Networking na consultoria de negócios  é muito importante, mas muitas vezes negligenciado pelos profissionais. Há um velho ditado que diz muito aos consultores: “não é o que você sabe, é quem você conhece”. Então, comece a fazer conexões!

Networking é sobre construir relacionamentos, obter e dar referências e assim construir sua reputação. Saiba que o impacto potencial em seu negócio é diretamente proporcional aos contatos profissionais que você tem.

Por exemplo, sua rede é composta por dez pessoas. Cada uma tem outros dez contatos. Isso significa que você tem acesso direto a dez clientes em potencial e indiretamente a mais cem!

Portanto, se você está se perguntando quando deve começar a fazer networking para o benefício do seu negócio de consultoria, a resposta é agora! 

Como fazer networking na consultoria?

Idealmente, sua rede deve estar montada e crescendo antes mesmo de você abrir seu negócio. Sem dúvida, ter clientes e prospects avançados lhe dá o empurrão necessário no mercado da consultoria.

Quando se trata de como fazer networking na consultoria, existem diversas maneiras! Uma boa dica é juntar-se a associações do setor para conhecer outros consultores. Além disso, frequentar eventos, seminários e workshops da área para ter acesso a potenciais clientes.

Sempre participe dos eventos com a mente aberta. Tente deixar seus preconceitos em casa e esteja aberto a todas as possibilidades. 

Aproveite as redes sociais

As redes sociais também são ótimos canais para fazer networking em consultoria. Tanto o LinkedIn quanto o Facebook, Instagram e Twitter, oferecem oportunidades para fazer contatos e divulgar sua empresa. 

Basicamente, as oportunidades de networking são amplas e haverá momentos em que você encontrará contatos valiosos nos lugares mais imprevisíveis. A chave para uma rede bem-sucedida, no entanto, é estar alerta para todo o tipo de oportunidade. 

Tenha em mente que só porque a pessoa com quem você está falando não é um cliente potencial não significa que não conheça alguém que possa ser.

O networking é um elemento importante para o sucesso de qualquer negócio. Ele pode ajudá-lo a conhecer pessoas, obter informações, fazer contatos úteis, obter referências e novos leads. Lembre-se também que as amizades que você faz também podem contribuir para sua vida profissional.

Dicas para aumentar suas conexões profissionais

– Gaste tempo desenvolvendo relacionamentos. Uma ampla rede com conexões significativas leva tempo e esforço. Esteja pronto para cultivar sua rede conectando-se com as pessoas ou compartilhando sua experiência e conhecimento. Uma rede profissional deve ser benéfica para todos os envolvidos, portanto, esteja sempre pronto para oferecer assistência e informações.

– Seja honesto sobre seus talentos, habilidades e experiências profissionais para que outras pessoas em sua rede saibam o valor que você traz para a mesa.

– Acompanhe cada nova conexão que você fizer. Depois de conhecê-los, envie um e-mail para que saibam que foi um prazer conhecê-los e que você está à disposição para ajudá-los de alguma forma.

– Não perca o contato. Se você esteve muito ocupado para participar de eventos ou para ver as pessoas pessoalmente, reserve um tempo para manter contato por e-mail, redes sociais, mensagens de texto ou telefonemas. A comunicação é a chave para o sucesso da sua rede de networking.

– Dê o primeiro passo. Quando houver alguém em particular que você gostaria de conhecer, tome a iniciativa de fazer isso acontecer. Entre em contato com a pessoa ou apresente-se em uma reunião profissional ou social. Se possível, peça a um conhecido em comum para marcar uma reunião.

Conclusão

Estabelecer uma rede profissional forte pode beneficiar seu negócio de consultoria. As conexões certas podem abrir portas e expandir suas oportunidades de negócios. Ter pessoas a quem recorrer em tempos de dificuldade é inestimável. E com o tempo, você pode descobrir que as pessoas em sua rede são verdadeiros amigos.

A rede profissional oferece a você a chance de compartilhar seus desafios e vitórias com outras pessoas que têm interesses e objetivos de carreira semelhantes ao seu. Ambos podem ser fontes de encorajamento um para o outro. 

Por último, lembre-se que a rede é uma via de mão dupla. Embora você espere que sua rede forneça informações úteis e possíveis referências, você deve estar preparado para fazer o mesmo. Ajude sua rede e eles ajudarão você!

Veja também: Como se tornar um consultor bem-sucedido

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