Quer montar um escritório de consultoria empresarial? Bom, se você possui uma ampla experiência profissional na carreira de consultoria empresarial e bons contatos, por que não montar seu próprio escritório de consultoria empresarial? Uma consultoria atualmente é essencial para as empresas tirarem suas principais dúvidas, além de conquistarem soluções que sejam eficazes aos seus principais problemas.

Mas, com uma empresa de consultoria é importante ter em mente que os resultados deverão ser rápidos, o que torna necessário que o empreendedor responsável tenha total conhecimento para realização do trabalho.

Os clientes chegarão ao seu escritório de consultoria com dúvidas, perguntas e diversos problemas relacionados com a economia ou com a área administrativa, jurídica, contábil, comunicacional, RH e diversas outras da empresa e quanto mais conhecimento e mais resultados você como profissional puder proporcionar à esse cliente, melhor será o reconhecimento do seu escritório.

Além disso, o consultor também influência na tomada de decisões sobre o negócio do cliente em questão, mesmo que não controle a situação de forma direta. Todos os conselhos compartilhados através da consultoria serão os responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do empreendimento desse cliente. Mas, para que você consiga abrir seu próprio escritório de consultoria, são necessários conhecimento e experiência.

Caso não tenha esses pré-requisitos, a melhor opção será então adiar a ideia e dar inicio ao projeto apenas quando tiver certeza de que é capaz de realizar o trabalho sem maiores problemas, pois um consultor de empresas recebe muitas cobranças pelos resultados.

Como funciona o mercado de consultoria empresarial?

Atualmente novas empresas surgem à todo momento no mercado e com as mudanças rápidas no mundo dos negócios, a consultoria tem se tornado essencial para auxiliar as empresas que estão nascendo nesse novo mercado ou as empresas mais antigas que necessitam de uma reformulação em suas práticas. Com tantas inovações tecnológicas também é comum que surjam dúvidas nos empresários com relação à viabilidade da implantação de uma tecnologia que poderá ser ou não rentável para a empresa, se essa é uma boa oportunidade para oferecer informações para que o empreendedor consiga tomar uma decisão e muito mais.

A consultoria empresarial também pode funcionar como otimização de processos dentro das empresas, como por exemplo, a melhora no fluxo de informações da organização, a reformulação de uma política de RH, a mudança no sistema de gestão administrativo, a reforma nas estratégias de imagem e de marketing da empresa e diversas outras opções.

O escritório de consultoria empresarial que você pretende criar pode oferecer diferentes segmentações para os diversos ramos de atuação, principalmente se você deseja trabalhar com uma equipe de consultores. Isso porque, atualmente existem diversas empresas e pessoas que trabalham em diversos segmentos, tornando esse mercado bastante promissor.

Localização e estrutura do seu escritório de consultoria empresarial

Para montar seu escritório de consultoria empresarial, é essencial escolher um local onde possam ser realizadas as reuniões e atendimentos aos clientes com eficácia e conforto. Mesmo assim, existem muitas situações onde é necessário que o consultor vá até a empresa do cliente para que essas reuniões sejam realizadas.

Além disso, é essencial escolher pelos móveis adequados que possam proporcionar total conforto aos clientes, sempre pensando em um local onde se possa trabalhar com atenção e ao mesmo tempo possa realizar as reuniões de forma confortável. Opte por um local com estrutura ampla para uma recepção com secretaria, escritórios, sala de reunião, banheiro e uma pequena cozinha. Por exemplo, um espaço com 40 metros quadrados atende à tudo isso.

Você pode se reunir com um arquiteto, criar um layout que ofereça conforto e praticidade aos seus clientes, criando assim um espaço funcional e de aparência profissional. O local escolhido deve ser próximo à grandes centros comerciais ou em um local que esteja próximo de seus clientes em potencial. É importantíssimo que esse local possua fácil acesso e ofereça um estacionamento para os clientes.

Torne seu escritório de consultoria legal

A prestação de serviços para pessoas e empresas faz com que seja necessário que seu escritório de consultoria empresarial esteja regularizado. Isso é feito durante toda etapa de planejamento e execução de seu projeto, onde se faz necessário ir até o cartório, obter o CNPJ, o registro na junta comercial e na prefeitura do município para então obter o alvará de funcionamento, realizar o cadastro na Secretaria Estadual da Fazenda e na Caixa Econômica Federal para garantir os direitos dos seus funcionários e claro, receber a vistoria do corpo de bombeiros.

Também é necessário ir até a prefeitura do município para verificar os documentos e questões que estejam relacionadas ao local escolhido para montar seu escritório de consultoria empresarial. Dessa forma, você estará evitando futuros problemas com a situação legal do imóvel e do funcionamento do seu escritório.

