Na consultoria como na vida, a comunicação é fundamental. Quando se trata de atender com excelência os clientes, é importante manter um contato consistente ao longo de todo o processo de prestação do seu serviço de consultor. 

Além de manter seus clientes informados, a comunicação permite que eles saibam que são prioridades para você e que você está trabalhando duro para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

A seguir, confira cinco maneiras de melhorar a comunicação com seus clientes.

1 – Em consultoria, a comunicação deve ser satisfatória

Quando os clientes sentem que você está se comunicando com frequência e eficácia, é provável que fiquem mais satisfeitos. Além disso, eles poderão indicar seus serviços para outras pessoas ou contratá-lo novamente para suas futuras necessidades. 

Por outro lado, se os clientes sentirem que você não está se comunicando de forma satisfatória, eles podem colocar em dúvida sua competência para realizar o trabalho de consultoria.

2 – Pergunte qual é o método de comunicação preferido deles

Quando você se encontrar com os clientes pela primeira vez, descubra qual caminho funciona melhor para eles. Eles preferem ser contatados por e-mail, através de mensagens pelo WhatsApp, que você faça ligações telefônicas ou pessoalmente? 

Existe certa hora do dia em que eles preferem ser contatados? Se você estiver lidando com uma equipe, uma pessoa será o contato principal ou outros serão incluídos em mensagens e conversas? 

Sem dúvida, saber quais são as preferências dos seus clientes ajuda a melhorar a comunicação e o relacionamento com eles.

3 – Defina as expectativas e depois siga em frente

Depois de estabelecer como seus clientes gostam de se comunicar, deixe-os saber o que esperar de você. Diga a eles com que frequência você entrará em contato. 

Por exemplo, se você apresentou um plano estratégico para ser colocado em prática na empresa do seu cliente, informe em quanto tempo você realizará todo o trabalho, quais serão as etapas e a forma de comunicação.

Também é importante dar aos seus clientes uma ideia da rapidez com que você retorna as mensagens.

4 – Defina lembretes no calendário do seu celular

Você pode estar sempre ocupado e esquecer-se de fazer uma ligação quando solicitada pelo cliente. Definir um lembrete no seu celular para entrar em contato com ele ajudará você a se lembrar.

E, mesmo que não haja nada de novo para relatar, você pode recapitular o que está fazendo em nome deles. Certamente, seu cliente quer estar ciente de tudo o que você está fazendo. Além disso, informe-os imediatamente se houver alguma mudança de planos.

Seja proativo com sua comunicação, planejando com antecedência e tendo um período de tempo dedicado a manter contato com eles todos os dias. Idealmente, deve ser uma hora do dia em que você normalmente não se distrai com outros telefonemas, reuniões ou obrigações familiares. 

Ter um período reservado para a comunicação também é um bom gerenciamento de tempo. Isso permite que você trabalhe com mais eficiência retornando chamadas e mensagens de uma só vez, em vez de ser continuamente interrompido.

5 – Em consultoria é preciso saber ouvir

Uma habilidade de comunicação importante é ouvir seus clientes. Se eles disserem coisas como “Faz algum tempo que não ouvimos falar de você” ou “Estava pensando como ficou o plano de ação, se foi feito os ajustes que eu solicitei”, essas são pistas de que eles gostariam que você entrasse em contato com mais frequência.

Exercite a escrita criativa em consultoria

Por fim, você já se perguntou por que os empresários mais ricos do mundo também são autores de livros? Bem, acontece que a escrita criativa é uma maneira fantástica de se inspirar, ganhar clareza e desenvolver a confiança que você precisa para ter sucesso. 

Ao colocar sua vida e sua perspectiva no papel, você pode explorar sua própria história enquanto redescobre como você chegou onde está hoje.

Mesmo que você pense que não é muito criativo, experimente escrever algo que faça sentido para você. Deixe de lado suas expectativas por uma ou duas horas só para ver do que você é capaz.

Seu trabalho pode não ser publicado em breve, mas você ficaria surpreso com a quantidade de portas uma pequena imaginação pode desbloquear.

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