono da empresa não deve fazer isso sozinho, principalmente se estiver muito ocupado com outras coisas. Sendo assim, ele deve envolver outros líderes nesse processo para alcançar bons resultados.

Os gestores envolvidos no planejamento estratégico devem fazer um brainstorm com suas equipes sobre projetos e etapas específicas a serem incluídas no plano de ação e como implementá-las. 

A ideia é depois filtrá-las para selecionar as mais importantes. Em seguida, focar em algumas ações-chave com maior potencial de ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos e o estado futuro desejado.

A ideia é priorizar ações para passar do estado atual para outro patamar e fechar as lacunas entre os dois. Portanto, envolver sua equipe ajuda a garantir que as melhores ideias sejam consideradas e os funcionários participem da implementação. 

2 – Liste detalhes para cada ação

No planejamento estratégico, o plano de ação normalmente lista as iniciativas por função. Dessa forma, as ações podem ser projetos pontuais simples (por exemplo, contratar um novo funcionário), ou um projeto maior (por exemplo, converter o site em um e-commerce).

Para cada ação há uma lista com indicadores-chave de desempenho e nomes dos responsáveis, bem como um cronograma de execução. Os planos de ação geralmente cobrem 12 meses e apresentam uma linha do tempo, então, para cada iniciativa, é preciso listar o que foi feito ao longo do ano. 

3 – Estabeleça um processo de acompanhamento e medição

O plano de ação deve especificar medidas para acompanhar a implementação. Podem ser marcos (como a conclusão de uma tarefa) ou medidas quantificáveis (como receita, margem de lucro ou participação de mercado).

Além disso, decida como você fará o acompanhamento do plano de ação para garantir a execução de todas as etapas. Isso pode incluir relatórios internos e reuniões regulares para discutir o progresso. 

Isso ajuda a reconhecer os avanços dos funcionários, bem como identificar onde houve falhas e analisar o motivo para poder tomar medidas corretivas.

4 – Explique a importância do plano de ação para o seu planejamento estratégico

Certifique-se de que todos os funcionários estejam cientes do plano de ação e de seu papel na implementação dele. Explique seus benefícios para todos os envolvidos. É importante que sua equipe saiba que o plano de ação é o componente tático do seu planejamento estratégico, que visa melhorar o desempenho da empresa.

Por fim, um plano de ação deve ser flexível e sensível às questões que surgem na implementação e mudanças nos cenários externo e interno. Pode ser necessário revisar ações, prioridades ou até mesmo seus objetivos maiores. Peça regularmente feedback de sua equipe.

Então, mantenha o plano vivo e continuamente atualizado! Portanto, discuti-lo regularmente é uma boa maneira de manter seu planejamento estratégico na mente de todos.

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