Organize o processo de produção do seu escritório

A forma com a qual se trabalha o processo produtivo de seu escritório de consultoria é essencial para conseguir aplicar essas formas na prática. A teoria e a prática andam alinhadas nessa situação e trabalham juntas em busca pelo melhor resultado para os clientes e claro, para o escritório de consultoria empresarial. Esse processo funciona da seguinte forma:

  1. A primeira etapa após montar seu escritório de consultoria é encontrar novos clientes, seja através de sua rede profissional, seja através de divulgação publicitária, de visitas à empresas ou de outras formas;
  2. Após realizada a divulgação é hora de dar início ao contato com o cliente, e após esse contato e o cliente demonstrando interesse é hora de redigir e fechar a contratação dos serviços.
  3. Após isso realiza-se uma pré-análise das necessidades da empresa desse cliente e então se buscar por soluções para as necessidades do mesmo.

Após isso, os processos serão os seguintes:

  • Geração do contrato de consultoria;
  • Aprovação desse contrato;
  • Investigação e análise dos fatos;
  • Proposições de soluções para os clientes;
  • Instalação de procedimentos para os clientes;
  • Pagamento pelos serviços prestados.

A sua empresa de consultoria empresarial poderá passar por todos esses processos e até mais que esses, dependendo sempre da forma com a qual esses procedimentos foram criados para serem executados em sua empresa. Não existe uma sequencia ideal à se seguir, onde o que realmente importará para uma próxima etapa serão os resultados que serão conquistados na prática.

Prática essa que exigirá conhecimento do empreendedor responsável pela empresa de consultoria empresarial, assim também como prática na execução do trabalho. O empreendedor também poderá contar com diversas ferramentas que podem ser alinhadas ao seu trabalho de forma segura e eficaz, como a Planest, por exemplo, que é um software de planejamento estratégico que oferece serviços de qualidade aos consultores empresariais, uma ferramenta que sem dúvidas será um verdadeiro diferencial na hora de executar um trabalho de qualidade.

Investir é necessário

Calcular o investimento para criar seu escritório de consultoria empresarial é importante pensar em todos os itens, listando todos para não esquecer nenhum depois. Anote o valor necessário de investimento para cada item e some através de planilhas online. Esse investimento precisa ser realizado de forma cuidadosa, pois se não você acabará gastando mais do que realmente é necessário e adquirindo menos do que realmente precisa. Observe bem seu plano de negócios para obter uma boa base desse trabalho.

Além disso, você pode adquirir um plano de negócios pronto e aplicar ao seu escritório de consultoria empresarial. Lembre-se sempre de que um bom plano de negócios será o que realmente importará na hora de começar a planejar os gastos, ou você acabará falindo antes mesmo de dar início ao seu projeto.

Existem alguns itens que são essenciais para essa lista, como por exemplo:

  • Aluguel ou compra do imóvel
  • Regularização da empresa
  • Contratação de um arquiteto para o projeto
  • Contratação de secretária e outros consultores
  • Compra de móveis de escritório e objetos diversos para o escritório
  • Equipamentos de informática e papelaria
  • Despesas com luz, água, telefone, Internet e funcionários
  • Capital de giro para manter o negócio

Quanto melhor você conseguir calcular todos os gastos para o financiamento de sua empresa através desse planejamento antes de começar a coloca-la para funcionar, melhores serão as chances de você conquistar sucesso com seu escritório de consultoria empresarial. Sem esse planejamento, abrindo uma empresa de qualquer forma, sem uma listagem, sem planejar os gastos antes de sair gastando você acabará entrando em um negócio arriscado.

Isso porque nem toda empresa confiará de cara no seu negócio, você precisará atrair os clientes e os itens que fazem parte desse planejamento são os mais buscados pelas empresas na hora de realizar a contratação de uma consultoria para suas empresas, afinal, para a realização de uma consultoria de qualidade são compartilhadas informações de grande importância para a empresa, até mesmo informações sigilosas.

Você conquistará seu cliente através da confiança com uma empresa legalizada, com um ambiente montado exclusivamente para recepção desses clientes e é claro, com um atendimento de qualidade. Por essa razão, invista nesses cuidados que podem até parecer simples para um novo escritório de consultoria empresarial, mas na realidade serão o verdadeiro diferencial nos resultados da empresa.


Entre no Grupo do Whatsapp


Grupo para você aprender e tirar dúvidas sobre consultoria, mercado, ferramentas, etc.



Começe hoje a organizar seu Planejamento Estratégico


Monte seus Canvas, SWOT e Plano de Ações com o Software Planest de forma gratuita!

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp