O planejamento estratégico é uma ferramenta importante para as empresas porque ajuda a definir objetivos e metas claras, identificar ameaças e oportunidades, e estabelecer um plano de ação para alcançar esses objetivos.

Usando a análise SWOT é possível ter uma visão global do seu negócio. Sem dúvida, esse tipo de conhecimento torna seu planejamento estratégico muito mais robusto.

A sigla SWOT é um acrônimo para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Portanto, é preciso capitalizar seus pontos fortes, evitando que seus pontos fracos se tornem um risco.

No entanto, trabalhar nas fraquezas do seu negócio irá levá-lo até certo ponto. Embora seja importante neutralizar seus pontos fracos para que eles não prejudiquem seu sucesso, também é importante continuar desenvolvendo seus pontos fortes, pois são o que diferenciará sua empresa de seus concorrentes.

Quanto às oportunidades e ameaças, elas normalmente se referem às mudanças em seu setor de mercado que podem representar um risco positivo ou negativo para o seu negócio.

Conheça os 4 elementos de uma análise SWOT

1 – Forças

Pontos fortes são as coisas que sua empresa faz particularmente bem, ou recursos e ativos que ela possui que a distinguem de seus concorrentes. Você precisa conhecê-los, pois eles que fazem seu negócio prosperar.

Exemplos de pontos fortes:

– Uma reputação positiva

– Baixo custo de produção

– Variedade de produtos

– Uma cultura empresarial saudável

– Uma forte presença online e muitos seguidores

2 – Fraquezas

Fraquezas são atributos e recursos internos que faltam à sua empresa. Você precisa saber quais são seus pontos fracos porque eles tornam seu negócio vulnerável. 

Exemplos de pontos fracos:

– Altos níveis de endividamento

– Baixa satisfação do cliente

– Longos prazos de entrega

– Equipamentos e/ou maquinários obsoletos

– Baixo engajamento e retenção de clientes

– Alta rotatividade de funcionários

3 – Oportunidades

As oportunidades são um conjunto de circunstâncias externas que, com as decisões certas, podem fazer sua empresa crescer. Além disso, podem colocá-lo em uma posição estratégica favorável.

Exemplos de oportunidades:

– Novo acordo comercial (possibilidades de exportação)

– Seu setor de mercado em expansão

– Novos programas de apoio do governo

4 – Ameaças

Por outro lado, ameaças são forças externas que constituem um risco para o seu negócio. Sendo assim, sua empresa deve estar atenta aos obstáculos externos e superá-los se quiser crescer. 

Exemplos de ameaças:

– Aumento da concorrência

– Problemas na cadeia de suprimentos

– Mudanças nos padrões do produto

Veja também: Cinco perguntas-chave no planejamento estratégico

Como realizar uma análise SWOT no planejamento estratégico

Uma análise SWOT geralmente é realizada com líderes de todos os departamentos presentes para obter todos os dados necessários para o planejamento estratégico. 

Acima de tudo, é preciso discutir os quatro componentes da análise SWOT. Para ajudar no processo, é importante que todos os envolvidos apresentem dados relevantes que apontem todas as forças e fraquezas, bem como oportunidades e ameaças.

Então, pode ser útil reunir as seguintes informações antes de concluir uma análise SWOT:

Fora da sua empresa:

– Quais são as tendências de mercado em seu setor?

– Qual é a sua participação no mercado?

– Quem são seus principais concorrentes?

– Como se destacar no mercado?

– Como os clientes percebem você?

– Que armadilhas e perigos esperam por você?

Dentro da sua empresa:

– Desempenho de vendas e marketing, assim como o desempenho financeiro e tendências

– Eficiência de seus sistemas e processos

– Pessoal interno chave, competências e estrutura de governança

– Cultura e estratégia da sua empresa

– Sua missão, visão e valores

Quando realizar uma análise SWOT?

Primeiramente, essa análise para a formulação do planejamento estratégico também deve ser realizada em menor escala sempre que os planos da empresa mudarem de direção ou quando estiver enfrentando um desafio em um nível mais tático. 

A análise SWOT pode ser muito útil, por exemplo, se uma unidade de negócios específica estiver com baixo desempenho ou se a empresa quiser obter uma compreensão mais profunda sobre seus produtos.

Por exemplo: alguma coisa mudou de forma fundamental na empresa ou no ambiente de negócios?” De fato, a frequência das revisões e análises aprofundadas varia de acordo com a estabilidade da sua empresa e setor. 

Por fim, a análise SWOT é uma poderosa aliada do planejamento estratégico. Definitivamente, é essencial para determinar os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como compreender as oportunidades e ameaças.

Veja também: 6 erros de planejamento estratégico que as empresas cometem

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