10 estratégias do maiores CEOs do mundo.

A rede social Quora tem uma nova metodologia de fazer com que as pessoas possam interagir: publica uma pergunta feita por um usuário e encoraja outros a respondê-la, gerando num núcleo dinâmico de discussões.

Uma das perguntas lançadas pela Quora.com no final de 2016 foi a seguinte: Quais as melhores estratégias de produtividade para CEOs? As respostas foram muitas e, baseada nelas, a revista Exame publicou um artigo sobre as estratégias dos maiores CEOs do mundo que se mostraram mais relevantes:

1.     Manter o foco no que está sendo feito

Entre as estratégias dos maiores CEOs do mundo está evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Segundo eles, esta não é a melhor forma de conseguir produtividade. Quando uma pessoa está focada no que está fazendo, irá começar e terminar aquela tarefa com maior acerto. Ou seja, é melhor fazer poucas coisas e fazê-las bem do que fazer muitas coisas e não terminar nenhuma.

2.     Analisar se está sendo útil para a empresa

Esta, certamente, foi uma das respostas mais interessantes, principalmente porque os maiores CEOs do mundo não têm ninguém para dizer o que eles devem fazer. Assim, como estratégia importante para continuar as atividades, o CEO deve se perguntar como pode ser mais útil para a empresa.

Quanto mais alto for o cargo ocupado dentro de uma empresa, mais importante se torna saber como o CEO está sendo útil e o que ele próprio poderá fazer para melhorar seu desempenho.

3.     Fugir de distrações

Os maiores CEOs do mundo consideram que as distrações devem ser evitadas ao máximo, principalmente quando vivemos cercados por tecnologias que nos incentivam a perder tempo. Coisas simples, como colocar o celular no modo “não perturbe” durante uma atividade, ou eliminar a exibição de notificações no computador, podem tornar a atividade mais produtiva.

4.     Não perder tempo com reuniões

Muitas reuniões é um sinal de perda de produtividade. Os maiores CEOs do mundo evitam marcar reuniões, já que elas, na maior parte das vezes, são apenas desperdício de tempo. Se um executivo consegue os objetivos propostos para uma reunião em dez minutos, não deve perder mais tempo. Portanto, ser objetivo e sucinto é a melhor estratégia para garantir maior produtividade.

5.     Fazer exercícios físicos

Interessante é que essa resposta apareceu para a maior parte dos maiores CEOs do mundo. Para eles, se uma pessoa quer ser mais produtiva, precisa ter mais energia, o que leva a cuidar da saúde e fazer exercícios físicos regularmente.

Para perseverar numa tarefa difícil ou mais prolongada, quando a pessoa está melhor com seu organismo terá mais condições de manter o foco. Além dos efeitos imediatos, os exercícios físicos impedem o acometimento de doenças ou indisposições, gerando efeitos positivos na produtividade.

6.     Manter um bom planejamento

Esta resposta foi unânime entre os maiores CEOs do mundo. O executivo que apresenta maior produtividade sempre é aquele que mantém todas as suas tarefas planejadas, o seu dia bem dividido, o cumprimento de seus objetivos em dia.

Em conjunto com seu planejamento, o executivo que mantém atualizado o planejamento estratégico de sua empresa também terá melhores condições de tomar as decisões necessárias para que todos os processos estejam dentro das conformidades.

Ao ter um bom planejamento, analisado todos os dias, o executivo pode estabelecer melhor suas prioridades, dedicando a essas atividades maior tempo e energia, podendo atender a todas as necessidades de sua empresa e das pessoas que dele dependem.

7.     Dar atenção às prioridades

Os maiores CEOs do mundo possuem uma lista de atividades que parece não ter fim. Organizar essas atividades e melhorar a produtividade exige que eles deem a devida atenção ás prioridades, algo que deve ser feito diariamente junto com a análise do seu planejamento.

A organização, segundo eles, é feita de forma a manter o foco naquilo que seja mais importante, dividindo as tarefas por categorias, como, por exemplo, o que deve ser feito de imediato, o que pode ser feito depois, aquelas que são mais críticas e as que sejam menos críticas.

8.     Acordar cedo

Sobre esse assunto já tratamos em outro artigo e as respostas dos maiores CEOs do mundo para a rede social Quora.com não deixam dúvidas: os melhores executivos são aqueles que acordam mais cedo.

Levantar cedo, segundo eles, é a melhor forma de aproveitar o tempo, podendo utilizar esse período antes do trabalho para fazer exercícios, para estabelecer o planejamento diário, atualizar os e-mails ou até escrever. O cérebro está com muito mais energia pela manhã e esse período deve ser usado com sabedoria.

9.     Reduzir as opções

Os maiores CEOs do mundo precisam tomar as mais variadas decisões durante o seu dia de trabalho, sendo que muitas delas levam mais tempo do que o necessário. Para otimizar o processo de tomada de decisões, a melhor estratégia é reduzi-las ao máximo.

Quando um executivo precisa tomar uma decisão, deve optar pela escolha mais acertada e não pela mais fácil, e isso exige que tenha um bom planejamento para as consequência geradas pela sua decisão. Desta maneira, para que possa escolher o que deve ser feito, é preciso eliminar opções que não sejam úteis, descartando-as de imediato.

10.Escolher o que deve ouvir

Esta resposta também se mostrou bastante interessante como estratégia para os maiores CEOs do mundo. O silêncio excessivo, para alguns deles, dificulta a concentração, assim como pessoas conversando em locais próximos, que atrapalham a linha de pensamento.

Não se trata apenas de silêncio ou de ruídos, mas também da melhor forma de encontrar o que possa melhorar a concentração, e isso depende da escolha de cada um. Alguns preferem manter um som ambiente, ajudando a pensar melhor, enquanto outros não conseguem se concentrar sem uma televisão ligada.

Embora não pareça importante, cada pessoa deve encontrar os meios certos para poder manter o foco no que está fazendo e apresentar produtividade.

Conclusão

Como pudemos observar, grande parte das estratégias dos maiores CEOs do mundo não são impossíveis de serem assimiladas. São coisas comuns, muitas vezes até banais, mas que oferecem bons resultados para a produtividade e melhor aproveitamento do dia.


Começe hoje a organizar seu Planejamento Estratégico


Monte seus Canvas, SWOT e Plano de Ações com o Software Planest de forma gratuita!

WhatsApp chat Dúvidas pelo WhatsApp